Ruído afeta a percepção da fala de crianças

Local de Publicação
Jornal de Itatiba
Data de Publicação
Resumo

Os ruídos decorriam da conversação das crianças, do arrastar das cadeiras, das áreas de recreação e eram agravados pela acústica não adequada das salas. Assentada cm estudos compro valores de que o ruído elevado cm sala de aula está diretamente relacionado ao desempenho do aluno, ela se propôs a investigar a dimensão dessa interferência na percepção de fala. Com essa inquietação ela procurou a professora Maria Francisca Colella Santos, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, que lhe apresentou o teste Hearing in Noise Test HINT Brasil, do qual são escassos trabalhos publicados no País envolvendo crianças, embora adequado para a avaliação de percepção da fala tanto no silêncio como no ruído em adultos e crianças.