Skip to content

QUANDO O SONHO VIRA REALIDADE Fábio, Gabrielle e Melina comemoram

Edição das imagens: 
Luís Paulo Silva

Capa do Portal Unicamp, no último dia de provas da segunda fase e os três aprovados, Gabrielle, Fábio e Melina

[5/2/2010] E quando o sonho vira realidade? Mesmo inconscientemente, muitos jovens se depararam com essa pergunta quando viram seus nomes na lista de aprovados do Vestibular 2010 da Unicamp, divulgada quinta-feira  pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest). No último dia de provas da segunda fase o Portal Unicamp ouviu a estória e um pouco das expectativas de cinco estudantes que, como a maioria, estava em busca do sonho Unicamp.

Esbanjando tranquilidade, Fábio Rabelo, 19 anos, ousou até tirar um cochilo antes da prova. No plano real, passar na Unicamp significaria para Fábio uma rotina menos cansativa, já que acordava às 5 horas da manhã para pegar o ônibus de Campinas a Americana para cursar a Faculdade de Tecnologia de Americana (Fatec). “Se passar no vestibular, abandono o curso na Fatec”, disse Fábio à época. Agora ele pode acordar às 10 horas. Vai cursar licenciatura em Química e Física à noite e mais perto de sua casa. “Ainda não tive tempo para comemorar, fiquei sabendo ontem do resultado. Estou muito feliz, vou fazer o que eu quero”, celebra. “Minha mãe deve fazer um jantar, meus pais é que estão vendo isso aí...”, diz Fábio, demonstrando não se importar muito para a comemoração.

Gabrielle Milan Dias, 18 anos, prestou odontologia e momentos antes da última prova da segunda fase recusava-se a fazer planos para o futuro. Ela preferia aguardar o resultado de Unesp e Fuvest. A próxima segunda (8) ou terça (9), data da matrícula de USP e Unicamp (só no dia 9), é o prazo final para Gabrielle decidir seu futuro. “Estou entre USP e Unicamp. Amanhã (6) vou a Piracicaba, pra conhecer a Faculdade [Faculdade de Odontologia de Piracicaba – FOP] e decidir. Estou mais tendendo para USP, mas meus pais querem que eu faça Unicamp para poder estar mais perto deles”, hesita.

De qualquer modo, diz ela, comemoração é o que não faltou. Na praia, com as amigas no momento em que ficou sabendo dos resultados em uma lan house; no cursinho, com os professores e colegas; e agora, com a família.

O curso de Pedagogia da Unicamp já é a realidade de Melina Moreira Navarro, de 28 anos. “Eu só queria Unicamp. Meu sonho é atuar nessa área de educação, gosto muito de criança. Quero iniciar num campo de pesquisa, essa é uma área muito ampla”, diz. Melina conta que não “esperava pela aprovação”, por isso “estou feliz, mas muito ansiosa para o início das aulas”.

“E quando o sonho ainda não se materializou?”, devem estar se perguntando outros tantos estudantes que ficaram de fora da lista de aprovados do vestibular da Unicamp. Um ano é muito tempo para dizer se vamos encontrar Bruno Cardoso e Jonatas Magalhães novamente no Ciclo Básico 2 para o Vestibular 2011 da Unicamp. Mas a julgar pelo que falaram antes da prova, é bem provável que sim. Pois, como diria o poeta Fernando Pessoa, somos do tamanho de nossos sonhos.

Meu filho entrou na Unicamp

Meu filho entrou na UNICAMP direto  de uma escola pública,sem cursinho.
rossitaquari@ig.com.br