FWD cdmc Nº15  - 15/04/2011

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DE MÚSICA CONTEMPORÂNEA

CDMC - CIDDIC

Acesse nosso site : www.unicamp.br/ciddic

 

 

 

1 -CONCURSO : Concorso nazionale di composizione Francesco Agnello

 

2 -CONCURSO : Banda Sinfônica de São Paulo

 

3 -CONCURSO : Professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás para percussão

 

4 -CALL : Lithuanian Academy of Music and Theatre

 

5 -CALL : The 7th Art of Record Production Conference

 

6 -CALL : AMIA 2011 (The Association of Moving Image Archivists)

 

7 -CALL : SIMPÓSIO INTERNACIONAL => Cultural Counterpoints / Musical Interactions between the US and Latin America

 

8 -DIVULGAÇÃO : 4o. Encontro Internacional do IRSA - International Rhythmic Studies Association

 

9 -DIVULGAÇÃO : Festival de Música de Ourinhos acontece em Julho

 

10 -DIVULGAÇÃO : 21o. IASJ - International Association of School of Jazz

 

11 -DIVULGAÇÃO : Rencontre inter-réseaux • CHANGEMENT D'INTERVENANT • vendredi 22 avril 2011

 

12 -DIVULGAÇÃO : JREM online

 

13 -DIVULGAÇÃO : A MÚSICA NO TEMPO E O ESTUDO MUSICAL

 

14 -DIVULGAÇÃO : Vencedores do Concurso Jovens Solistas

 

15 -DIVULGAÇÃO : Trio Puelli, dia 16/04, lançamento do CD Primma

 

16 -DIVULGAÇÃO : Dia Nacional do Choro em Tatuí

 

17 -CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - Agenda Maio l 2011

 

18 -CONCERTO : MusiCâmara apresenta Quarteto de Sopros da UFRGS

 

19 -CONCERTO : Concerto OSPA

 

20 -CONCERTO : PIANISTA LICIA LUCAS E LANÇAMENTO DO LIVRO A GENEALOGIA DO PIANO

 

21 -CONCERTO : Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí estreia temporada dia 16

 

22 -CONCERTO : FABIO ZANON - Fundação Maria Luiza e Oscar Americano

 

23 -CONCERTO : Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

 

24 -CONCERTO : 16/4 - BRAVIO, 19/4 - Violoes da UFU

 

25 -CONCERTO : ETH Big Band (Zuchich - Suíça) e e o grupo ÔCTÔCTÔ (São Paulo-Brasil)

 

26 -MASTERCLASS : Violão com Marcos Victora-Wagner

 

27 -NEWS : Newsletter Avril 2011

 

28 -NEWS : Now and Soon in New York and the World

 

29 -NEWS : {modisti news} Dongle Doc . L’outre est tombée

 

30 -NEWS : L'Education Musicale Lettre d'information n°48 Avril 2011

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

1 -          CONCURSO : Concorso nazionale di composizione Francesco Agnello 

 

De: newsletter@cidim.it

____________________________________________

 

 

 

Cari amici,

vi informo che il CIDIM bandisce il Concorso Nazionale di Composizione "Francesco Agnello".

A quattro mesi dalla sua scomparsa lo vogliamo ricordare per l’impegno e l’attenzione che ha sempre dedicato ai compositori, specialmente i più giovani.

Il concorso è per musica sinfonica e da camera, il termine per la presentazione delle partiture è il 28 novembre 2011.

Le partiture vincitrici saranno inserite, a cura del CIDIM, nelle stagioni sinfoniche e da camera delle principali istituzioni italiane.

Contiamo sul vostro contributo per la diffusione del bando!

Ringraziandovi anticipatamente per la collaborazione, invio i miei migliori saluti.

Luigi Corbani

Presidente CIDIM

 

Concorsi di composizione
Concorso Nazionale di Composizione "Francesco Agnello"

Limite di età: compositori di nazionalità italiana nati dopo il 31 dicembre 1971
Termine di iscrizione: 28 novembre 2011

Composizione per orchestra sinfonica e orchestra da camera.
Per il brano di musica sinfonica, l’organico strumentale dovrà comprendere: 2 flauti, 2 oboi, 2 clarinetti, 2 fagotti, 2 corni, 2 trombe, timpani, un esecutore di percussioni, archi.
Per la musica da camera, l’organico strumentale non potrà comprendere più di otto esecutori nelle formazioni di quartetto, quintetto, sestetto e doppio quartetto d’archi, quintetto di fiati...
continua a leggere >

.

