Skip to content

ATÉ DIA 15 PRP prorroga prazo para submissão de projetos para o Ciência & Artes nas Férias 2011

Divulgação PRP

[31/8/2010] A Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamprecebe até hoje (15) projetos para a IX edição do programa Ciência & Arte nas Férias. O programa visa proporcionar aos alunos do ensino médio da rede pública de ensino a oportunidade de participar no desenvolvimento de um projeto de pesquisa em laboratórios da Unicamp, durante o período de férias escolares de janeiro de 2011 (7 de janeiro a 4 de fevereiro), sob a supervisão de professores/pesquisadores da Universidade.

O docente ou pesquisador interessado em participar deverá submeter um único projeto ao Fundo de Apoio ao Ensino e à Pesquisa da Unicamp (Faepex). O projeto, envolvendo no mínimo dois bolsistas, deverá somente ser submetidos por docentes ou pesquisadores da Unicamp.  Eventualmente e mediante justificativa à coordenação do Programa, um laboratório poderá acolher até quatro alunos. No entanto, o montante de recursos destinado será o mesmo.

O projeto deve explicitar o programa de atividades a ser desenvolvido pelos estudantes durante o período do programa, no horário das 8h30 às 17h30. O projeto deve colocar os alunos em contato com as pesquisas em andamento nos laboratórios e grupos de pesquisa bem como, na medida do possível, permitir a interação com pesquisadores de vários níveis (bolsistas de iniciação científica, pós-graduandos, pós-doutorandos, técnicos especializados e docentes).

Dentre os diversos formatos possíveis para o programa de atividades para os bolsistas, pode-se considerar uma proposta conjunta de atividades de um grupo de docentes de uma mesma unidade de modo que um estudante ou grupo de estudantes de uma mesma unidade tenha a oportunidade de participar do desenvolvimento de projetos em diversos laboratórios, alem de programação de atividades conjuntas (visitas, palestras, oficinas internas etc.). Em qualquer caso, sugere-se o envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação como supervisores dos bolsistas.

O projeto deve ser encaminhado para a Pró-Reitoria de Pesquisa, através do preenchimento do formulário eletrônico disponível em http://www.prp.unicamp.br/ciencianasferias ou http://www.prp.unicamp.br/faepex/pesquisa/auxCAF/loginFSP_CAF.php e a entrega de uma versão impressa e assinada no Faepex.

Os projetos podem ser de dois tipos:

Projeto de atividade individual: os estudantes alocados nos laboratórios deverão realizar um projeto de iniciação à pesquisa durante o período de 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011, durante todos os dias da semana, exceto às quartas-feiras, quando serão realizadas as atividades em grupo (oficinas).

Projeto de atividade em grupo (oficinas): o laboratório ou grupo de pesquisa receberá aproximadamente 40 alunos a cada quarta feira do período (12,19 e 26 de janeiro e 2 de fevereiro de 2011) para desenvolver uma atividade em grupo. A comissão organizadora do programa, composta de docentes das diferentes áreas de conhecimento nomeados pela Pró-reitoria de Pesquisa, fará a seleção dos dois tipos de projetos que serão contemplados. Todas as áreas da Unicamp estão convidadas a participar e o número de vagas por área será em função do número de projetos aprovados, tendo por critério o mérito das propostas.

RECURSOS

Os recursos solicitados destinados à cobertura de despesas com projetos submetidos ao CAF serão provenientes do Faepex ou à Fapesp. Os projetos serão avaliados pela Comissão Organizadora do evento constituída pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRP) e aqueles aprovados terão a disponibilidade de R$ 3.000,00 (além da cota normal anual do docente no Faeéx). A origem dos recursos será definida pela PRP. Solicitantes que tenham ou estejam envolvidos em projetos financiados pela FapespP (Regular ou Temático) receberão recursos  provenientes dessa agência, caso a solicitação da PRP a esta agência seja atendida. Os solicitantes que não tiveram projetos de pesquisa vigente na Fapesp serão atendidos com recursos Faepex.

Os projetos que forem aprovados com recursos Faepex deverão ser utilizados para a compra de materiais de consumo e pagamento de serviços necessários para as atividades de pesquisa de seu grupo ao laboratório, assim como para o pagamento de monitores para auxiliarem os docentes no desenvolvimento do projeto. Os monitores deverão ser alunos regularmente matriculados na Unicamp. Excepcionalmente será permitida a aquisição de material permanente, cabendo à comissão organizadora a decisão.

Os projetos aprovados com recursos Fapesp serão concedidos através de aditivo no seu projeto e, portanto, as normas de uso são aquelas definidas pela Fapesp.

O Faepex apoiará oito projetos para grandes grupos de alunos, usualmente 40 alunos por grupo, denominados de oficinas. Os recursos para estes projetos serão de R$ 4.000,00 e deverão ser utilizados para despesas de consumo e serviços e também poderão ser apoiados pelo Faepex ou Fapesp.

Contatos
Marilza Duarte Morelhão – 19-3521-4758
E-mail ciencianasferias@unicamp.br
Ana Paula L. Rodrigues  - 19-3521-4614