Relatório Carga Fapesp / 2005Emissão: 10/11/2009 21:02:13

CEPRE - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REABILITACAO

Projeto Alterado
Nome Projeto: O LUDICO NAS INTERACOES CRIANCA-CRIANCA: O CASO DAS CRIANCAS COM DEFICIENCIA.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 01/2006
Ano Fim Projeto: 2006
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O projeto discute o papel dos parceiros, em contexto lúdico, no processo de desenvolvimento da criança com deficiência. Participam do projeto crianças na faixa etária de 4 a 12 anos, com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão ou cegueira), muitas com problemas orgânicos adicionais ou dificuldades de aprendizagem. Essas crianças estão veiculadas a um projeto integrado de pesquisa e intervenção no Cepre - FCM - Unicamp.
Linha Pesquisa:
Cultura, Deficiência e Modelos de Intervenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Iniciação Científica IC
Nº Processo na Financiadora: 2005/57070-4
Data Início Financiamento: 01/2006
Data Fim Financiamento: 12/2006
Valor do Financiamento: R$ 4.686,00
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-IC
Órgãos
(FCM) CEPRE - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REABILITACAO [02.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
CECILIA GUARNIERI BATISTA( Participante )
Carolina Molina Lucenti de Souza( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: THE SEARCH OF "BUDS OF DEVELOPMENT" IN IMPAIRED CHILDREN: SEMIOTIC MEDIATION IN ACTION.
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 09/2005
Ano Fim Projeto: 2005
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
The present study was aimed at the problem of assessment of children diagnosed with primary deficiency and severe learning difficulties, that tend to get low scores in standardized assessment procedures. It was questioned the practice of attribution of bad results to the organic aspects of the deficiency, leading to bad prognoses. Based on Vygotskys concept of zone of proximal development, six children were observed along their interactions at the weekly meetings of psycho-educational groups. They were selected due to their low IQs in Verbal WISC test or because they could not be submitted to this kind of assessment. It was possible to identify growing capacities in the children, some times representing the initial steps of acquisition. It was discussed the fact that standardized assessment procedures do not constitute the better setting for the identification of capacities that are in process of acquisition, in the case of children with this profile.
Linha Pesquisa:
Cultura, Deficiência e Modelos de Intervenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Auxilio part. Reunião
Nº Processo na Financiadora: 2005/55098-9
Data Início Financiamento: 09/2005
Data Fim Financiamento: 09/2005
Valor do Financiamento: R$ 9.057,06
Complemento do Tipo Financiamento: AUXILIO-REUNIAO-EXTERIOR
Órgãos
(FCM) CEPRE - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REABILITACAO [02.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
CECILIA GUARNIERI BATISTA( Responsável )

Projeto Alterado
Nome Projeto: QUE MODOS DE ATUACAO DO ADULTO FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DA CRIANCA COM DEFICIENCIA?
Tipo Projeto: Pesquisa Básica
Situação Projeto: Concluído
Data Início Projeto: 01/2006
Ano Fim Projeto: 2006
Tipo Envolvimento Contrato: Individual
Descrição Projeto
O projeto analisa e discute os diferentes modos de mediação/interação do adulto em situação de brincadeira que possam favorecer o desenvolvimento de crianças com deficiência e com problemas de aprendizagem. Participam do estudo crianças dos grupos de convivência DV, inseridos no Programa Infantil DV do Cepre com idade entre 4 e 12 anos com diagnóstico de deficiência visual, na maioria dos casos com outros diagnósticos de origem orgânica e/ou apresentando alterações no desenvolvimento.
Linha Pesquisa:
Cultura, Deficiência e Modelos de Intervenção
Instituições
Nome:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp
Tipo do Financiamento: Bolsa Iniciação Científica IC
Nº Processo na Financiadora: 2005/57069-6
Data Início Financiamento: 01/2006
Data Fim Financiamento: 12/2006
Valor do Financiamento: R$ 4.686,00
Complemento do Tipo Financiamento: BOLSA NO PAIS-IC
Órgãos
(FCM) CEPRE - CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM REABILITACAO [02.27.00.00.00.00.00]
Equipes Projeto
CECILIA GUARNIERI BATISTA( Participante )
Luciana Hueara( Responsável )



Voltar