Página Principal
 


Banco de Dados


Pesquisa Musicon

 

 

Indisponível no momento
 

hoje: | última atualização: 06 de março de 2007.

Guia da Música Contemporânea Brasileira

Guia da Música
Contemporânea
B r a s i l e i r a





 
Compositores

 Solistas

 Regentes

 
Câmara

 Orquestras

 Bandas

 Grupos Vocais

 Pesquisadores

 Obras

 Mídia


 Produtores

 Ensino

 Festivais
 Documentação
 Teatros e Auditórios
 Entidades de Apoio
 Editoras





 

Selecione um link


MUSICON  CDMC UNICAMP



Pesquisadores / Researchers / Chercheurs / Forscher



TEO - Teoria Musical / Music Theory / Théorie de la Musique / Musiktheorie


Nome                        Adriana Lopes da Cunha Moreira

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, INT, TEO

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto. de Música

Cidade                      Paulínia

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       adrimauricio@uol.com.br, adrianalopes@usp.br

Http

Sinopse                     * PRÊMIOS: 1º Prêmio José Maria Neves: Mestrado (2005), concedido pela ANPPOM (Associação

                                 Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música) pela excelência da dissertação "A poética nos 16

                                Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical", desenvolvida sob orientação da analista

                                musical Profa. Dra. Maria Lúcia Pascoal, com apoio FAPESP (Fundação de Amparo à pesquisa do

                                Estado de São Paulo). Este trabalho inclui a gravação da obra em CD  *  PUBLICAÇÕES: Flashes

                                de Almeida Prado por ele mesmo, Revista Opus 4: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e

                                Pós-Graduação em Música - ANPPOM, Ano 10, n. 10. dez. 2004. ISSN: 0103-7412, pag. 73-80,

                                Campinas: ANPPOM, 2004; O inter-relacionamento entre Performance e Análise musical nos 16

                                Poesilúdios para piano de Almeida Prado, Música Hodie: Revista do Programa de Pós-graduação

                                stricto-sensu da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, v. II, n.1/2,

                                2002. ISSN 1676-3939, pag. 19-29, Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2002; Por uma

                                integração entre percepção e análise musical: Poesilúdio n.16 de Almeida Prado, Anais do 1º

                                Simpósio Internacional Cognição e Artes Musicais, ISBN 85-98826-03-9, pag. 127-133, Curitiba:

                                Deartes - UFPR, 2005, Obs: Autores: MOREIRA, Adriana Lopes; PASCOAL, Maria Lúcia;

                                Estratificação na textura através do uso de conjuntos com classes de alturas: Poesilúdio n. 6 de

                                Almeida Prado, Anais do XIV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Música da

                                ANPPOM, CD-ROM, Porto Alegre: UFRGS, 2003  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Música

                                Fundamentos Teóricos. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. Título: Formação

                                de conjuntos em peças para piano de Olivier Messiaen, Orientador: Maria Lúcia Senna Machado

                                Pascoal; Mestre em música (2002), UNICAMP, Departamento de Música, Profa. Dra. Maria Lúcia

                                Pascoal (orientadora), A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical;

                                Graduação em Música - piano, unicamp  *  ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical no

                                Departamento de Música da ECA/USP e cursa Doutorado em Música/Fundamentos Teóricos na

                                UNICAMP; recitalista de piano solo no Brasil; apresentadora do programa “Música sem fronteiras”

                                pela Rádio USP (2005); credenciada como Pesquisadora ANPPOM (2003); integra o grupo de

                                pesquisa Musicanálise / UNICAMP e  participa regularmente de congressos e PUBLICAÇÕES de

                                pesquisa em música.

 

Nome                        Adriana Miana de Faria

Áreas de Pesquisa     TEO

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       adrianamiana@aol.com

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: "Pelo Mundo da Música Viva: 1939 a 1951" OPUS-ANPPOM - Ano 5, n.5 (ago.

                                 1998). p.3-18. Rio de Janeiro: ANPPOM,1998 v.  *  TITULAÇÃO: Mestrado, Uni -Rio, CLA,

                                Programa de Pós-Graduação em Música. Mestrado em Música Brasileira. Orientadora: Saloméa

                                Gandelman. Koellreutter e a crítica de Andrade Muricy (1939 - 1951), Rio de Janeiro, 1997.269p  *

                                 ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical/Percepção Musical Avançada, Coordenadora dos

                                Programas de Extensão do Instituto Villa-Lobos e Coordenadora/Professora do curso de extensão

                                Teoria e Prática da Percepção Musical - TEPEM.

Nome                        Ana Lucia Frega

Áreas de Pesquisa     EMS, TEO

ENTID_ASS                Universidade Nacional de Rosário, Argentina

Cidade                      BUENOS AIRES

UF                             -

País                          ARGENTINA

Telefone Comercial

E-mail                       analucia@satlink.com

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: MÚSICA PARA MAESTROS. (ALF) Ed. Grão Barcelona, 1996, Escola de

                                Música (ALF) Ed.GOB. Pais Basco, 1995. PUBLICAÇÕES continuas e direção: Boletim

                                Investigação Educativa-Musical, Colégio Musical Buenos Aires. TITULAÇÃO: Doutora, Univ.

                                Nac. Rosário, Faculdade Humanidades e Artes,1996.

 

Nome                        Antônio Carlos Borges Cunha

Áreas de Pesquisa     ANM, MCO, TEO

ENTID_ASS                UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      Porto Alegre

UF                             RS

País                          Brasil

Telefone Comercial     (51) 3316-3641 / 3316-4310

E-mail                       a.cunha@terra.com.br

Http

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música (1982), UFRGS; Mestre em Contrabaixo, New England

                                Conservatory, Boston, EUA (1991); Doutor em Composição, University of Califórnia San Diego,

                                EUA (1996)  *  ATIVIDADES: Professor de Composição no Departamento de Música da

                                Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orientador do Curso de Pós-Graduação em Música da

                                UFRGS;  Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Teatro São Pedro; Regente Titular da Orquestra

                                Sesi/Fundarte

Nome                        Antônio Emanuel Guerreiro de Faria Jr.

