O ESPELHO DA NAÇÃO: A ANTOLOGIA NACIONAL
E O ENSINO DE PORTUGUÊS E DE LITERATURA (1838-1971)



Autor : Marcia de Paula Gregorio Razzini

Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marisa Philbert Lajolo
Tese apresentada ao Curso de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Letras na Área de Teoria Literária Orientadora: Profa. Dra. Marisa Philbert Lajolo - Unicamp



Resumo:
Para entender a Antologia Nacional (1895-1969) de Fausto Barreto e Carlos de Laet, uma seleta escolar usada durante mais de setenta anos, foi feito um histórico do ensino de Português e de Literatura na escola secundária brasileira, tomando como referência os Programas de Ensino do Colégio Pedro II (escola secundária padrão) e a legislação vigente.

Até 1931, a conclusão do curso secundário não era obrigatória para entrar nos cursos superiores, cuja seleção era feita pelos "Exames Preparatórios". Isto fez com que, na prática, o currículo do curso secundário ficasse dependente destes exames.

Assim, até 1869 o ensino de Português era insignificante no currículo da escola secundária, onde predominavam as disciplinas clássicas, sobretudo o Latim.Depois de 1869, quando o exame de Português foi incluído entre os Preparatórios, houve a ascensão desta disciplina no Colégio Pedro II, cujo desenvolvimento, ainda que sujeito a variações, foi sempre crescente.

A literatura nacional era ensinada no currículo de Retórica e Poética, disciplina exigida nos Preparatórios das faculdades de Direito até 1890, quando foi excluída dos exames e do curso secundário. Em seu lugar era ensinada a História da Literatura Nacional, cuja ausência dos Exames Preparatórios tirou-a também do curso secundário (1911).

A Antologia Nacional (1895) nasceu logo após a Proclamação da República, quando novos ventos sopravam a favor da implantação de uma cultura nacional na escola brasileira, reservando ao ensino de Português e de Literatura o papel de representar a pátria.

A organização da Antologia Nacional (oficialmente adotada nas aulas de Português) e seu sucesso editorial refletem o momento nacionalista e a centralização do ensino secundário a partir do Colégio Pedro II, cujos programas e compêndios tornaram-se referência legal para as demais escolas secundárias, públicas e privadas.

Os autores e excertos (brasileiros e portugueses) selecionados na Antologia Nacional eram apresentados de forma moderna, divididos por períodos históricos (e não mais por gêneros), dispostos na ordem cronológica inversa, "do 19º ao 16º Século", privilegiando os brasileiros contemporâneos (já separados dos portugueses), por onde o estudo do vernáculo começava.

A adoção compulsória (até 1930) e as sucessivas reedições (a última, a 43ª edição, é de 1969) indicam que a Antologia Nacional foi um livro de leitura "intensiva" de várias gerações de brasileiros que passaram pela escola secundária.

A pouca importância da literatura nacional no currículo secundário, resultado de sua ausência nos Exames Preparatórios, maximizou o papel da Antologia Nacional na transmissão e conservação da literatura brasileira, tornando-a representante da nação. As inclusões maciças de brasileiros contemporâneos e o deslocamento da Antologia Nacional para as séries finais do curso secundário, reforçaram seus laços com a literatura nacional, inserida no currículo de Português e nos exames vestibulares em 1943.

A legislação de 1971 trocou o "bem falar e bem escrever" dos textos literários antológicos por uma profusão de textos de origens diversas que transmitissem a eficácia da comunicação e a compreensão da "Cultura Brasileira", sucateando a Antologia Nacional, até então difusora e reprodutora da "vernaculidade" brasi-lusa.

Palavras-chave: 1. Antologias. 2. Ensino secundário - Brasil - História. 3. Língua portuguesa - Livros de leitura. 4. Literatura e história. I. Lajolo, Marisa Philbert. II. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Estudos da Linguagem. III. Título. 1.



Summary:

In order to understand the Antologia Nacional (1895-1969) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, a school selection used for more than seventy years, a historical study of Portuguese Language and Literature instruction in Brazilian secondary schools was carried out, taking as a reference the Teaching Programs of Colégio Pedro II (a model Brazilian secondary school) and the appropriate teaching legislation.

Until 1931, the completion of a secondary education was not obligatory to begin a superior education; selection for the latter was carried out through "Preparatory Examinations". This meant that, in practice, the curriculum for secondary school courses was dependent on these examinations.

Until 1869 Portuguese language instruction was insignificant in the secondary school curriculum, where the classics, above all Latin, prevailed. After 1869, when a Portuguese language examination was included in the Preparatory Examinations, Portuguese language instruction rose in importance among the disciplines at Colégio Pedro II; the development of these disciplines was constant, albeit subject to variations.

Brazilian Literature was taught as part of the Rhetoric and Poetry curriculum, a discipline required in the Preparatory Examinations for Law faculties until 1890 when it was excluded from the examinations and secondary school instruction. In its place The History of Brazilian Literature was taught, whose absence from the Preparatory Examinations also caused its removal from secondary instruction (1911).

The Antologia Nacional (1895) was created soon after the Declaration of the Republic in Brazil, a time when the winds of change blew towards the formation of a national culture in Brazilian education, giving a patriotic role to the instruction of Literature and the Portuguese Language.

The organization of the Antologia Nacional (officially adopted in Portuguese classes) and it's editorial success reflect the nationalist era and the centralization of secondary education starting with Colégio Pedro II, whose programs and textbooks became a legal reference for the rest of the secondary schools, both public and private.

The authors and excerpts (Brazilian and Portuguese) chosen for the Antologia Nacional were presented in a modern manner, divided into historical periods (and not by genres, as before), set out in reverse chronological order, "from the 19th to the 16th Century", emphasizing contemporary Brazilian authors (being described separately from the Portuguese authors), where the vernacular study began.

The compulsory adoption (by 1930) and successive re-printings (the 43rd, and last, in 1969) indicate that the Antologia Nacional was an "intensively" read book by various generations of Brazilians who passed through the secondary education system.

The small importance given to Brazilian literature in the secondary education curriculum, resulting from the former's absence from the Preparatory Examinations, maximized the role of the Antologia Nacional in the transmission and conservation of Brazilian literature, making the work a representative of the nation. The significant inclusion of contemporary Brazilian authors and the placing of the Antologia Nacional in the final grades of secondary schools reinforced it's ties to Brazilian literature, made part of the curriculum for Portuguese and the Brazilian university entrance examinations in 1943.

Legislation in 1971 changed the "well spoken and well written" anthological texts to a profusion of texts from different origins that transmitted the efficiency of communication and the comprehension of the "Brazilian Culture", scraping the Antologia Nacional, which was until then the diffuser and reproducer of the Portuguese-Brazilian "vernacularity".

Key Words: 1. Anthologies. 2. Secondary Education - Brazil - History. 3. Portuguese language - Books. 4. Literature and History. I. Lajolo, Marisa Philbert. II. State University of Campinas. Institute of Language Studies. III. Title.

Downloads:
Tese completa
Imagens anexas em arquivo comprimido