Jefferson Cano assume a diretoria do IEL no lugar de Flávio de Oliveira

Os professores Jefferson Cano e Petrilson Pinheiro da Silva tomaram posse na tarde desta quarta-feira (23), respectivamente, como diretor e diretor-associado do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. A gestão da nova diretoria se estenderá até janeiro de 2023. Cano substitui o professor Flávio Ribeiro de Oliveira, de quem foi diretor-associado. A sessão solene de posse, que ocorreu no auditório do IEL, foi presidida pelo reitor Marcelo Knobel.

No discurso de despedida, Flávio Oliveira evitou elencar as realizações da sua gestão. Segundo ele, os últimos quatro anos constituíram um período de sobrevivência, notadamente por causa da crise econômica que impactou o orçamento da Universidade. “Felizmente, conseguimos sobreviver em boas condições, a despeito das duras medidas que tivemos que tomar. Chegamos até aqui preservando o grau de excelência acadêmica que caracteriza o Instituto desde a sua criação”, considerou.

O docente agradeceu a colaboração tanto da comunidade do IEL quanto da Administração Central à sua gestão. Ao encerrar a sua fala, Flávio de Oliveira fez um alerta. Segundo ele, o modelo de universidade pública que conhecemos, marcado pela autonomia financeira e de cátedra e pelo laicismo, está ameaçado. “Não podemos subestimar essa ameaça. Precisamos estar unidos para resistir aos ataques que se anunciam”, conclamou.

Foto Scarpa
Cenas da posse de Jefferson Cano e Petrilson Silva na diretoria do IEL

Em sua manifestação, Cano agradeceu a confiança nele depositada pela comunidade do IEL. Ele lembrou que, há quatro anos, no discurso de posse, Flávio Cordeiro disse que a Unicamp precisava investir em valores humanístico na formação de seus estudantes. “Naquela época, não tínhamos como imaginar que a crise de valores à qual se referia o professor Flávio se agravaria. Assim, a necessidade de investirmos em valores humanísticos continua sendo indispensável. No IEL, nós nos ocupamos dos estudos em torno da linguagem, mas queremos nos dedicar também aos estudos e promoção desses valores”, afirmou.

Marcelo Knobel agradeceu ao professor Flávio Oliveira pela atuação à frente do IEL e também pela colaboração nos diversos comissões e instâncias colegiadas da Universidade. Ao desejar uma excelente gestão aos novos dirigentes do Instituto, o reitor lembrou que eles terão a oportunidade de contribuir para que a Universidade enfrente os desafios que se apresentam, tanto no âmbito do financiamento quanto no que se refere ao seu modelo de gestão.

“Nós estamos fazendo a lição de casa. Estamos caminhando em direção ao equilíbrio orçamentário, mas ainda não o alcançamos. Vale lembrar que estamos diante de um quadro de incertezas no campo da economia e da política. Precisamos mostrar, cada vez mais aos brasileiros, a importância do papel da universidade pública na formação das pessoas e na transformação da sociedade”, enfatizou Knobel.

A sessão solene de posse da nova diretoria do IEL também foi acompanhada pela coordenadora-geral da Unicamp, professora Teresa Atvars, por pró-reitores, diretores de unidades, docentes, funcionários, estudantes e convidados.

O professor Jefferson Cano e o reitor Marcelo Knobel assinam o termo de posse