Áreas de Pesquisa     MSI, TEO, ETN

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       aguerreiro@imagelink.com.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Mestrado em Música Brasileira, UNIRIO - Universidade do Rio de Janeiro  * 

                                ATIVIDADES: Professor Adjunto, responsável pela disciplina Harmonia dos Cursos de Licenciatura

                                 e Bacharelado do Instituto Villa-Lobos da Uni-Rio; Composição de música de concerto; Arranjos

                                de música popular

 

Nome                        Carina Joly

Áreas de Pesquisa     INT, MCO, ANA, TEO

ENTID_ASS                University of Oklahoma - The New School for Music Study

Cidade                      Princeton

UF                             NJ

País                          EUA

Telefone Comercial     +1 (609) 921-2900

E-mail                       carinajoly@ou.edu

Http

Sinopse                     ATIVIDADES: Estudante de Doutorado em Performance e Pedagogia do Piano na Universidade de

                                Oklahoma (Noman,OK, EUA) - desde Agosto 2002;

                                Teaching Graduate Assistant nas áreas de piano, teoria e apreciação musical na Universidade de

                                Oklahoma - entre Agosto de 2002 e Maio de 2006; Professora de Piano na New School for Music

                                Study (Kingston, NJ, EUA) - desde Setembro 2006

Nome                        Cecília Nazaré de Lima

Áreas de Pesquisa     ANA, TEO

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial     (31) 3499-4707

E-mail                       cecilianl@musica.ufmg.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Graduação em Música - Composição (1997), UFMG - Escola de Música; Mestrado

                                em Artes Musicais, Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes * PUBLICAÇÕES:

                                Uma possível Interpretação da refência musical em De Umbris de Oiliam Lanna. Per Musi/ Revista

                                de Performance Musical, Belo Horizonte, v. 03, p. 57-69, 2001; LIMA, C. N. ; ROCHA, S. ;

                                MONTEIRO, F. ; MARTINS, A. Coral de Trombones da UFMG: uma história em construção. In:

                                2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004, Belo Horizonte. Congresso Brasileiro de

                                Extensão Universitária (2. : 2004: Belo Horizonte, MG) Anais [recurso eletrônico]/2º. Congresso

                                Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, 2004.  *  ATIVIDADES: Professora

                                Assistente do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG

 

Nome                        Celso (Antônio) Mojola

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, MSI, TEO

ENTID_ASS                FMCG - Faculdade de Música Carlos Gomes

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       celsomojola@uol.com.br

Http                          www.celsomojola.mus.br

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em música, Uni-Rio, Centro de Letras e Artes, Dra. Carole Gubernikoff,

                                Escala e Séries: Princípios de Organização Musical, Brasil, Uni-Rio, 2003; Mestrado, Unicamp,

                                Instituto de Artes, Dr. Almeida Prado, Sinfonia: possibilidades criativas da forma extensa na música

                                contemporânea, Brasil, Unicamp, 1994; Graduação, USP, Departamento de Música, Bacharelado em

                                 Composição, Brasil, USP, 1988. Graduação, USP, Departamento de Música, Licenciatura em

                                Educação Artística, Brasil, USP, 1983. * PUBLICAÇÕES: - O músico e o mercado: afirmações e

                                contradições  ,Faculdade de Música Carlos Gomes: retrospectiva acadêmica.,37 - 44pg,São Paulo:

                                Musa Editora, 2005. - Etiam Per Me Brasília Magna ,Cadernos do Colóquio ,Ano III ,144 -  152pg

                                ,Rio de Janeiro: Uni-Rio, dez. 2001. - A formação do docente de música ,Educadores Musicais de

                                São Paulo ,48 - 53 ,São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998.  * ATIVIDADES: Faculdade

                                de Música Carlos Gomes, Chefia Geral de Departamentos, Coordenação da Área de Composição

                                Musical.

 

Nome                        Cristiane Hatsue Vital Otutumi

Áreas de Pesquisa     EMS, TEO, MTP

ENTID_ASS                UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música

Cidade                      Natal

UF                             RN

País                          Brasil

Telefone Comercial     (84) 3215-3606

E-mail                       otutumic@musica.ufrn.br, cristianeotutumi@yahoo.com.br

Http                          www.musica.ufrn.br/percepcao

Sinopse                     TITULAÇÃO: Mestrado em Música. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. *

                                ATIVIDADES: Professora de Percepção Musical, Professora de Educação Musical (Infantil), UFRN;

                                Professora convidada do curso de especialização em Arteterapia, Módulo/ Workshop: Sentindo o

                                movimento do som e do silêncio; Universidade Potiguar - UnP e Alquimy Art / SP (Natal /RN);

                                Professora convidada do curso de especialização em Arteterapia (Piracicaba/SP),  Instituto Nacional

                                de Pós Graduação - INPG e Alquimy Art / SP. (2005); Professora de Ed. Musical Infantil na cidade

                                de Campinas / SP (2005); Arteterapeuta do Espaço Frutos da Natureza, Bauru / SP (2005)

 

Nome                        Cristina Capparelli Gerling (- Maria Pavan - -)

Áreas de Pesquisa     ANA, INT, TEO

ENTID_ASS                UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      Porto Alegre

UF                             RS

País                          Brasil

Telefone Comercial     (51) 3225-1034

E-mail                       fredi.gerling@ufrgs.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: A pesquisa como objeto de investigação, Anais do I Snpp, V. I, pp.137-142,

                                Belo Horizonte: UFMG, 2000. Uniformidade e Diversidade em Execução Musical, Opus, V. I,

                                2000, http://www.musica.ufmg.br/anppom. Pesquisa em Música, formatos e finalidades, Anais do I

                                Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da UFRJ, V.I, 1999, pp.9-13, Rio de Janeiro: UFRJ,

                                1999. A Sonatina para Piano na América Latina, Anais do XIII Encontro Nacional da ANPPOM, v.

                                I, 2001, pp.122-130, Belo Horizonte, UFMG, 2001.Villa-Lobos e Chopin: O diálogo musical das

                                nacionalidades, Cadernos de Estudo: Três Estudos Analíticos, série 5, pp.9-74, PPGMUS, UFRGS,

                                 2000. * TITULAÇÃO: Bacharelado em Música, Universidade Federal de Uberlândia, Música.

                                Mestrado em Música, New England Conservatory, Piano, Victor Rosenbaum, Recital de piano,

                                Boston, 1975. Doutorado em Música, D.M.A., Boston University,School for the Arts, Joyce

                                Mekeel, Performance Analysis for Pianists: A discussion of selected procedures, Boston, 1985.

