Atividades acadêmicas suspensas até quarta-feira (30)

A Unicamp decidiu estender até a próxima quarta-feira (30) a suspensão de todas as atividades acadêmicas em razão do prolongamento da greve nacional dos caminhoneiros, que desde a última segunda-feira (21) afeta o abastecimento em todo o país. Durante esse período, funcionarão, dentro das possibilidades, apenas as atividades da Administração Central, os atendimentos na área de saúde e as atividades imprescindíveis nas unidades de ensino e pesquisa.

Conforme comunicado divulgado na sexta-feira (25), a maior parte dos fornecedores de bens e serviços informou que, enquanto perdurar o movimento, não há garantia de atendimento às demandas da Universidade para o bom funcionamento da infraestrutura nos campi de Campinas, Piracicaba e Limeira.

Veja como fica o funcionamento da Universidade:

Atividades acadêmicas:

Estão suspensas na graduação, pós-graduação e extensão.

Os responsáveis pelas diferentes unidades de Ensino e Pesquisa terão autonomia para organizar da melhor maneira possível as suas atividades administrativas de maneira a preservar aquelas consideradas essenciais.

Caberá aos diretores de unidade decidir sobre a manutenção ou adiamento de atividades relacionadas a bancas de teses e similares, exames de seleção e concursos.

Restaurantes:

Após uma reavaliação do cenário e num esforço da Reitoria para minimizar as consequências do desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, a Administração Central da Unicamp decidiu manter o funcionamento do Restaurante Universitário (RU), apenas para almoço, hoje (28), amanhã e quarta-feira.

Creches (Dedic):

O sistema de creches da Unicamp não receberá crianças até quarta-feira (30).

Transporte fretado:

Apesar dos esforços em manter o sistema funcionando, as empresas de ônibus fretados não conseguem garantir, nesse momento, o atendimento a 100% da demanda na Unicamp, uma vez que o abastecimento de combustíveis permanece sem previsão de normalização. Importante destacar que, até o dia de hoje (28), esse serviço transcorre normalmente.

Transporte terceirizado:

Estão suspensas temporariamente todas as atividades que envolvam a necessidade do transporte terceirizado.

Serviços de saúde

Apesar do esforços para preservar o atendimento nos serviços de saúde da Unicamp, a greve dos caminhoneiros acarretou dificuldades adicionais aos prestadores de serviços e fornecedores do setor, impondo condições limitadas para o atendimento à população.

HC: As consultas, cirurgias e procedimentos ambulatoriais e exames eletivos estão suspensos até o dia 30/05. As internações para cirurgias eletivas continuam suspensas. A direção do HC ressalta ainda, que as Unidades de Urgência Referenciada Adulto e Pediátrica estão lotadas desde sábado (26), razão pela qual o atendimento está restrito aos casos de pacientes extremamente graves.

CAISM: O Hospital da Mulher da Unicamp tentará, dentro do possível, manter o atendimento, realizando suas atividades assistenciais na dependência da presença de pessoal e insumos disponíveis.

A direção do HC ressalta, ainda, que as Unidades de Urgência Referenciada Adulto e Pediátrica estão lotadas desde sábado (26), razão pela qual o atendimento está restrito aos casos de pacientes extremamente graves.

Esse cenário já foi comunicado ao SAMU, sistema de regulação de vagas do Estado (CROSS), sistema Águia de Resgate da Polícia Militar, corpo de bombeiros e unidades de resgate das rodovias que cortam a região.

A Unicamp continuará acompanhando de perto a evolução do movimento dos caminhoneiros e manterá a comunidade informada sobre novos desdobramentos.

Secretaria de Comunicação da Unicamp

Campinas, 28 de maio de 2018