Skip to content

Artes cênicas enfatizam na aptidão a formação do ator

[22/1/2008] Ensaiar será uma rotina à qual os futuros alunos do Departamento de Artes Cênicas, do Instituto de Artes (IA), deverão estar acostumados, além obviamente da concorrência. Dos candidatos que realizaram a Prova de Aptidão, apenas 25 concorrem às vagas oferecidas para o curso, considerado pela Editora Abril o melhor do país em 2007. No ano anterior, o número de candidatos foi menor (106 contra os atuais 127). Para Carla Malheiros Zanini, 17 anos, que realizou a prova de palco na Unicamp, ingressar nesta Universidade representará o acesso também à melhor formação de ator do Brasil.

Carla interpretou "O coro das três mulheres", da peça O último carro, e esteve diante de uma banca de oito professores da Unicamp, que anotavam os parâmetros obtidos de cada candidato. Disse ter estado relativamente calma para atuar perante uma grande platéia, na sala 4, pois já fazia teatro em Franca, SP. Começou aos 12 anos e, aos 15, conseguiu se incorporar ao Grupo de Artes Cênicas do Sesi. "Ali descobri que realmente era o que gostaria de fazer para sempre. Se passar, pretendo continuar com o teatro e fazer cinema. O último filme que assistiu foi Lavoura arcaica. Hospedada na casa de sua irmão, que estuda em Campinas, Carla já fez novas amizades e está procurando obter ao máximo informações dos professores da Unicamp que dedicam quatro longos dias a ministrar conteúdo aos candidatos, mesmo aqueles que não conseguirem uma boa performance nas provas.

De acordo com o professor Mário Santana, que desde o ano passado preside a banca examinadora das Artes Cênicas, eliminar o candidato no meio do caminho é tirar a chance dele saber quais foram as suas deficiências, ou o foco de sua fragilidade: se a prova de palco, a prova de sala de aula, a prova escrita ou a prova-entrevista. Em 2007, contou ele, que a entrevista era apenas informativa, mas que nesta edição incorpora dados que ajudam a completar o 'quebra-cabeças'. Na prova escrita, as pessoas são auto-excluídas quando não conseguem demonstrar conhecimento a respeito do que foi solicitado. "Não dá jeito para atingir a nota mínima, que é quatro. A máxima vale 12", afirmou.

Caroline Simões, 18 anos, optou por um texto bem-humorado, A falecida, escolhido a partir de uma seleção de 30 fragmentos que foram sugeridos pela comissão deste ano. "Sabe onde fui? ... na Igreja Teofilística ... eu me converti ... Não aprovo praia ... Não aprovo maiô...", disse. Com jeito pudico e contestador, a personagem 'Zulmira' do texto foi acompanhada de uma réplica masculina, figura bastante comum hoje nas Provas de Aptidão, segundo Santana. "Algumas vezes chegamos a observar que certas réplicas apresentaram um melhor desempenho que o próprio candidato, que ensaiou muito para a encenação", revelou. Isso, adiantou ele, talvez explique porque em dadas situações de estresse o candidato tem seu desempenho comprometido. A prova de palco, assim como a prova escrita, é eliminatória.

Projeto pedagógico - Santana explicou que o projeto pedagógico das Artes Cênicas busca orientar a formação do artista para que seja um criador e propositor, levando uma proposta por meio de espetáculos e de ações que a sua profissão permita. "Deve ser alguém versátil. Não esperamos que somente trabalhe com interpretação", salientou. Ele também esclareceu que mudanças nos exames vêm sendo realizadas há um tempo, inclusive para receber candidatos mais jovens, a maioria com idade entre 17 e 18 anos. Trata-se de um perfil de candidatos que percorrem as principais universidades do país e que conhecem como ninguém como são as provas de cada uma. "Assim, eles vêm melhor preparados e sabendo o que pode ser requerido num curso como esses, apesar de, ao chegar aqui, se surpreenderem com a atmosfera antecipada da vida universitária", declarou.

Terça-feira à noite, os candidatos do curso participaram de uma apresentação na sala 4 - uma leitura dramática do texto inédito do ex-artista residente, Samir Yazbek. As Provas de Aptidão da Unicamp prosseguem até amanhã (24) em Campinas, com exceção de Odontologia, que acontece no campus de Piracicaba. Mais informações no site da Comvest.
(Isabel Gardenal)
Fotos: Antonio Scarpinetti
Edição de imagens: Natan Santiago

==
* Comente esta notícia * Índice do Portal Unicamp * RSS * Jornal da Unicamp * Agenda de eventos da Unicamp