 

Puoi leggere qui le altre notizie di concorsi

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

2 -          CONCURSO : Banda Sinfônica de São Paulo 

 

De: extmusica@ufrgs.br

____________________________________________

 

 

 

PROCESSO SELETIVO DE INSTRUMENTISTAS PARA A BANDA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

A APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte - abre inscrições para Processo Seletivo de instrumentistas para integrar a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.



As inscrições serão realizadas no período de 05/04/2011 até às 17h00 do dia 20/04/2011, exclusivamente através do site da APAA.


INSCRIÇÕES

Ao se inscrever, o candidato DECLARA ESTAR CIENTE do regulamento anexo, não podendo alegar desconhecimento do mesmo durante o Processo Seletivo. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição online referente ao instrumento desejado e providenciar o envio de currículo e gravações conforme descrito no item 2.4 do regulamento.

Os materiais solicitados devem ser enviados para o Teatro Caetano de Campos, sito à Rua Bueno de Andrade, 715 - Aclimação - SP - CEP 01526-000



Estão abertas vagas para os seguintes instrumentos:


Flauta em Dó - músico tutti (1 vaga);

Clarinete substituto de Requinta - músico tutti (1 vaga).






OBS. PARA SER AUDICIONADO, O CANDIDATO DEVE PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO!
OS CANDIDATOS QUE FOREM PARA AUDIÇÃO SEM TEREM PREENCHIDO ESSE FORMULÁRIO TERÃO SUA AUDIÇÃO VETADA.
AS INFORMAÇÕES COLOCADOS NESSA FICHA DE INSCRIÇÃO SERÃO ENVIADAS AO BANCO DE DADOS DA APAA E ENTREGUES AOS MEMBROS DA BANCA JULGADORA NO INICIO DAS AUDIÇÕES.



PROCESSO SELETIVO E AUDIÇÕES

O processo seletivo constará de duas fases:

primeira fase: análise de currículo e gravações;
egunda fase: audição presencial.

Serão convocados para audição presencial os melhores colocados na primeira fase do Processo Seletivo, até o limite de 8 (oito) candidatos por instrumento.



RESULTADO

O resultado da primeira fase será disponibilizado no site da APAA (www.apaacultural.org.br) no dia 02/05/2011; os candidatos selecionados para a segunda fase receberão email com data, horário e local para realização de audição presencial.







PARA SE INSCREVER

FLAUTA EM DÓ - clique aqui
CLARINETE SUBSTITUTO DE REQUINTA -  clique aqui

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

3 -          CONCURSO : Professor substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás para percussão   

 

De: marinapianista@hotmail.com

____________________________________________

 

 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

 

 

EDITAL Nº 020, DE 05 DE ABRIL DE 2011

 

O Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Instituto Federal de

Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, usando de suas atribuições legais e regimentais, torna

público que estarão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado, destinado à

contratação, por tempo determinado, de PROFESSORES DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E

TECNOLÓGICO – SUBSTITUTOS, para as disciplinas discriminadas a seguir, com Carga Horária

de 40 (quarenta) horas semanais, cujas remunerações básicas estão relacionadas abaixo, para

os Campi de Goiânia-GO,Jataí-GO, Luziânia-GO e Uruaçu-GO, nos termos do dispositivo da Lei N.º

8.745/93 e alterações introduzidas pelas Leis N.ºs 9.849/99 e 11.784/2008.

 

Carga Horária Graduação Especialização Mestrado Doutorado

40 horas R$2.130,33 R$ 2.265,78 R$ 2.782,97 R$ 3.678,74

 

Área/Disciplina Vagas Titulação Mínima Exigida

Carga

Horária

Campus

 

 

Música/Percussão 01

Licenciatura Plena em Música ou Educação

Musical ou Percussão.

40 Goiânia/GO

 

 

 

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. Período 07.04.2011 a 15.04.2011.

1.2. Local: Somente pela Internet no endereço eletrônico www.ifg.edu.br. Após o

preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário,

efetuando o pagamento no valor de R$ 30,00 (trinta reais), em qualquer agência bancária,

impreterivelmente até o 15.04.2011. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o

candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no

Processo Seletivo, pois a taxa, uma vez paga, só será restituída em caso de revogação ou

anulação plena do Processo Seletivo.

