PRÓLOGO DE UMA PAIDÉIA LOBATIANA FUNDADA NO
FAZER LÚDICO E ESPECULATIVO: A CHAVE DO TAMANHO



Autor : Mary de Andrade Arapiraca.

Orientadora: Prof.ª Drª. Erimita Cunha de Miranda Mota.
Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação como requisito à obtenção do grau de Doutor em Educação. Universidade Federal da Bahia/ Faculdade de Educação/ Programa de Pós-Graduação em Educação.


Resumo
:

Leitura de "A Chave do Tamanho" deixando emergir a condução do fazer investigador para processar compreensão e conhecimento visto como marca fundamental da paidéia lobatiana, que se desenvolve em momentos interligados de desvelamento, compreensão e intervenção na realidade.

Pretende ser uma contribuição para ampliar o diálogo com professores, ou quem mais se interesse por orientar a leitura de Lobato, ou de outros autores que são lidos por nossas crianças. Pretende ainda concorrer para a discussão acerca da práxis pedagógica em escolas de 1o. grau.

Abstract:

A reading of A Chave do Tamanho which allows to emerge the activity of investigative doing to process the comprehension and knowledge seen as the hallmark of lobatian study, which develops itself in connected moments os disclosure, comprehension and interference with reality.


It aims to be a contribution to help the dialogue with teachers, or whom more are interested in tutoring a reading of Lobato and other authors that are read by our children it also aims to concur for a discussion about pedagogical praxis in the first degree school.

Download da tese completa