Skip to content

Praças e parques

A Praça do Básico é a área verde central do campus. O campus possui outros parques, praças e bosques, como a Praça da Paz, por onde se espalham mais de 10 mil árvores e arbustos.

O Parque Amigo Prof. Hermógenes de Freitas Leitão Filho está instalado ao lado do campus.

A Praça das Bandeiras fica entre o prédio da Reitoria e a Diretoria Geral de Administração. Em duas das entradas para o campus há praças, preservadas pela área de Meio Ambiente da Prefeitura do campus. A Praça Carlos Drumond de Andrade está na entrada principal de quem chega ao campus pela avenida 1, vindo de Barão Geraldo. A Praça Henfil fica no balão atrás do Restaurante Universitário.

Área de preservação

A Unicamp homenageou o ex-prefeito da cidade José Roberto (Grama) Magalhães Teixeira e Antonio (Toninho) da Costa Santos, já falecidos, dando a avenidas do campus seus nomes. Elas estão ao lado de áreas de preservação ambiental. A avenida Antonio da Costa Santos, por exemplo, que fica próxima ao Cemeq, recebeu Paus Brasil em toda a sua extensão. Já a avenida Magalhaes Teixeira foi plantada com Palmeiras.

A área de preservação no campus, que começa na divisa com a Fazenda Argentina e vai até a quadra 49, onde há nascentes naturais no Instituto de Física, tem se tornado um grande pulmão verde do campus. A faixa conta com mais de 10 mil árvores.