1.3 Não serão aceitas inscrições via FAX, via postal ou via correio eletrônico.

1.4 Não haverá isenção total ou parcial do valor da inscrição.

1.5 As condições e exigências constantes deste Edital, em seu inteiro teor, estarão disponíveis, a

partir do dia 07.04.2011, no site www.ifg.edu.br.

1.6 No ato da inscrição o candidato deverá possuir a Titulação Mínima Exigida no quadro

mencionado na página 01.

1.7. No ato da prova de Desempenho Didático o candidato deverá apresentar documento oficial

de identidade com foto e Boleto Bancário devidamente quitado.

2 – DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS:

 

2.1. A seleção dos candidatos será feita em 02 (duas) etapas que serão validadas na escala de 0

(zero) a 100 (cem) pontos, cada:

2.1.1. Análise de Títulos – caráter eliminatório e classificatório -Será eliminado o candidato que

não comprovar a titulação mínima exigida no presente Edital;

2.1.2. Prova de Desempenho Didático – caráter eliminatório e classificatório – Será

automaticamente eliminado o candidato que não comparecer à Prova de Desempenho Didático e

aqueles que não atingirem a pontuação mínima exigida de 60 pontos.

2.1.3. A Prova de Desempenho Didático terá duração de 45 minutos.

 

2.1.4. Serão considerados aprovados todos os candidatos que forem classificados nas

duas etapas.

3 -CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES DO PROCESSO SELETIVO:

 

3.1. ENTREGA DOS DOCUMENTOS:

3.1.1. Ocorrerá no prazo de 07.04.2011 a 15.04.2011 – no horário das 8 horas às 17 horas.

3.1.2. A documentação deverá ser acondicionada em envelope lacrado, constando o nome do

candidato e a Área/Disciplina endereçada à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos HumanosDDRH/

Processo Seletivo. Os envelopes deverão ser entregues no Protocolo, situado na Rua 75,

46 – Centro – Goiânia-GO, para as vagas do Campu s de Goiânia; na Coordenação de

Recursos Humanos e Assistência Social, situada na Rua Riachuelo n° 2090 – Bairro Samuel

Graham – Jataí-GO, para as vagas do Campus de Jataí; na Coordenação de Recursos Humanos

e Assistência Social, situada na Rua Bartolomeu, s/n, Vila Esperança – Luziânia-GO, para as

vagas do Campus de Luziânia e na Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social,

situada na Rua Formosa, Qds. 28/29, Loteamento Santana-Uruaçu-GO, para as vagas do

Campus de Uruaçu.

3.1.3. Não serão aceitos em hipótese alguma envelopes encaminhados por Sedex, ou outra

via postal. O candidato deverá, dentro do prazo e do horário do item 3.1.1. entregar

pessoalmente ou por procurador constituído por procuração seu envelope lacrado no local

descrito no item 3.1.2.

3.2. CONTEÚDO DO ENVELOPE:

3.2.1. Currículum Lattes, acompanhado de cópias comprobatórias de titulações, e experiência

profissional.

3.2.2. Cópia do Boleto Bancário.

3.2.3. Declaração de Acumulação ou Não Acumulação de Cargos Públicos e/ou privados

(formulários disponíveis nos Anexos IV e V deste Edital. Havendo acumulação de cargos,

emprego ou função pública, exercício de atividade como autônomo ou particular, o candidato

deverá detalhar o horário de trabalho na Declaração de Acumulação de cargos e anexar ao

formulário uma Declaração expedida pelo Departamento de Recursos Humanos do órgão em que

trabalha contendo horário semanal de trabalho e a carga horária mensal do cargo ocupado).

3.2.4. Ainda que o candidato não esteja trabalhando em nenhuma instituição/empresa deve

preencher o formulário de não acumulação de cargos, sob pena de ser eliminado do processo

seletivo.

3.3. Durante o processo seletivo fica o candidato ciente de que à época de sua contratação

no IFG, deverá promover a adequação de sua carga horária de trabalho à determinada na

legislação em vigor.

3.4. Caso a carga horária contratual a ser acumulada seja superior a 60 horas semanais

(sendo permitido acumular 40 h no IFG e no máximo 20 h em outra Instituição) o candidato

será automaticamente eliminado no ato da contratação.

