O e-Science

O que é?

O e-Science é uma ferramenta que permite a publicação dinâmica de conteúdos relacionados à pesquisa científica. Atende à demanda dos grupos de pesquisa, permitindo a divulgação de seus projetos, participantes, documentos relacionados e da instituição a que pertencem.

Objetivo

O Scientific Literature Digital Library CiteSeer e International Statistical Institute (ISI) serviços de indexação bibliográfica respeitados pela comunidade científica, afirmam que grupos de pesquisa que mantém suas referências e trabalhos na Internet são mais citados que aqueles que não o fazem.

Esse é um dos fatores que faz com que muitos pesquisadores desejem organizar suas atividades em torno de um sítio na Internet. Entretanto, a principal barreira para que isso ocorra está na quase inexistência de ferramentas amigáveis que facilitem a organização e publicação dos trabalhos de grupos de pesquisa.

Para viabilizar esta necessidade, o Centro de Computação desenvolveu o e-Science com as propostas de:

  • Incentivar a divulgação da produção científica da Universidade através de uma infra-estrutura adequada que atenda todas áreas do conhecimento: exatas, biológicas, artes, etc.
  • Facilitar a geração de Interfaces web de projetos de pesquisa.
  • Padronizar e organizar a publicação de trabalhos de grupos de pesquisa.
  • Facilitar a interação de pesquisadores, alunos e comunidade via WEB.
  • Facilitar o gerenciamento de projetos de pesquisa.

Como funciona

O e-Science é acessível através de um sítio na internet. A ferramenta é composta por uma base de dados onde é armazenado todo seu conteúdo e dois websites: o website administrativo e o website de divulgação.

Como solicitar o acesso

Inicialmente, uma conta e-Science deve ser solicitada pelo responsável através do portal: Administração de Acesso aos Serviços Corporativos.

Solicitação de serviços

Após selecionar o tipo de vínculo, acesso link E-Science - Criação de sites de projetos pesquisa.

Solicitação de serviços

Serviços Computacionais

O Representante de Usuários da unidade, a qual pertence o pesquisador, deverá aprovar o pedido. Após o pedido aprovado, o pesquisador retirará uma senha com o Responsável pela entrega de senha de sua unidade. A senha é provisória e deverá ser trocada o mais breve possível antes do acesso aos sites e-Science.

Serviços Solicitação

Como acessar o e-Science

O pesquisador que solicitar o serviço e-Science, ao final, receberá um USERNAME/SENHA e dois endereços (URLs) de sites para administrar e divulgar seus projetos de pesquisa. Os sites têm o seguinte padrão de endereço:

  1. http://www.e-science.unicamp.br/USERNAME/
  2. http://www.e-science.unicamp.br/USERNAME/admin/

Onde USERNAME, solicitado pelo pesquisador no Sistema de Contas, identifica seu grupo de pesquisa, laboratório, etc. O USERNAME/SENHA será usado para logar no site de administração.

Exemplo: se o USERNAME solicitado for "ccdaser" os endereços (URLs) para acesso serão os seguintes:

  1. https://www.e-science.unicamp.br/ccdaser/ (este endereço deve ser divulgado à comunidade)

  2. https://www.e-science.unicamp.br/ccdaser/admin (utilize o USERNAME/SENHA obtido para logar)

Regras de utilização do serviço e-Science

A abertura de conta no e-Science está em acordo com a Decisão ConTIC (Conselho de Tecnologia de Informação e Comunicação) D08/2016, atendendo às regras de uso de Serviços Computacionais da UNICAMP.

© 2016 - Unicamp / Centro de Computação - Todos os direitos reservados