Orival Andries Júnior assume a direção da FEF

Os professores Orival Andries Júnior e Odilon José Roble tomaram posse nesta quinta-feira (24) como diretor e diretor associado da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, em substituição a Miguel de Arruda e Roberto Vilarta, respectivamente. Os novos dirigentes cumprem mandato até 2022. A sessão solene de posse, ocorrida no auditório da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL), foi presidida pelo reitor Marcelo Knobel e contou com a presença da coordenadora-geral da Universidade, professora Teresa Atvars, além de integrantes da Administração Central, docentes, funcionários, estudantes e convidados.

Ao se despedir do cargo, Miguel de Arruda assinalou que entrega ao seu sucessor uma faculdade pacificada e humanizada. “Por causa da crise financeira, não foi possível realizar obras físicas, mas foi possível estabelecer uma sólida relação humana, sem a qual prédios não têm valor”, afirmou. Arruda desejou sorte à nova gestão e se colocou à disposição para ajudá-la no que for possível. Orival Andries Júnior considerou ser um grande desafio dirigir a FEF, que ele classificou com a melhor do Brasil em sua área.

Em seu discurso, o dirigente falou da influência que recebeu do pai e resumiu a sua trajetória como atleta e professor. “Tenho consciência da complexidade das tarefas que terei pela frente, e pretendo enfrentar os desafios como um atleta bem preparado. Vamos pautar nossa gestão pelo diálogo e transparência, procurando colocar em prática a ousadia, a reflexão crítica e a técnica sofisticada”, disse.

O reitor Marcelo Knobel agradeceu a dedicação de Miguel Arruda tanto na direção da FEF quanto nas atividades desempenhadas no Conselho Universitário (Consu), nas demais instâncias colegiadas e nas comissões e grupos de trabalho. Knobel também lembrou que a crise econômica do país afetou de forma importante o orçamento da Universidade, impedindo a realização de várias obras de infraestrutura, inclusive na FEF. “Apesar disso, a Faculdade evoluiu”, considerou.

De acordo com o reitor, a FEF tem uma característica única. É possivelmente a unidade de ensino e pesquisa da Unicamp mais aberta à participação da sociedade, que faz uso da sua estrutura para a prática de esportes. “Isso é muito importante, assim como tem sido importante o trabalho que a Faculdade faz para formar recursos humanos qualificados. Além disso, a FEF também é referência em muitas áreas, inclusive no apoio ao esporte paraolímpico brasileiro”, relacionou Knobel, que colocou a Reitoria à disposição dos novos diretores da Faculdade para dar apoio no que for possível.

O reitor Marcelo Knobel
Os professores Orival Andries Júnior (esq) e Odilon José Roble