3.4.1. Carga horária contratual refere-se àquela registrada e documentada (carteira de

trabalho, termo de posse, contrato, etc.).

 

CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

 

DATA ETAPA/ATIVIDADE

07.04.2011 a 15.04.2011 -Período de Inscrição e Entrega dos Documentos.

18.04.2011 -Análise de Títulos.

19.04.2011 -Divulgação do resultado da Prova de Análise de Títulos.

20.04.2011 -Prazo final para contestação do resultado da Prova de Títulos

(conforme o item 6 das Disposições Gerais)

25.04.2011 -Divulgação do resultado do recurso.

25.04.2011 -Às 10 h sorteio de ponto na DDRH – Campus Goiânia e nas

Coordenações de Recursos Humanos e Assistência Social dos

campi de Jataí, Luziânia e Uruaçu.

26.04.2011 e 27.04.2011 -Prova de Desempenho Didático.

28.04.2011 -Divulgação do resultado final.

29.04.2011 -Publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial

da União.

 

4 – DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS CONTIDAS NA LEI Nº 8.745 DE 9 DE DEZEMBRO DE 1993 A

SEREM CUMPRIDAS PELO IFG E PELOS CANDIDATOS E FUTUROS CONTRATADOS.

 

4.1. A contratação far-se-á exclusivamente para suprir a falta de docente da carreira, decorrente

de exoneração ou demissão, falecimento, aposentadoria, afastamento para capacitação e

afastamento ou licença de concessão obrigatória.

4.2. As contratações para substituir professores afastados nos termos da Lei n° 8.745/93 devem

ser limitadas a vinte por cento do total de cargos de docentes da carreira constante do quadro de

lotação do IFG.

4.3. Embora não seja necessária a realização de Concurso Público, a escolha dos melhores

candidatos será precedida de processo seletivo com ampla divulgação, inclusive com publicação

no Diário Oficial da União.

4.4. O prazo do contrato a ser firmado será de 01 (um) semestre letivo. Esse contrato poderá ser,

no interesse da Administração, prorrogado a cada final de semestre letivo, até o prazo máximo de

dois anos letivos.

4.5. A síntese dos contratos firmados deverá posteriormente à sua assinatura ser encaminhada à

Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

4.6. Não poderão ser contratados servidores ocupantes dos cargos efetivos da carreira do

Magistério Federal instituída pela Lei n°7.596, de 10 de abril de 1987.

4.7. O pessoal a ser contratado após a realização do processo seletivo não poderá:

a – receber atribuições, funções ou encargos não previstos no respectivo contrato;

b – ser nomeado ou designado, ainda que a título precário ou em substituição, para o exercício de

cargo em comissão ou função de confiança;

c – ser novamente contratado, com fundamento nesta Lei, antes de decorridos vinte e quatro

meses de encerramento de seu contrato anterior.

4.8. O contrato firmado de acordo será extinto, sem direito a indenizações, nas seguintes

hipóteses:

a – pelo término do prazo contratual;

b – por iniciativa do contratado, devendo ser comunicada a Administração com antecedência

mínima de trinta dias.

4.9. A extinção do contrato, por iniciativa do IFG, decorrente de conveniência administrativa,

importará no pagamento ao contratado de indenização correspondente à metade do que lhe

caberia referente ao restante do contrato.

5 – DA VALIDADE DA PARTICIPAÇÃO DOS CANDIDATOS NO PROCESSO SELETIVO:

 

5.1. A validade de participação no processo seletivo está condicionada ao atendimento, pelo

candidato, na data da inscrição, dos seguintes requisitos:

5.1.1. Ser brasileiro nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de

nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e 4 portugueses, com reconhecimento de gozo de direitos políticos na forma do disposto no art. 13 do

Decreto nº 70.436, de 18 de abril de 1972;

 

5.1.2. Estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;

5.1.3. Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;

5.1.4. Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;

5.1.5. Não ter sido contratado, com fundamento na Lei nº 8.745/93 com as alterações

introduzidas pela Lei nº 9.849/99, nos últimos 24 meses;

51.6. Não deter a condição de ocupante de cargo efetivo, integrante das carreiras de Magistério

de que trata a Lei Nº 7.596, de 10/04/87.

5.2. Se o candidato for de outra nacionalidade, apresentar documentos que comprovem a

permanência regular e definitiva no país nos termos da legislação em vigor.