                                Pós-doutorado,University of Iowa, Music School, (visiting scholar), Latin-American Piano Music,

                                Iowa City, 1996-97  *  ATIVIDADES: Professora de Piano no Departamento de Música da

                                UFRGS, orientadora de mestrado e doutorado no PPGMUS/UFRGS; Solista com orquestras no

                                RS, recitalista no Brasil e USA

 

Nome                        Denise Cordeiro de Souza Frederico

Áreas de Pesquisa     INT, TEO

ENTID_ASS                STBSB - Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Cidade                      Porto Alegre

UF                             RS

País

Telefone Comercial

E-mail                       denisefrederico@yahoo.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - A Seleção de Cantos para o Culto Cristão: Critérios Obtidos a partir da

                                Tensão entre Tradição e Contemporaneidade na Música Sacra Cristã Ocidental.. São Leopoldo:

                                Tesede Doutorado do Curso IEPG da Escola Superior deTeologia, 1998 (Tese de Doutorado)   - 

                                Explorando Música Através do Teclado - I. Porto Alegre: UFRGS, 1993. (Tradução/Livro)  * 

                                TITULAÇÃO: Doutorado em Teologia. Escola Superior de Teologia, EST, Brasil. Título: A

                                Seleção de Cantos para o Culto Cristão: critérios obtidos a partir da tensão entre tradição e

                                contemporaneidade na música sacra cristã ocidental, 1998. Orientador: Nelson Kirst; Mestrado em

                                Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil. Título: A Trajetória

                                Contrapontística na Obra Sacra do Pe. José Mauricio Nunes Garcia: uma análise de fugas e fugatos,

                                1990 * ATIVIDADES:  professor titular do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atuando

                                 principalmente nos seguintes temas: música sacra ocidental, tradição, contemporaneidade.

 

Nome                        Dimitri de Ávila Cervo

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, TEO

ENTID_ASS                UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      Porto Alegre

UF                             RS

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       dcervo@uol.com.br

Http                          http://dcervo.sites.uol.com.br/

Sinopse                     * TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS,

                                Brasil. Título: Relação Cronointervalar: Uma Teoria para a Estruturação do Andamento Musical,

                                Ano de Obtenção: 1999. Orientador: Celso Loureiro Chaves; Mestrado em Música. Universidade

                                Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: Passacaglia Fantasia para Piano e Orquestra, Ano de

                                Obtenção: 1994. Orientador: Jamary Oliveira. * PUBLICAÇÕES: O Minimalismo e sua Influência

                                na Composição Musical Brasileira Contemporânea.. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005. v. 1. 98

                                p. * ATIVIDADES: Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do

                                Sul.

 

Nome                        Edson Sekeff Zampronha

Áreas de Pesquisa     ANA, MEL, MCO, SEM, TEO

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 6166-6520

E-mail                       edson@zampronha.com

Http                          http://www.zampronha.com

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Notação, Representação e Composição: um novo paradigma da escritura

                                musical, 298p. São Paulo: Annablume, 2000. Forms of Behaviour and a New Paradigm of

                                Perception to the Production of New Sounds, Art, Technology, Consciousness, vol.5, p. 99 - 103.

                                Roy Ascott (org.). Bristol: Intellectbooks, 2000.  Conceitos da teoria do caos aplicados à

                                composição Modelagem III, FACE., Nº4., 11,  p. 161-171. São Paulo: 1999. Onde está a música?,

                                ARTEunesp, v. 12, 19, p.115-133. São Paulo: 1996.  Música: uma metáfora do tempo.

                                ARTEunesp, v. 11, 13, p.109-121. São Paulo: 1995. * TITULAÇÃO: Graduação, UNESP,

                                Música, Brasil, São Paulo, 1988; Mestrado, UFRJ, Música, Marisa B. Rezende, Princípios e

                                Processos de Organização Musical Estruturalista, Brasil, Rio de Janeiro, 1991; Doutorado, PUC/SP,

                                 Comunicação e Semiótica, Arthur R. Nestrovski, Notação, Representação e Composição: um novo

                                paradigma da escritura musical, Brasil, São Paulo, 1998  *  ATIVIDADES: Professor Doutor do

                                Departamento de Música da Universidade Estadual Paulista - UNESP;Diretor do Grupo de Pesquisa

                                em Música , Semiótica e Interatividade na UNESP; Professor na pós-graduação em Música no

                                Instituto de Artes da UNESP; Professor na pós-graduação em Filosofia - Filosofia da Mente

                                Epistemologia e Lógica - da UNESP em Marília.

Nome                        Eduardo Campolina (Viana Loureiro)

Áreas de Pesquisa     TEO

ENTID_ASS                UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Música

Cidade

UF

País

Telefone Comercial

E-mail                       ecampoli@musica.ufmg.br

Http

Sinopse

 

Nome                        Eli-Eri Luiz de Moura

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, TEO

ENTID_ASS                UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Cidade                      João Pessoa

UF                             PB

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       elierimoura@hotmail.com

Http                          www.cchla.ufpb.br/compomus

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doctor of Music, McGill University, Theory, orient. Brian Cherney, "Noite dos

                                Tambores Silenciosos" for Symphony Orchestra, Canadá, McGill University, 2004. -  Master of

                                Music          McGill University, Theory, orient. Alcides Lanza, "Nocturnales" for Chamber Orchestra,

                                Canadá, McGill University, 1995. - Especialização em Música do Século XX      Universidade Federal

                                 da Paraíba - UFPB, Música, orient. Ilza Nogueira, "Credo"  para solistas, coro e sintetizadores,

                                Brasil, UFPB, 1988. - Bacharel em Piano  Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Música,

                                Myriam Ciarlini, Brasil, UFPB, 1985. * PUBLICAÇÕES: Interaction between the Generative Cell

                                and Symmetrical Operations in Varèse's “Octandre”, Contemporary Music Review,2004,  v.23,

                                Parte 1         pp. 17 - 44, Londres: Taylor & Francis, 2004. - Lutoslawski's Approach to Sound

                                Masses and Form in “Livre pour Orchestre”, Música Hodie, 2004, v.4, n.1, pp. 63 - 74, Goiânia:

                                UFG, 2004. - Bernstein's “Kaddish Symphony”: Genesis and Purpose, Per Musi, 2002, v.5/6, pp.

                                141 - 150, Belo Horizonte: UFMG, 2002. - The Creation of Temporal Structures in “Nocturnales”,

                                Revista Em Pauta, 2002, v.13, n.20, pp. 5 - 48, Porto Alegre: UFRS, 2002. * atividades.:

                                Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Música, professor dos programas de graduação e

                                pós-graduação em música, fundador e coordenador do Laboratório de Composição Musical da UFPB

                                 - COMPOMUS

 

Nome                        Ermelinda Azevedo Paz Zanini

Áreas de Pesquisa     EMS, ETN, MHS, TEO

ENTID_ASS                UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       ermepaz@unisys.com.br

Http                          http://usuarios.uninet.com.br/~ermepaz

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: 500 Canções Brasileiras, 179p. Rio de Janeiro: Luís Bogo Editor, 1989.

