Vestibular vai fazer provas em Curitiba e Salvador

Curitiba e Salvador serão duas novas capitais brasileiras a receber as provas do Vestibular Unicamp, a partir da edição de 2019. A Universidade está voltando a realizar as provas na capital paranaense e na capital baiana, depois de alguns anos. A ampliação atende a uma demanda de estudantes das duas regiões do país por uma opção de cidade para a realização do vestibular. As inscrições para o Vestibular Unicamp 2019 serão realizadas de 1 a 31 de agosto, exclusivamente em: www.comvest.unicamp.br.

No ano passado, a Unicamp já havia ampliado a aplicação das provas de seu vestibular para outras duas capitais: Belo Horizonte e Fortaleza. Com a inclusão de Curitiba e Salvador, fora do Estado de São Paulo, passam a receber o Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest), esclarece que a demanda de estudantes da Bahia pela Unicamp é grande. “O número de estudantes de Salvador matriculados a cada ano é muito estimulante. Consideramos que, além de Salvador ser a maior capital do nordeste, há um grande prestigio da Unicamp entre os candidatos daquele Estado”, disse.

Freitas Neto lembrou da meta de incluir mais estudantes autodeclarados pretos e pardos na Unicamp. “A Unicamp tem uma meta ambiciosa de inclusão da população autodeclarada preta e parda e a Bahia é um dos Estados com maior contingente negro do Brasil”, explicou o coordenador.

No Estado de São Paulo, a Unicamp aplica as provas de seu vestibular em 29 cidades: Araçatuba, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
A cidade de Registro, ao sul do Estado de são Paulo, vai deixar de abrigar as provas do Vestibular Unicamp. De acordo com Freitas Neto, havia baixa demanda e, por outro lado, uma alta procura de estudantes do Paraná pela prova em Curitiba. “A Comvest entendeu ser melhor levar a aplicação a Curitiba, já que temos elevada demanda de estudantes do Paraná. Assim, Curitiba foi uma opção para que o vestibular voltasse a ter pelo menos uma capital na região sul do país”, esclareceu o coordenador.

Provas - Vestibular Indígena
A partir deste ano, a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) fará o Vestibular Indígena Unicamp, com aplicação das provas em cinco cidades do país: Campinas (SP), Dourado (MS), Manaus (AM), Recife (PE) e São Gabriel da Cachoeira (AM). As inscrições serão realizadas pela internet, na página da Comvest, de 15 de agosto a 14 de setembro. A prova, de fase única, será aplicada no dia 2 de dezembro.

Além do vestibular tradicional e do vestibular indígena, a Unicamp contará com outras formas de ingresso para os cursos de graduação, que incluem vagas pelo Enem, cotas étnico-raciais e vagas para estudantes com excelente desempenho em olimpíadas científicas. Os respectivos editais serão divulgados em breve pela Comvest. As datas das inscrições já estão disponíveis na página da Comissão.

Para Freitas Neto, a inclusão das duas novas capitais imprime um caráter nacional ao vestibular. “A Unicamp acredita ser fundamental estar presente em várias regiões do Brasil, pois atualmente há sistemas variados espalhados pelo país, e a simples realização das provas em determinado Estado desperta a atenção dos estudantes para a Unicamp”, ponderou.

Calendário Vestibular Unicamp 2019

Audiodescrição: Montagem com duas fotos sendo uma à esquerda, que mostra, em vista panorâmica, o mar e pequenos barcos, ao fundo, enquanto que em primeiro plano há uma edificação, o Elevador Lacerda, na Bahia, uma estrutura com um torre e um extenso corredor de acesso a ela. A foto da direita mostra uma amplo parque com jardins floridos, em primeiro plano, sendo visitado por inúmeras pessoas, e ao fundo uma grande estrutura de metal pintada de branco, com vidro, alta, com três torres côncavas. Imagem 1 de 1

Comunidade Interna