“A Ecologia com Visão Sistêmica II”
Se reconhecermos a importância de obter informação
de boa qualidade para viabilizar a evolução social, agora
temos que falar sobre qual é a informação que é
necessária nestes tempos:
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Temos que entender como funciona a natureza, a biosfera e o universo;
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Entender como o sub-sistema econômico se insere na natureza;
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Aprender como funciona o sistema social e suas relações com
a Economia e com a Ecologia;
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Decifrar o funcionamento da psique humana.
Os objetivos fundamentais do ensino e do estudo deveriam ser:
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Identificar os problemas prioritários dos grupos sociais e da humanidade;
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Entender o momento sócio-político local e mundial;
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Descobrir soluções para esses problemas e estratégias
para implementá-las.
Que tipo de visão e qual linguagem nos permitiria
realizar este trabalho? Aqui entra a Ecologia
de Sistemas, uma ciência nova que incorpora vários
campos de conhecimento:
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A teoria geral de sistemas e a termodinâmica de sistemas
abertos para fazer a interpretação física e matemática
dos sistemas biológicos;
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A Economia Ecológica que se preocupa com a medida de todos
os fluxos que cntribuem para o funcionamento nos sistemas naturais e antrópicos
(contabilidade sócio-ambiental);
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A Economia Biofísica, uma evolução do estudo
da energia e uma nova formulação de energia (exergia, emergia);
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A modelagem e simulação de sistemas da biosfera;
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A interpretação social dos diagramas dos fluxos energéticos
nos ecossistemas;
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A revisão da Economia Política para poder discutir
novos conceitos: sustentabilidade, capacidade de carga, limites de desenvolvimento
e formas de ajustes a uma sociedade sustentável;
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Discussão pública de novos modelos de desenvolvimento (novos
paradigmas culturais).
Obviamente, estamos falando de uma ciência nova, na qual muitos cientistas
em diversos países do mundo estão colocando seus esforços.
A Ecologia de Sistemas está sendo ensinada e pesquisada em várias
universidades. Seus materiais didáticos estão em grande evolução
e demanda ainda de grandes esforços de cooperação
para serem completados.
A assimilação desses conceitos poderá melhorar
a interação dentro das instituições, já
que permite desenvolver uma visão comum, uma capacidade de leitura
e interpretação de ecossistemas naturais e humanos e avaliar
o impacto das ações humanas na natureza.
Estas novas habilidades podem abrir a possibilidade de interações
entre pessoas e grupos sociais diversos para discutir o modelo atual de
desenvolvimento e atingir novos estágios de progresso humano (sustentável)
dentro de uma sociedade madura e aberta a novas informações.
Enrique Ortega. LEIA/DEA/FEA/Unicamp (09/02/2003).
Referências:
William J. Mitsch; Sven Erik Jorgensen, 1989. “Ecological Engineering:
an introduction to ecotechnology”. John Wiley & Sons.
Charles A. S. Hall (Editor), 1995. “Maximum Power: A Festschrift on
Ecology, Energy, and Economy in Honor of Howard T. Odum”. University Press
of Colorado.
Questões:
1. Qual a importância do estudo da psique humana para viabilizar
a evolução social?
2. Como incentivar discussões públicas sobre novos modelos
de desenvolvimento?
3. Como romper com a resistência de certas pessoas em discutir
o tema?
4. Dar exemplo de universidades que trabalham com Ecologia de Sistemas.