                                Villa-Lobos, Sôdade do Cordão, 100p. Rio de Janeiro: ELF Editora, 2000.  Pedagogia Musical

                                Brasileira no Século XX. Metodologias e Tendências, 293p. Brasília: MusiMed Edições Musicais,

                                2000. Jacob do Bandolim, 207p. Rio de Janeiro: Funarte, 1997. As Pastorinhas de Realengo, 137p.

                                 Rio de Janeiro: Editora Universitária da UFRJ, 1987. * TITULAÇÃO: Licenciatura em Educação

                                Artística e Graduação em Canto, UNI-RIO e UFRJ respectivamente, Instituto Villa-Lobos e Escola

                                de Música, Brasil, Rio de Janeiro, 1970 e 1974.  Aperfeiçoamento, Universidade de Rosário,

                                Instituto Superior de Música, Emma Garmendia, A Educação Musical nos níveis básico, médio e

                                superior, Argentina, Rosário, 1973.   Especialização, UFRJ, Teórico de Matérias Aplicadas, Dulce

                                Lamas, As Pastorinhas de Realengo, Brasil, Rio de Janeiro, 1974.  Especialização, UFRJ, Teórico

                                de Matérias Aplicadas, Ana Maria Porto Cursino de Moura, A importância da canção na

                                musicalização infantil, Brasil, Rio de Janeiro, 1973.  Livre-Docente, UNI-RIO, DEM, As estruturas

                                modais na musica folclórica brasileira. Sugestões para aplicação no ensino da Percepção Musical,

                                Brasil, Rio de Janeiro, 1991  *  ATIVIDADES: Atualmente é professor titular da Universidade

                                Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Artes , com ênfase em Música. Atuando

                                principalmente nos seguintes temas: folclore modal, modos antigos, modos litúrgicos, constâncias

                                modais, origens modais.

 

Nome                        Flávia Duarte Lanna

Áreas de Pesquisa     EMS, TEO

ENTID_ASS                UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto - Departamento de Artes

Cidade                      Belo Horizonte

UF                             MG

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       flanna.bhe@terra.com.br, fdlanna@terra.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES:  Conceitos Norteadores para o terceiro Grupo de Trabalho. Cidadão 21 Arte,

                                Instituto Ayrton Senna, 2004. *  TITULAÇÃO: Doutora em Educação Musical, Catholic

                                University of América, Washington.DC/USA; Mestre em Educação Musical (1995), Shenandoah

                                University, Winchester, EUA; Bacharelado - Violoncelo (1992), Universidade Federal de Minas

                                Gerais, Belo Horizonte.

Nome                        Flávio Oliveira

Áreas de Pesquisa     MCO, TEO, ANA

ENTID_ASS

Cidade                      Estância Velha

UF                             RS

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       floliva@terra.com.br

Http

Sinopse

 

Nome                        Ilza Maria Costa Nogueira

Áreas de Pesquisa     MCO, TEO, MCO

ENTID_ASS                UFPB - Universidade Federal da Paraíba - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - Depto de

                                Música

Cidade                      João Pessoa

UF                             PB

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       nogueira.ilza@gmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES Ernst Widmer: Perfil Estilístico, Salvador, Esc. de Mus. da UFBA, 198p;

                                Simetrias I: Uma Estrutura Cromático-Diatônica in "A música de Jamary Oliveira: Estudos

                                analíticos"; Porto Alegre, UFRGS, 1994, p.49-58; O Grupo de Compositores da Bahia

                                (1966-1975): Uma Proposta de Educação Musical Formal e Informal Crivada de novos Paradigmas

                                Culturais, Anais do VI Simpósio Paranaense de Educação. Musical, Londrina, 1997, p. 41-54.  * 

                                TITULAÇÃO: PhD em Teoria da Música (1991), Yale University, New Haven, EUA; Doutora em

                                Composição (1985) e Mestre em Composição (1983), State University of New York at Buffalo,

                                Music Department, Transforms, Buffalo,USA; Neues Musiktheater (1977), Staatlche Hochschule für

                                Musik Köln, Colônia, Alemanha; Bacharelado em Música - Piano (1972), UFBA  * 

                                ATIVIDADES: Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Música, Professor pesquisador,

                                Editor da Revista Claves (Periódico do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB); CNPq -

                                Pesquisador e consultor ad hoc

Nome                        José Eduardo Martins

Áreas de Pesquisa     MHS, TEO

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       cmu@eca.usp.br, martins.je@terra.com.br

Http

Sinopse                     TITULAÇÃO: Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: O idiomático

                                Técnico-Pianístico na obra de Claude Debussy, Ano de obtenção: 1990.

 

Nome                        Luciana (Pires de Sá) Requião

Áreas de Pesquisa     EMS, TEO, ETN

ENTID_ASS                UFF - Universidade Federal Fluminense

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2553-3012

E-mail                       lucianarequiao@inpauta.com.br

Http                          www.inpauta.com.br/lucianarequiao

Sinopse                     ATIVIDADES:Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF. *

                                PUBLICAÇÕES: Escrita: um tabú na Educação Musical, Revista Plural, ano 1, nº. 1, dezembro

                                1998; Compositores, Mãos à Obras, Backstage nº41, abril 1998; Escrevendo para Violão Solo,

                                Backstage nº 50, janeiro 1999; Pesquisando o Finale, Backstage nº 55, junho 1999; As Bienais de

                                Música Brasileira Contemporânea, XII Semana de Debates Científicos da UNI-RIO, Resumo, 1998;

                                Resenha do CD BANDOLIM & VIOLÃO de Alfredo Machado e Bartholomeu Wiese, Revista

                                Guitar Player nº27, abril 1998, Trama Editorial Ltda; O Músico-Professor, 114 p., Rio de Janeiro:

                                Booklink, 2002; Reflections on the professional musician's formation in the scope of the institutions

                                 of  higther education in Brazil, Preparing musicians making new sound worlds, p. 185-193,

                                Barcelona, Spain: Escola Superior de Música de Catalunya, 2004; Saberes e competências no âmbito

                                 das escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional

                                do músico, Revista da ABEM, Número 7, p. 59-67, Porto Alegre: Associação Brasileira de

                                Educação Musical, 2002; Escolas de Música alternativas e aulas particulares: uma opção para a

                                formação profissional do músico, Cadernos do Colóquio 2001, ano IV, p. 98-108, Rio de Janeiro:

                                CLA/UNI-RIO, 2003. * TITULAÇÃO: Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística -

                                Habilitação em Música, pela Universidade do Rio de Janeiro - UNI-RIO; Mestrado em Música e

                                Educação, UNIRIO - CLA, Regina Márcia Simão Santos, Saberes e competências no âmbito das

                                escolas de música alternativas: a atividade docente do músico-professor na formação profissional do

                                músico, Brasil, UNI-RIO, 2002.

