Sergio Salles é empossado o novo diretor do Instituto de Geociências da Unicamp

Autoria
Edição de imagem
Sergio Salles é o novo diretor do IG
Sergio Salles é o novo diretor do IG

O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp estará sob nova direção pelos próximos quatro anos. Assumiu a função como diretor, na última sexta-feira (19), o professor Sergio Luiz Monteiro Salles-Filho, no lugar do professor Roberto Perez Xavier. Sergio Salles cumprirá mandato de 2017 a 2021. A sessão solene de posse aconteceu no Centro de Convenções da Universidade, com plateia constituída de professores, funcionários, alunos e convidados.

Compuseram a mesa de abertura do evento o reitor da Unicamp Marcelo Knobel, o ex-diretor do IG Roberto Perez Xavier, o ex-diretor associado do instituto Lindon Fonseca Matias e o diretor associado empossado do IG Márcio Antonio Cataia. Sérgio Salles foi introduzido ao recinto da cerimônia sob aplausos.

Estiveram ainda presentes na solenidade a coordenadora geral da Universidade Teresa Atvars Dib Zambom, a pró-reitora de desenvolvimento universitário Marisa Masumi Beppu, o pró-reitor de pesquisa Munir Salomão Skaf, o pró-reitor de pós-graduação André Tosi Furtado, o chefe de gabinete Joaquim Murray Bustorff Silva e a chefe de gabinete adjunta da reitoria Shirlei Maria Recco Pimentel.
 

Comunidade durante a solenidade de posse
Comunidade durante a solenidade de posse
Comunidade durante a solenidade de posse
Comunidade durante a solenidade de posse

Roberto Perez Xavier saudou a todos dizendo sobre duas alegrias que tem o diretor de uma unidade: assumir o cargo e deixá-lo. “Tenho a nítida percepção de que saímos honrados por ter participado da história do IG colaborando para que a unidade desse mais alguns passos em direção à excelência em suas atividades-fim." Ele contou que, juntamente com Lindon, procurou manter uma gestão democrática, transparente e apaziguadora. O número de docentes cresceu 37% no período. “Tivemos uma importante reciclagem com a vinda deles e sugiro portanto que eles continuem recebendo uma grande atenção.” Roberto lembrou ainda que na sua gestão foram criadas 30 vagas para o curso de graduação em Geologia, a ser ministrado em 2018.

Uma das maiores realizações de seu mandato foi a conclusão do novo prédio do IG. Por isso, Roberto Perez solicitou ao reitor que, apesar da crise e na medida do possível, não permita que os processos inviabilizem a mudança física do IG. É o que falta para que a comunidade cresça e leve adiante plenamente os seus projetos. O ex-diretor desejou sucesso aos novos gestores, colocou-se à disposição deles e desejou que também a nova Reitoria tenha uma gestão serena. Sérgio Salles assinou o termo de compromisso e posse, assumindo a direção do IG.
 

O professor Roberto Perez Xavier, ex-diretor do IG
O professor Roberto Perez Xavier, ex-diretor do IG

Com a palavra Sergio Salles, ele disse que é muito agradecido pelas suas trajetórias pessoais até hoje e que, como um quebra-cabeças, ele verifica que as peças vão sendo colocadas aos poucos. Enfatizou que aprecia o trabalho em equipe, repartir ideias e conviver com pessoas pois, em sua opinião, são elas que realmente fazem as instituições. “Sem elas, eu não teria feito o que fiz até aqui.” O novo diretor qualificou o IG como uma unidade fascinante e plural. “O IG é um desafio que vem sendo construído ao longo dos anos, depois de ter sido criado na primavera de 1979”, comentou.

Ao falar de outro desafio – o de substituir os diretores anteriores –, Sergio Salles lembrou do professor Herrera, um profissional ímpar e uma pessoa que muito lhe serviu de exemplo. Também recordou a dedicação dos ex-diretores do IG. A seguir, ele destacou que as melhores universidades do mundo hoje já atingiram a sua excelência e que agora elas buscam a relevância social e econômica. “Hoje a tendência é que a universidade seja uma promotora do desenvolvimento da sociedade.” Sergio Salles frisou que a mudança para o novo prédio do IG vem sendo aguardada com expectativa. “Vamos embalar o que de fato temos que levar e deixar o que não precisamos. É uma nova fase. E a Unicamp nos dá a chance de ocupar um prédio sensacional.”
 

Assinatura do termo de posse
Sergio Salles assina termo de compromisso e posse

Em sua opinião, também será preciso aprimorar as formas de ensino, criar instrumentos de aproximação com a sociedade e empregar criatividade gerencial, planejamento e modernização. “Somente assim a nossa unidade dará efetivamente um salto qualitativo.” Sérgio Salles terminou sua fala realçando que o IG viverá novos tempos em sintonia com a sociedade e que se sente um privilegiado por assumir a direção de uma unidade tão integrada e comprometida.

Marcelo Knobel parabenizou os professores Roberto e Lindon pelo trabalho realizado e por concluírem o projeto do novo prédio do IG, um marco desta gestão, diante das grandes dificuldades orçamentárias. O reitor comentou que a situação financeira da Unicamp é crítica e estima-se que neste ano a instituição terá cerca de 250 milhões de reais de deficit. “É uma situação no mínimo delicada e difícil, mas deveremos enfrentá-la com união e buscando criatividade e força de trabalho”, pontuou. “Já tive a oportunidade de trabalhar com o professor Sérgio em várias ocasiões e tenho certo de que o IG estará em excelentes mãos nos próximos quatro anos”, concluiu o reitor.
 

O novo diretor do IG, agora já empossado, é cumprimentado
O novo diretor do IG, agora já empossado, é cumprimentado pelo reitor da Unicamp

Experiência
Sergio Salles é engenheiro agrônomo formado pela UFRJ (1981), mestre em Ciências Agrárias pela Unesp de Botucatu (1985) e doutor em Economia pela Unicamp (1993). É professor titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências da Unicamp. Foi Superintendente de Planejamento Operacional da Finep entre 2001 e 2003 e diretor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de 2010 a 2013. Fez pós-doutoramento no Manchester Institute of Innovation Research. Na Unicamp, ganhou três vezes o Prêmio "Zeferino Vaz" (1998, 2001 e 2009), em reconhecimento ao seu desempenho acadêmico. É coordenador de avaliação de programas da Fapesp e coordenador do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do setor Sucroenergético. Fundou, em 1985, o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação. 

 

Marcelo Knobel, reitor da Unicamp
Mesa de abertura dos trabalhos
Sergio Salles e sua filha caçula
Sergio Salles e sua filha caçula, ao lado de sua esposa

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa