Skip to content

CDC recupera imagens para contar história de dez anos de cultura

Edição das imagens: 
Everaldo Luís Silva

Dez anos da CDC

[8/10/2009] A história de dez anos da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) da Unicamp será contada na “Exposição de Imagens: 10 anos de desafios culturais”. O vernissage será nesta sexta-feira (9), às 12h30, no Espaço das Artes da CDC. De acordo com o coordenador João Frederico Meyer, a mostra consiste num conjunto de imagens recuperadas no acervo do Sistema de Arquivo Central da Unicamp (Siarq) e no banco de imagens da Assessoria de Imprensa da Unicamp.

No vernissage, o músico e estudante da Unicamp Márcio Modesto apresentará repertório de flauta com músicas de George Philip Telemann (1681-1767), Gabriel Fauré Gabriel Fauré (1845-1924), Lupicinio Rodrigues (1914-1974), Alcides Gonçalves (1908-1987), Garoto (1915-1955), Chico Buarque (1944-) e Vinicius de Moraes (1913-1980), Toquinho (1946-). O concerto conta com participação do funcionário da CDC Benê Ferreira.

Palco da vitória brasileira no Campeonato Sul-Americano de Futebol de Salão este ano e que recebeu o cantor João Bosco para comemorar os 40 anos de Unicamp, a CDC tem sua história contada também pela presença da pesquisadora de células-tronco Mayana Zatz, de Chico Saraiva (violonista formado pela Unicamp), Isabel Padovani (cantora), Nelson Pereira dos Santos (cineasta), Beto Brant (cineasta), Inácio Loyola Brandão (escritor) e as pratas da casa Orquestra Sinfônica da Unicamp e Coral Zíper na Boca. Entre os eventos resgatados estão a 60ª Reunião da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SBPC), a Unicamp de Portas Abertas (UPA) e, mais recentemente, a Semana da Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Universidade do Circo (Unicirco).

Além da exposição, uma série de atividades culturais e científicas está sendo organizada pela relações-públicas Sônia Maria de Camargo Mazzariol, o produtor cultural Fernando Vasconcellos e a responsável por projetos culturais da CDC, Maria Cristina Amoroso Leite, coordenados por Meyer.

Para Meyer, a CDC sempre foi local de recepção da Universidade, mas é importante também que ela não seja apenas um espaço físico, mas uma difusora de ciência e cultura. Mostra de que essa missão está sendo cumprida, segundo ele, é a instalação de novos locais para o projeto Espaço de Arte e as produções que levam projetos desenvolvidos na Universidade para palcos externos, atraindo a sociedade. Uma das realizações citadas por Meyer foi a gravação e a apresentação da ópera Dido Enéas, no teatro do Colégio Culto à Ciência, em Campinas, que teve produção de Fernando Vasconcellos, da CDC. Resultado da participação do maestro Luís Otávio no Programa Artista Residente, a ópera despertou o interesse de outras instituições. “A CDC é a soma do trabalho de todos”, acrescenta Meyer.


Serviço
“Exposição de imagens: 10 anos de desafios culturais”
Abertura: 9 de outubro, às 12h30
Período de visitação: até 30 de outubro
Das 9 às 17 horas (segunda a sexta-feira)
Entrada Gratuita
Participação de Márcio Modesto na abertura

Repertório
1 - 4° movimento da Sonata para flauta de Georg Philip Telemann (1681-1767)
2 – Morceaux de Concours – de Gabriel Fauré (1845-1924)
3 – O Rouxinol Inglês – Anônimo
4 – Cadeira Vazia – de Lupicinio Rodrigues (1914-1974) e Alcides Gonçalves (1908-1987)
5 – Gente Humilde – de Garoto (1915-1955), Chico Buarque (1944-) e Vinicius de Moraes (1913-1980)
6 -Aquarela – de Toquinho (1946-) e Vinicius de Moraes (1913-1980)
Participação especial: Benê Ferreira (violão)