 

Nome                        Luciane Beduschi

Áreas de Pesquisa     ANA, MAN, MHS, TEO

ENTID_ASS                Université de Paris-Sorbonne (Paris IV)

Cidade                      Puteaux - Île de France

UF

País                          FRANÇA

Telefone Comercial

E-mail                       lucianebeduschi@hotmail.com

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES :Sigismund Neukomm, Canon énigmatique à huit voix, Rio de Janeiro 1821.

                                Reconstitution et démontage d'une énigme. Musurgia, Paris, 2006. - Survivance du Canon

                                énigmatique au début du XIXe siècle, le cas de Sigismund Neukomm. Canon Volume, Bélgica,

                                2006  * TITULAÇÃO: Doutorado, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV), UFR de Musique et

                                musicologie, orient. Nicolas Meeùs, "Vie et Oeuvre de Sigismund Neukomm", França, previsão

                                para julho / dezembro de 2006; Mestrado, Université de Paris-Sorbonne (Paris IV), UFR de

                                Musique et musicologie, orient. Nicolas Meeùs, "La Musique pour clavier de Sigismund Ritter von

                                Neukomm, projet de thèse", França, outubro de 2002; Especialização, Conservatoire Municipal

                                Claude Debussy, orient. Ilton Wjuniski; Graduação, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),

                                 Instituto de Artes, orient. Helena Jank  *  ATIVIDADES: Professora de piano e de cravo /

                                Administração e documentação, Direction de la Recherche, Euler Hermes Sfac Crédit

 

Nome                        Marcos Vinício Cunha Nogueira

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, TEO

ENTID_ASS                UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música - Depto. de Composição

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       mvinicio@centroin.com.br

Http                          http://www.cron.mus.br/

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - O imaginário metafórico da escuta, Semiosfera: revista de comunicação e

                                cultura, 2003, ano 3, nº 4-5, Rio de Janeiro: ECO/UFRJ - Dos sons à imagem da música, Revista

                                Brasiliana, 2003, nº 15, Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música - Música como

                                desrealização, Revista Brasileira de Música, Nº23, p.51-67, Rio de Janeiro, 2002 - Condições de

                                interpretação musical, Debates - Cadernos da Pós-Graduação em Música/ UNI-Rio, Nº3, p.57-80,

                                Rio de Janeiro, 1999 - A estética do intencional: os produtos da composição musical, Anais do XIII

                                Encontro Nacional da ANPPOM, Nº I, p.316-321, Belo Horizonte, 2001 - Experiência temporal e

                                memória na composição musical, Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação - EM/UFRJ,

                                 p.45-52, Rio de Janeiro, 2002 - Composição musical: texto, sinal e sentido, Anais do 2º Colóquio

                                de Pesquisa da Pós-Graduação - EM/UFRJ, p.42-48, Rio de Janeiro, 2001  *  TITULAÇÃO:

                                Graduação em Composição, UFRJ, Escola de Música- Dep. Composição, Marisa Rezende, Brasil,

                                Rio de Janeiro, 1990; Mestrado em Musicologia, UNI-Rio, Música brasileira, Carole Gubernikoff,

                                Música e Ficção: introdução a uma estética da recepção musical, Brasil, Rio de Janeiro, 1996;

                                Doutorado em Comunicação e Cultura, UFRJ, Escola de Comunicação, Priscila Kuperman, Brasil,

                                Rio de Janeiro, 2004. * ATIVIDADE: UFRJ, Departamento de Composição, Professor Adjunto de

                                Composição  *  ATIVIDADES: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Música, Dep. de

                                 Composição, Professor Assistente do Setor de Composição (desde 1998).

 

Nome                        Maria da Conceição Costa Perrone

Áreas de Pesquisa     INT, MAN, MHS, EMS, TEO, ETN, MTP

ENTID_ASS                UFBA - Universidade Federal da Bahia e UCSAL - Universidade Católica do Salvador

Cidade                      Salvador

UF                             BA

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       perrone@ufba.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - A Música na Época da Conjuração dos Alfaiates. Animai Vos Povo Baiense A

                                 Conspiração dos Alfaiates, Salvador: Omar G. Editora, v. 1, n. 1, p. 77-89, 1999  -  Instituto de

                                Música: Um Século de Tradição Musical na Bahia. Instituto de Música Um Século de Tradição

                                Musical na Bahia, Revista Eletrônica URUCUNGO, v. 1, n. 1, p. 1-8, 1997  -   Música de Jamary

                                Oliveira. A Música de Jamary Oliveira Estudos Analíticos, Porto Alegre: Setor Gráfico, v. 1, n. 1,

                                p. 1-4, 1995   *  TITULAÇÃO: Doutorado em Música. Universidade Federal da Bahia, UFBA,

                                Brasil. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Júnior, 2002; Mestrado em Música. Universidade

                                Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: os caboclos de itaparica: historia, musica e simbolismo,

                                1996. Orientador: Manuel Vicente Ribeiro Veiga Junior  *  ATIVIDADES: Professor Assistente,

                                UFBA, Salvador, BA; Professor Titular, Universidade Católica do Salvador, UCSAL

 

Nome                        Maria de Lourdes Sekeff Zampronha

Áreas de Pesquisa     MHS, TEO, EMS

ENTID_ASS                UNESP - Universidade Estadual Paulista - Instituto de Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       mlsekeff@gmail.com

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Curso e Discurso do Sistema Musical, 190p., São Paulo: Annablume, 1996; Arte

                                 e cultura: estudos interdisciplinares (org.), 143p., São Paulo: Annablume/ FAPESP, 2001; Arte e

                                Cultura: estudos interdisciplinares. p.123-138. São Paulo: Annablume/ FAPESP, 2001; Music and

                                Education Onde está a música? Abstracts - ISME - International Society of Music Education, v. 12,

                                p.115, Amsterdã - Holanda: Ed. ISME, 1996; José Maurício: punkt und Kontrapunktpo, Revista

                                Hans Staden, v. do Jubileu de Ouro, p. 85-91. 1989, São Paulo, Ed. Hans Staden; Da Música, seus

                                usos e recursos, 2002, ISBN: 85-7139-442-3, 172p., São Paulo, ed.Unesp, 2002; Arte e Cultura II:

                                estudos interdisciplinares, livro organizado junto com o prof. Edson Zampronha, 2002,

                                ISBN85-7417-312-7, 104 p., São Paulo, Annablume e FAPESP; Arte e Cultura III: estudos

                                transdisciplinares,  livro organizado junto com o prof.Edson Zampronha, 2004,

                                ISBN85-7419-432-8, 125p., São Paulo, Annablume e FAPESP. * ATIVIDADES: Profa.