6 -DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

 

6.1. Em caso de empate entre dois ou mais candidatos, os critérios de desempate serão os

seguintes:

1. Obtiver maior número de pontos na Prova de Desempenho Didático;

2. Obtiver maior número de pontos na Prova de Títulos (Análise de Currículo).

6.1.1. Persistindo o empate, terá preferência, o candidato com maior idade.

6.2. Facultar-se-á ao candidato apresentar um único requerimento sobre eventual contestação do

resultado da Prova de Títulos. Para isso, o candidato deve abrir um processo no Protocolo do

respectivo Campus para o qual se inscreveu no concurso, endereçado à DDRH/Processo Seletivo

para o Campus Goiânia e à Coordenação de Recursos Humanos e Assistência Social para o

Campus Jataí, até as 14 horas do dia 20.04.2011.

Recurso para a Prova de Títulos

 

Processo Seletivo: EDITAL N.º 020, DE 05 DE ABRIL DE 2011.

 

Candidato:_______________________________________________________________

_

Número do Documento de Identidade:

 

 

Número de Inscrição:

Área/Disciplina:

Contestação:_____________________________________________________________

_____________________________________________Data: ____/____/2011.

Assinatura do candidato:

 

6.3. Os Diplomas e/ou Certificados em língua estrangeira somente serão considerados se

validados pelos órgãos competentes conforme dispuser a legislação vigente.

6.4. Este processo seletivo será válido por 01 (um) ano, podendo ser prorrogado por mais

01 (um) ano, a contar da data de homologação do resultado final (Publicação no Diário

Oficial da União).

6.5. Os professores substitutos, contratados por tempo determinado, nas condições e nos prazos

previstos na lei supramencionada, submeter-se-ão em atendimento ao interesse do ensino e da

Instituição, aos horários que lhes forem estabelecidos, em qualquer dos turnos letivos de

funcionamento da Instituição.

6.6. A classificação neste Processo Seletivo Simplificado não assegurará ao candidato o direito de

ingresso no cargo, mas apenas a expectativa de ser contratado, segundo a ordem de

classificação, ficando a contratação condicionada à observância das disposições legais

pertinentes e, sobretudo, ao interesse, ao juízo e à conveniência da Administração.

DIVINO LOPES DE ALVARENGA

Diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

4 -          CALL : Lithuanian Academy of Music and Theatre   

 

De: r_povilioniene@yahoo.com

____________________________________________

 

 

Dear colleagues,
As we have informed you the Lithuanian Academy of Music and Thatre is organizing the international conference on famous Lithuanian composer and painter Ciurlionis, held on 2011 September 21-24 in Vilnius, Lithuania. 

So we would like to inform you about the deadline to present abstratcs and personal details up to 2011 April 11. We would like to invite you to participate in this multidisciplinary conference as the topics of the conference are very wide:

Mikalojus Konstantinas Čiurlionis’s epoch and its horizons;

Čiurlionis’s music and its Romantic paradigm: inspirations, correspondences, disparities;

Čiurlionis’s vision of modernistic music: ideas, rudiments of systems and techniques;

100 years of Lithuanian music after Čiurlionis;

“Composer of music and paintings”: a traveller on the artistic crossroads;

Parallels, intersections and contradictions of Čiurlionis’s musical and artistic languages;

The scope of Čiurlionis’s artistic consciousness: the traces of Polish, Lithuanian, German and Russian cultures;

Textology of Čiurlionis’s art (problems of origin and notation);

The Unknown Čiurlionis: a network of individual creative reflections;

Čiurlionis’s creation and its existence in the Great Symphony of the World.

 

Keynote speakers:

Prof. Habil. Dr. Stefan Keym (Leipzig University, Germany); 
Prof. Dr. Eero Tarasti (Helsinki University, Finland); 
Prof. Habil.
Dr. Jacek Szerszenowicz (Grażyna and Kiejstut Bacewicz Music Academy Lodz, Poland); 

Prof., Emeritus, Dr. Hermann Jung (Hochschule für Musik und Darstellende Kunst, Mannheim, Germany); 
Prof. Dr. Vytautas Landsbergis (European parliament, Belgium, Lithuania) 
Doc.
Dr. Rasa Andriušytė-Žukienė (Vytautas Magnum University, Kaunas, Lithuania)

 

Please forward this invitation to the interested ones also. 

