Skip to content

TÃO LONGE, TÃO PERTO Professor da Unicamp é curador de exposição em São Paulo

Edição das imagens: 
Everaldo Silva

Peter Schulz

[19/3/2010] Tão longe, tão perto – as telecomunicações e a sociedade, exposição que está sob a curadoria do professor Peter Alexander Bleinroth Schulz, do Departamento de Física da Matéria Condensada do Instituto de Física “Gleb Wataghin” (IFGW) e diretor associado pró-tempore da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira, foi aberta neste sábado (20), às 17 horas, no Salão Cultural do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), que fica na Rua Alagoas 903, prédio 1, em Higienópolis, São Paulo.

A mostra fica aberta ao público de segunda-feira (22) a 23 de maio. Pode ser visitada de terça a sexta, das 10 às 20 horas. Aos sábados, domingos e feriados, das 13 às 17 horas. É organizada conjuntamente pela FAAP e pela Fundação Telefônica. O Portal da Unicamp falou com Peter Schulz sobre o assunto:

Portal Unicamp - O que é exatamente a mostra? Qual o seu conteúdo?
Peter Alexander Bleinroth Schulz -
A mostra é um passeio multidisciplinar pelas telecomunicações, que nasceu a partir da ideia de mostrar ao publico uma seleção do acervo de peças históricas da Telefônica sobre a telefonia brasileira. Em torno da ideia de divulgar esse acervo é que foi construído esse espaço multidisciplinar, no qual as telecomunicações - da voz humana à internet - são discutidas do ponto de vista histórico, da educação, física e da cultura popular.

Portal – De quem foi a iniciativa?
Schulz -
A iniciativa foi da Fundação Telefônica para comemorar os dez anos de sua atuação no Brasil. Essa efeméride ocorreu no ano passado, quando uma primeira versão da exposição esteve em cartaz no Museu da Republica, em Brasília.

Portal - O IFGW tem algum vínculo com a exposição?
Schulz -
O IFGW não tem vínculo institucional. O convite que eu recebi é fruto do meu envolvimento em discussões e contatos realizados nas negociações iniciais que resultaram no Museu Exploratório de Ciências da Unicamp.

Portal – Telecomunicações e sociedade. Qual a motivação da escolha do tema?
Schulz -
A motivação inicial foi uma encomenda da Fundação Telefônica, visando a mostra do acervo sob guarda da telefônica. O projeto tomou um vulto bem maior quando se percebeu o potencial e abrangência do tema para discutir as interrelações entre ciência e tecnologia e a sociedade que a usa.

Portal - É a sua primeira vez como curador de uma exposição?
Schulz -
É a minha "estreia" nesse tipo de atividade. Do ponto de vista acadêmico pode ser visto como uma atividade de extensão, que envolve muita pesquisa na sua concepção. O retorno é cativante: em Brasília, quase 50 mil pessoas já viram a mostra. A curadoria de uma exposição é, sem dúvida, uma atividade muito oportuna para alguém do mundo acadêmico participar com outros atores sociais em um eficiente projeto de difusão científica e cultural.