                                Livre-Docente e Profa. Titular (aposentada) do Instituto de Artes da UNESP. Foi Coordenadora do

                                Pós-graduação, Vice-Coord., Chefe do Dep.de Música, Coordenadora do Bacharelado. *

                                TITULAÇÃO: Graduação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Música, Brasil, São Paulo,

                                1962; Especialização em Música, UFRJ, O piano, sua pedagogia, 1970;  Doutorado, Universidade

                                Federal do Rio de Janeiro, Música, Yolanda Vilhena Ferreira, Da Realização Musical: cópia ou

                                recriação, Brasil, São Paulo, 1969; Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica, PUC/SP,

                                Dra.Samira Chalhub, A intersemiose musical, 1985. * atividades.: Orientação em Programa de

                                Pós-graduação em Música, Unesp e pesquisadora; Líder do Grupo de Pesquisa, Sistema Musical,

                                discurso de uma cultura. Criou e dirige o Movimento Nacional Ritmo e Som da Unesp, voltado à

                                pesquisa e extensão.  Membro da Comissão Editorial da Annablume.

 

Nome                        Maria Lúcia Pascoal

Áreas de Pesquisa     ANA, MSI, TEO, MCO

ENTID_ASS                UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas - Instituto de Artes - Depto de Musica

Cidade                      Campinas

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (19) 8112-4295

E-mail                       alux@sigmanet.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: - Estrutura tonal: Harmonia, livro eletrônico, 2002, 133 pg, São Paulo:Cia.

                                Editora Paulista, <cultvox.com.br> - Villa-Lobos - A prole do bebê. Estratégias da textura como

                                recurso composicional, Per-Musi , 2005. vol. 11 , 95-105pg, Belo Horizonte: UFMG - Claudio

                                Santoro:Três Prelúdios sobre uma série.Análise e interpretação. , Música Hodie , 2002.vol. II N.

                                1/2. , 73-86pg, goiânia: UFGO - O intérprete e a indeterminação , I Seminário Nacional de Pesquisa

                                 em Performance Musical. Anais.... , 2001, PUBLICAÇÕES em CD-ROM, 267-280pg, Belo

                                Horizonte:UFMG - Debussy, o compositor de sonoridades , Cadernos de Estudo: análise Musical,

                                1991 , 1-13pg, São Paulo: Atravez * TITULAÇÃO: Doutorado, UNICAMP, Música, Prof. Dr. José

                                 Antonio de Almeida Prado, Prelúdios de Debussy: reflexo e projeção  , Brasil, Unicamp, 1990. *

                                ATIVIDADES: Unicamp, Dep. de Música, CPG, professora, pesquisadora e orientadora.

 

Nome                        Mario Lima Brasil

Áreas de Pesquisa     ETN, TEO

ENTID_ASS                UNB - Universidade de Brasília - Instituto de Artes - Departamento de Música

Cidade

UF

País

Telefone Comercial

E-mail                       mario@unb.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Visão do Terreiro. In: Seminário: Pajelança e Encantaria na Amazônia, 2002,

                                Belém. Seminário: Pajelança e Encantaria na Amazônia, 2002  -  Mudança musical e legitimização.

                                In: VII Encontro de Antropólogos do Norte-Nordeste, 2001, Recife. VII Encontro de Antropólogos

                                do Norte-Nordeste, 2001   *  TITULAÇÃO: Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade

                                 de São Paulo, USP, Brasil. Título: As mudanças musicais do babassuê gravado em 1938 em

                                Belém do Pará,  2001. Orientador: Dilma de Melo Silva; Mestrado em Música. Universidade de

                                Música e Artes de Tóquio, GEIDAI, Japão. Título: Estudo Comparativo da maneira de se tocar

                                trompa no ocidente e oriente, 1993. Orientador: Kozo Moriyama  *  ATIVIDADES: Professor

                                Adjunto UNB

Nome                        Marisa Ramires Rosa de Lima

Áreas de Pesquisa     MSI, TEO

ENTID_ASS                UniFMU FIAM FAAM

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 3326-6412

E-mail                       marisa.ramires@terra.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Exercícios de Teoria Musical: uma abordagem prática, 167pg, São Paulo:

                                Embraform, 200, 6ª.edição - A teoria de Costère: uma perspectiva em análise musical, 436pg, São

                                Paulo: Embraform, 2001 - As bases da Teoria de Edmond Costère Anais da ANPPOM 1998

                                267-272, Campinas - SP  *  TITULAÇÃO: - Mestrado, UNESP, Instituto de Artes, Profa. Dra.

                                Maria de Lourdes Sekeff Zampronha, O estudo da teoria de Edmond Costère segundo seu livro Lois

                                et Styles des Harmonies Musicales, Brasil, SP, 1999 - Bacharelado em Música - Composição e

                                Regência, Faculdades de Artes Alcântara Machado, 1986  *  ATIVIDADES: UniFMU FIAM

                                FAAM, depto. de Música, Professora titular de Harmonia

 

Nome                        Mauro Botelho

Áreas de Pesquisa     ANA, TEO

ENTID_ASS                Davidson College

Cidade                      Davidson

UF                             NC

País                          EUA

Telefone Comercial

E-mail                       mabotelho@davidson.edu

Http                          http://www1.davidson.edu/academic/music/people/mabotelho/

Sinopse                     ATIVIDADES: Professor Associado de Música, Daviddon College

Nome                        Pablo Sotuyo Blanco

Áreas de Pesquisa     ANA / C&M / MEL / MCO / MAN / MHS / TEO

ENTID_ASS                UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música

Cidade                      Salvador

UF                             BA

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       psotuyo@ufba.br

Http                          http://www.ufba.br/~psotuyo/

Sinopse                     *  TITULAÇÃO: Graduação em composição, Escola Universitária de Música de Montevidéu,

                                orient. Antonio Mastrogiovanni, Uruguay, Montevideo, 1997. Doutor em Música: Universidade

                                Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação, orient Jamary Oliveira - Manuel Veiga. Modelos

                                Pré-Composicionais nas Lamentações de Jeremias no Brasil, Brasil, UFBA, 2003  * 

                                ATIVIDADES: UFBA, PPGMUS / EMUS / Docente e Pesquisador.