All the details according to abstract and personal info are listed in conference website.

Information about the conference: http://mkc2011.lmta.lt/index.html.en

Placed in the "Golden pages for musicologists" 

http://web.me.com/jpehs/gpc2011/Mikalojus_Konstantinas_%C4%8Ciurlionis_%281875%E2%80%931911%29__His_Time_and_Our_Time.html 

 

Hope to hear from you soon and to lookign to see you in Vilnius. 

With best wishes-

Conference secretary dr. Rima Povilioniene

 

dr. Rima Povilioniene

LITHUANIA

Phone +37061597401

http://www.tornado-beta.lt/

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

5 -          CALL : The 7th Art of Record Production Conference   

 

De: cpalombini@gmail.com

____________________________________________

 

 

 

Call For Papers

The 7th Art of Record Production Conference

December 2nd – 4th 2011

San Francisco State University



21st Century Production: Technology, Performance & the Workspace


The conference panel invites proposals for papers on the following themes:

Performing in the Studio:

Evan Eisenberg described the paradox of recording as being “that [for the performer] the audience is not there…[is] the flip side of the fact that, for the listener, the performer is not there”. How does this affect the relationship between the performer or listener and the music? This stream invites papers on all aspects, both theoretical and practical, of this subject including:

·    The affect of architecture, isolation and monitoring technology on performance (and recording)

·    ‘Virtual’ performances (production and reception approaches)

·    Motivation and inspiration in the studio

·    Non-linear performance and editing (collaborative performance, agency and mediation)

·    Hearing and interpreting mediated performances (conceptual blending, staging and authenticity)

·    The social dynamics and power relationships of the studio environment

·    Real and unreal performances

·    Performing to clicks, backing tracks and moving images.



The Contemporary Recording Studio:

The stereotypical story of recording studios in the 21st century is that the traditional, expensive recording studio model has given way to a cheap desktop system. Is this actually the case? What is the more sophisticated and nuanced version of this story? The stream invites papers on all aspects, both theoretical and practical, of this subject including:

·    Changing business models for recording studios

·    The studio as a place of work (representing and mythologising the studio)

·    The rise of the semi-pro / bedroom market (recording as leisure consumption rather than music production)

·    Studies about specific studios, historical periods, geographical areas, architectural or design types

·    Relationships between people and studios

·    The effect of television, film, game design and other media on recording studios

·    The computer as a place of work

·    Working practice and how studio design and usage has altered it.



Hardware versus Software:

>From the 1980s onwards the march of the computer into music production and recording has been inexorable and has completely changed the nature of recording, editing, processing and mixing. From the aural Lego of AppleLoops in the consumer market to DIY signal processing system design and electronic composition with Max/MSP, the landscape of recorded music has changed beyond recognition in thirty years. The stream invites papers on all aspects, both theoretical and practical, of this subject including:

·    Analogue versus digital (processing, storage and amplification)

·    The effect on music to picture

·    The change of creative focus from recording to processing

·    Agency and ownership in musical creativity (did the guy at Garageband co-write my tune?)

·    Mixing in and out of ‘the box’

·    Ergonomics and the Human Computer Interface

·    Changes in the way we visualise and conceptualise sound

·    Presets, plug-ins and the lure of new toys.



Teaching Production:

The huge expansion, at universities and elsewhere, in courses about music technology, production and sound engineering has coincided with a contraction in the job market and income streams in the sector. At the same time, more and more magazines, books and websites are putting the ‘secrets’ of the profession in the public domain and the product designers are doing their best to simplify the process for their users. The stream invites papers on all aspects, both theoretical and practical, of this subject including:

·    How can educators best prepare audio students for the job market?

·    Art or Science? Should courses be contextualising audio studies with cultural theory or electrical engineering?

·    What can universities teach students that a website can’t?

·    The pros and cons of generalised courses as opposed to specialisms such as live sound, sound for film, television and other media etc.

·    Who should be teaching audio? Professional and academic backgrounds.

·    Where are the jobs, income streams and growth opportunities in the current market?

·    What’s the future of education in this sector?



The conference panel would like to invite delegates to submit ideas for presentations exploring aspects of music production, performances and practical demonstrations on any topic relating to the Art of Record Production.

