Informação do Chanceler da Relação Soares Tavares, sobre representação dos oficiaes de livreiros da cidade do Rio de Janeiro... Rio, 5 de maio de 1755. 
Os officiaes de Livreiro desta cidade pertendem q. V. Mg.e lhes faça a graça de lhes conceder os mesmos privilegios, isençoes e Liberdades concedidas aos Livreiroz da Corte pelo seu Regimto.: sobre o q. V. Mg.e e me manda informar ouvida a Camera. os supes.  não mostrarão Regimento q. pertendem se lhes mande observar nesta Cidade, nem declarão os priviliegioz q. querem se lhe participem pa. a vista de tudo se averiguar a utelidade, ou prejuiso q. disso possa resultar ao publico: Nem elles são ainda tantoz, e tam estabelecidoz nesta cidade q. possão formar communidade tam recomendada como a da Corte, a exemplo de qual entrão neste Requerimto. q. me parece não esta em termoz de ser deferido, e menoz a vista da resposta da Camera q. se fas mto. atendivel. V. Mg.e porem mandara o q. for servido. Rio de Janeiro 5 de Mayo de 1755
(Arquivo Histórico Ultramarino - Lisboa apud Rubens Borba de Moraes, Livros e Bibliotecas no Brasil Colonial, RJ: Livros Técnicos, SP: Secretaria da Cultura Ciência e Tecnologia, 1979)

 


volta