 

Nome                        Paulo Costa Lima

Áreas de Pesquisa     TEO, MCO, EMS

ENTID_ASS                UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música - Departamento de Composição

                                Literatura e Estruturação Musical

Cidade                      Salvador

UF                             BA

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       pclima@ufba.br, paulocostalima@terra.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Ernst Widmer e o ensino de composição musical na Bahia. Salvador:

                                Copene-Fazcultura, 1999. v. 1. 358 p  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Artes. Universidade de São

                                Paulo, USP, Brasil. Título: Estrutura e superfície na música de Ernst Widmer: As estratégias

                                octatônicas, 2000. Orientador: José Eduardo Gandra Martins; Doutorado em Educação. Universidade

                                 Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Título: O Ensino de Composição Musical: A Pedagogia de Ernst

                                Wiedmer, 1999. Orientador: Sérgio Coelho Borges Farias  *  ATIVIDADES: Atualmente é

                                Presidente da Fundação Gregório de Mattos, órgão responsável pela cultura em Salvador, e  professor

                                 Adjunto da UFBA

 

Nome                        Regina Márcia Simão Santos

Áreas de Pesquisa     EMS, MSI, ETN, TEO

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       reginamarcia@bighost.com.br

Http

Sinopse                     PUBLICAÇÕES: Repensando o Ensino da Música, Cadernos de Estudo: Ed. Musical Nº 1, São

                                Paulo, Atravez, 1990, p. 31-52; A Natureza da Aprendizagem Musical e suas Implicações

                                Curriculares: Análise comparativa de 4 Métodos, ABEM, Revista de Ed. Musical v.2. P.Alegre,

                                1994, pp.07-112; A Pesquisa no Ensino da Música, Anais 5º Encontro ABEM e 5º Simpósio

                                Paranaense Ed. Música Londrina, 1996, p.145-169  *  TITULAÇÃO: Doutorado em Comunicação,

                                Esc. de Comunicação, UFRJ, Área de concentração Semiologia/Música; Mestre em Educação,

                                UFRJ, Fac. Educação, orient. E. Vieira, J.M.Neves, M.H.Novaes: "Natureza da Aprendizagem

                                Musical e suas Implicações Curriculares", RJ, Brasil; Especialização em Didática da Iniciação

                                Musical, UFRJ, 1973; Bacharelado em Música - Piano, UNIRIO, 1972.  * ATIVIDADES:

                                Aposentada na UNIRIO por tempo de serviço (abril 2006), continua colaborando no

                                Mestrado/Doutorado, a convite.

 

Nome                        Ricardo Mazzini Bordini

Áreas de Pesquisa     ANA, C&M, MEL, MCO, EMS, TEO

ENTID_ASS                UFBA - Universidade Federal da Bahia - Escola de Música - Departamento de Composição

                                Literatura e Estruturação Musical

Cidade                      Salvador

UF                             BA

País                          Brasil

Telefone Comercial     (71) 3336-7421

E-mail                       bordini@ufba.br

Http                          http://www.twiki.ufba.br/twiki/bin/view/Main/MazzBord

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: - Do Que Pudera Lembrar-se o Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. ICTUS,

                                Salvador, n. 2, p. 116-164, 2001 -  Uma Breve Visão d'O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua. Art,

                                Salvador, n. 23, p. 131-136, 1995   *   TITULAÇÃO: Doutorado, UFBA - CLEM, Jamary

                                Oliveira, A Teoria Pós-tonal e o Processador de Classes de  Notas Aplicados à Composição

                                Musical: um tutorial, Brasil, UFBA, 2003; Mestrado, UFBA - CLEM, Jamary Oliveira, Do Que

                                Pudera Lembrar-se "O Barqueiro Cujo Barco Era a Lua", Brasil, UFBA, 1994; Graduação em

                                Música -  Regência, UFRGS, 1987; Graduação em Música - Composição, UFRGS, 1986  * 

                                ATIVIDADES: Professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia lotado no Depto.

                                de Composição, Literatura e Estruturação Musical

 

Nome                        Ricardo Tacuchian

Áreas de Pesquisa     TEO, MCO, MHS

ENTID_ASS                UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Centro de Letras e Artes - Instituto

                                Villa-Lobos

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2511-3350

E-mail                       rtacuchian@terra.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Pesquisa Musicológica e Vida Musical Contemporânea, Revista da Sociedade

                                Brasileira de Música Contemporânea, ano 1, v. 1, 1994, p. 93-105, Goiânia: Sociedade Brasileira de

                                 Música Contemporânea; Estrutura e Estilo na Obra de Bela Bartok, Revista Brasileira de Música, v.

                                 21,1994/95, p. 1-17, Rio de Janeiro: UFRJ;  Música Pós-Moderna no final do século, Pesquisa e

                                Música, v. 1, nº 2, dez/1995, p. 25-40, Rio de Janeiro: Conservatório Brasileiro de Música;

                                Fundamentos Teóricos do Sistema-T, Debates: Cadernos do Programa de Pós-graduação em

                                Música, 1, 1997, p. 45-68, Rio de Janeiro: PPGM/Unirio;  O Sinfonismo Guarnieriano, SILVA,

                                Flávio (org), Camargo Guarnieri - o tempo e a música, 2001, p. 447-453, Rio: Funarte, São Paulo:

                                Imprensa Oficial do Estado de São Paulo  *  TITULAÇÃO: Doutorado em composição, University

                                of Southern califórnia, orientador Stephen Hartke, "Hayastan, a ballet for orchestra", USA, 1990;

                                Mestrado em Musicologia, Universidade Nova de Lisboa, Lopes-Graça e a Música no Brasil,

                                Portugal, 2002/03  *  ATIVIDADES: Professor Titular do Departamento de Composição e

                                Regência, UNIRIO.

Nome                        Roberto Antonio Saltini

Áreas de Pesquisa     TEO

ENTID_ASS

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       rsaltini@yahoo.com.br

Http                          http://br.geocities.com/rsaltini

Sinopse                     TITULAÇÃO: Doutorado em Teoria Musical, State University of New York at Buffalo (SUNY

                                Buffalo), 1992; Mestrado em Percussão, State University of New York at Buffalo (SUNY Buffalo),

                                1992; Bacharelado em Percussão, UNESP, 1989.