We welcome work from any relevant academic perspective, including but not limited to popular music studies, ethnomusicology, the study of performance practice, communication studies, historical musicology, the history of technology, ergonomics, acoustics and psychoacoustics, music theory, music cognition, music and music technology education, and the philosophies of music, mediation and technology. Please include a note on methodology where appropriate, and an indication of the theme your work is intending to address.

Papers or demonstrations that require recording / studio / 5.1 playback facilities are also encouraged but selection will be subject to a feasibility study by the conference panel at San Francisco State University.

Proposals for individual papers and poster presentations should not exceed 500 words and should be in Word Document, Rich Text File or Text file formats (doc, docx, rtf or txt files).

Submissions by email to simonzt@artofrecordproduction.com

The deadline for proposals is 30th April 2011



Katia Isakoff  Director of the Art of Record Production Conference

Scott Patterson  Host of the 7th Art of Record Production Conference

Steve Savage Host of the 7th Art of Record Production Conference

Simon Zagorski-Thomas            Director of the Art of Record Production Conference


--
Carlos Palombini
cpalombini@gmail.com

 

____________________________________________________

____________________________________________

6 -          CALL : AMIA 2011 (The Association of Moving Image Archivists)  

 

De: cpalombini@gmail.com

____________________________________________

 

 

AMIA 2011 Call for Session and Workshop Proposals

The AMIA Conference Committee invites submissions for session and
workshop proposals for the 2011 AMIA Conference in Austin, TX. We
encourage you to participate in the creation of a program that includes
a wide variety of topics, cutting-edge discussions of technology, and a
balance of theory and practice.  We invite new ideas and concepts that
may stimulate additional interest, involvement and educational benefits.

The AMIA Annual Conference provides an opportunity for a diverse array
of professionals, students, and friends of the field, to meet, share
information and work together through an intensive and cost-effective
learning forum for audiovisual preservation and access.

AMIA 2011 will be November 16-18, 2011 at the Hyatt Regency in Austin,
Texas.

For the Session and Workshop Proposal forms, go to
www.AMIAConference.com

If you have questions, please contact us at amia@amianet.org

--
Carlos Palombini
cpalombini@gmail.com

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

7 -          CALL : SIMPÓSIO INTERNACIONAL => Cultural Counterpoints / Musical Interactions between the US and Latin America   

 

De: rogeriobudasz@yahoo.com

____________________________________________

 

 

http://www.music.indiana.edu/lamc/conference/

 

CULTURAL COUNTERPOINTS:EXAMINING THE MUSICAL INTERACTIONS BETWEEN THE US AND LATIN AMERICA

A Conference in Celebration of the 50th Anniversary of the Indiana University Latin American Music Center

Oct. 19-23, 2011, at the Jacobs School of Music of Indiana University, Bloomington

Call for Papers

Extended submission deadline: 5pm EST, June 1st, 2011.

As a celebration of its 50th Anniversary, the Indiana University Latin American Music Center will hold a conference on a broad range of topics addressing historical and current musical exchanges between the U.S. and Latin America. The conference will take place at the Bloomington campus of Indiana University, between October 19th and October 23rd,2011.

 

Proposals for papers and presentations must discuss the effects and impact of musical exchanges between the US and Latin America. As long as the central issue of cross-cultural impact is engaged, the proposals can address any historical period and repertoire stream (such art-, urban, popular or traditional music; film and  commercial music; etc.), as well as any aspect of the musical phenomenon (such as compositional style, specific works, aesthetics, analysis,  documentation, reception, migration, performance practice, etc.).

 

Topics of particular interest to the Latin American Music Center include:

The education, career, reception and documentation of Latin American composers in the US Shifting identities, institutions and border culture between Mexico and the United States from the 16th century through the present Impact of composers, conductors, performers, festivals, foundations, and institutions from the United States on Latin American musical developments and vice-versa.

 

Cross-cultural impact of the rise of commercial music, radio, film and other media between the US and Latin AmericaImpact of American technology on composition and dissemination (e.g. Instituto Torcuato di Tella,Columbia University Electroacoustic music, commercial music) Cross-over between classical and popular genres and aspects of cross-cultural marketing and reception Atlantic Studies relevant to Latin American-US exchanges.

 

The legacies of Gerard Behague (in memoriam) and Robert Stevenson .

 

The legacies of the Latin American Music Center (Juan Orrego-Salas, Guillermo Espinosa)

 

Application materials must include a 250-word abstract, a one-page double-spaced biography, and a completed contact information form, which can be found at the conference website or by request at lamc@indiana.edu. Applicants must submit all application materials by 5pm EST, May 1st, 2011 to lamc@indiana.edu.