 

Nome                        Rodolfo Caesar

Áreas de Pesquisa     MCO, C&M, TEO

ENTID_ASS                UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Escola de Música

Cidade                      Rio de Janeiro

UF                             RJ

País                          Brasil

Telefone Comercial     (21) 2240-1491

E-mail                       caesar@acd.ufrj.br

Http                          http://www.ufrj.br/lamut

Sinopse                     *  PUBLICAÇÕES: - Círculos Ceifados, Sítio na web para divulgação científica de obra

                                musical,1997, http://www.ufrj.br/lamu/cropsite - Un peu de tout entre l'analyse, l'écoute et la

                                composition, LIEN - Revue d'Esthétique Musicale, 2006, Bélgica, Musiques & Recherches, 2006 -

                                Tinnitus,obra musical acusmática em oito canais,2005, 20mins, Rio de Janeiro, Centro Cultural

                                Telemar, 2005 - Sussurro, Sítio na web para documentação de obras musicais, 2005,

                                http://sussurro.musica.ufrj.br/ - 3 Clips, obra musical multimídia,2003, 11 minutos, Centro

                                Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 2003  * TITULAÇÃO: - Doutorado, University of East

                                Anglia, Music Centre, Dr. Denis Smalley, The composition of electroacoustic music, Inglaterra,

                                UEA, 1992. - Especialização, UFRJ, Filosofia e Ciências Sociais, Brasil, UFRJ, 1982. -

                                Especialização, Stage GRM ,Groupe de Recherches Musicales ,Pierre Schaeffer ,Diplôme de musique

                                 éléctroacoustique et recherche musicale ,França, Conservatoire National Supérieur de Musique de

                                Paris - GRM, 1976. - Especialização, Stage Informatique, GRM ,Bénédict Maillard, França, GRM,

                                1983. - Graduação, UNIRIO, Instituto Villa-Lobos, Licenciatura plena em música  * 

                                ATIVIDADES:  Professor na Escola de Música da UFRJ, pesquisador do CNPq, compositor.

 

Nome                        Rogério Luiz Moraes Costa

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, INT, TEO

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial     (11) 3091-4137

E-mail                       rogercos@usp.br / r.moraes.costa@uol.com.br

Http

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: Reflexões sobre a crise de comunicabilidade da música contemporânea: a música

                                 é linguagem?, Revista Música Hodiie, UFG, 2004, vol.4, n. 1, pag. 75-90, Goiânia, Go, 2004; O

                                ambiente da improvisação musical e o tempo, Revista Per Musi de performance musical, UFMG,

                                2002, v.5 e 6, p. 5-13, Belo Horizonte, MG, 2002; Improvisação livre e idiomática: a máquina e o

                                mecanismo, Revista Hodie, UFG, 2002, v.II, p. 95-101, Goiânia, GO, 2002; O ambiente da livre

                                improvisação: referências para um campo de consistência, Anais do XIV Congresso da Anppom,

                                2003, CD-ROM, Porto Alegre, RS, 2003; Idéias sobre improvisação: composição e interpretação em

                                 práticas interativas, Anais do XIII Congresso da Anppom, 2001, v.II, p. 462-468, Belo Horizonte,

                                MG, 2001; Apontamentos sobre harmonia: por uma abordagem abrangente, XV Congresso das

                                Anppom - Anais, 2005, CD -ROM, Rio de Janeiro, 2005  *  TITULAÇÃO: Doutorado em

                                semiótica, PUC/SP - Depto. de Comunicação e Semiótica, O músico enquanto meio e os territórios

                                da livre improvisação, Dr. Silvio Ferraz, Brasil, 2003, USP; Mestrado em Música, ECA-USP -

                                Depto de música, Suíte Improviso - a construção da improvisação: composição e interpretação em

                                propostas interativas, Marco Antonio da Silva Ramos, Brasil, 2000; Graduação em Educação

                                Artística (licenciatura) - habilitação música, ECA - USP - Depto. de Música  *  ATIVIDADES:

                                ECA- USP, Departamento de Música, professor, coordenador da graduação.

 

Nome                        Rubens Russomano Ricciardi

Áreas de Pesquisa     ANA, MCO, INT, MHS, MSI, TEO

ENTID_ASS                USP - Universidade de São Paulo - Escola de Comunicação e Artes - Depto de Música

Cidade                      Ribeirão Preto

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       rrrr@usp.br

Http                          www.musica.pcarp.usp.br

Sinopse                     * PUBLICAÇÕES: A recepção à obra de Bach. Diapason Nº 2, São Paulo, v. 1, p. 42-44, 2006. -

                                Jdanov, Brecht, Eisler e a Questão do Formalismo. Revista Música, São Paulo, v. 8, n. 12, p.

                                167-205, 1997. - Eisler in Brasilien - Erfahrungsbericht eines jungen Komponisten. Musik Und

                                Gesellschaft 7 88, Berlin-Henschelverlag, v. 1, p. 367-369, 1988.    * TITULAÇÃO:

                                Livre-docência. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Título: "Candelárias" - processo de criação

                                 musical na concepção de um compositor, Ano de obtenção: 2003. - Doutorado em Artes.

                                Universidade de São Paulo, USP, Brasil.  Título: Manuel Dias de Oliveira - um compositor

                                brasileiro dos tempos coloniais - partituras e documentos, Ano de Obtenção: 2000.    *

                                ATIVIDADE: Docente junto ao Departamento de Música da ECA-USP (desde 1999). Nomeado em

                                26 de setembro de 2002 coordenador do novo Departamento de Música da ECA-USP em Ribeirão

                                Preto.

 

Nome                        Tatiana Catanzaro

Áreas de Pesquisa     MCO, TEO

ENTID_ASS

Cidade                      São Paulo

UF                             SP

País                          Brasil

Telefone Comercial

E-mail                       tatcat@uol.com.br

Http

Sinopse                     *  PUBLICAÇÕES:Influências da linguagem da música eletroacústica sobre a linguagem da música

                                contemporânea para instrumentos mecânicos entre as décadas de 1950-70. Anais do V Fórum do

                                Centro de Linguagem Musical, São Paulo, p. 73-85, 2002. - Ora H: Uma análise demonstrativa do

                                tecnomorfismo no Brasil da década de 1980. Anais do Fórum do Centro de Linguagem Musical

                                USP, São Paulo, v. VI, p. 108-118, 2004.  *  TITULAÇÃO: Mestrado em

                                Música, USP, Fernando Iazzetta, Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental

                                 e vocal sob a influência da música eletroacústica entre as décadas de 1950-70, Brasil, USP - 2003;

                                Graduação em Música, USP, 1999.

 

 

 

 


CONTATO   |  SOBRE O CDMC  |   EXPEDIENTE    REVUE  |   HOME  |   UNICAMP  |   IAMIC


© 2000 CDMC - BRASIL/UNICAMP. Todos os direitos reservados.