Length of paper should not exceed 20 minutes, allowing for an additional 10 minutes for questions and answers, for a total of 30 minutes per paper.

 

For the purpose of engaging the wide population in Bloomington and at Indiana University, the conference will prefer papers written and presented in English. The program committee will consider papers in Spanish and Portuguese, but accepted non-English papers will amount to a maximum of 25% of all accepted papers. Presenters speaking in Spanish or Portuguese should allow time for translation within their allotted 20 minutes.

 

Applicant Contact Information form: fillable PDF / Word doc

For further information, please write to lamc@indiana.edu

 

____________________________________________________

____________________________________________

8 -          DIVULGAÇÃO : 4o. Encontro Internacional do IRSA - International Rhythmic Studies Association   

 

De: muzikness@gmail.com

____________________________________________

 

 

International Rhythmic Studies Association
www.rhythmicassociation.org

4o. ENCONTRO INTERNACIONAL DO IRSA
11-13 Julho 2011
Faculdade de Música Souza Lima


Caros,

A associação IRSA foi fundada no intuito de reunir instrumentistas, compositores, educadores e pesquisadores que trabalham com o elemento rítmico voltado para composição, improvisação e performance na música popular.

Os encontros anuais do IRSA são caracterizados por ter nas atividades práticas e experimentais o foco principal do evento. Todos os participantes tem a oportunidade de demonstrar, tocar, compor, improvisar e experimentar as produções artísticas e de pesquisa dos outros participantes. O caráter prático-interativo deste encontro tem estimulado trabalhos de pesquisa em conjunto, sejam através de concertos e gravações como também na produção de textos voltados aos procedimentos metodológicos.

Vejam a seguir os dois vídeos produzidos no último encontro do IRSA realizado em Dublin, Irlanda, de 5 a 7 de julho de 2010:

http://www.dailymotion.com/video/xdzfnu_international-rhythmic-studies-asso_music#from=embed

http://www.dailymotion.com/video/xe14pc_international-rhythmic-studies-asso_music

Apesar do caráter laboratorial e prático nas atividades do encontro, a organização decidiu que, para este ano, serão aceitos também trabalhos acadêmicos para serem apresentados em forma de comunicação. Acreditamos que ambas as metodologias de pesquisa, seja a pesquisa prática, empírica, assim como a pesquisa voltada à análise e reflexão apoiada em fundamentações teóricas, fomentam a capacidade de reflexão e de criação musical neste contexto. 

O encontro ja está com a programação fechada, com participações de músicos brasileiros e estrangeiros. Porém, caso haja demanda de trabalhos para comunicação, a organização irá estender o evento por mais dois dias: 14 e 15 de julho.

A data limite para o envio dos trabalhos é 29 de abril. Estes devem ser enviados para o e-mail rhythmicassociation@gmial.com

Para outras informações acessar o site http://www.rhythmicassociation.org
ou a página no facebook http://www.facebook.com/#!/pages/International-Rhythmic-Studies-Association/181477581882879?sk=wall

Obrigado

--
Marcelo Coelho
www.coelho-music.com

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

9 -          DIVULGAÇÃO : Festival de Música de Ourinhos acontece em Julho   

 

De: culturaourinhos.imprensa@gmail.com

____________________________________________

 

 

O XI Festival de Música de Ourinhos vai acontecer de 17 a 24 de julho.
Acompanhe pelo site www.ourinhosfestivaldemusica.com.br as atualizações dos cursos e programação artística.
Músico homenageado: Luiz Gonzaga

Ourinhos, onde a gente se encontra!



Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição neste link

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

10 -       DIVULGAÇÃO : 21o. IASJ - International Association of School of Jazz 

 

De: muzikness@gmail.com]=

____________________________________________

 

 

Caros,

A Faculdade de Música Souza Lima estará sediando o 21o. Encontro Internacional do IASJ - International Association of School of Jazz, de 03 a 08 de julho, de 2011.

Fundado pelo saxofonista, compositor e educador de jazz David Liebman, a associação tem o objetivo de reunir escolas de jazz para troca de informações pedagógicas e musicais, além da oportunidade de realições de parcerias e convênios entre as instituições.

O encontro em São Paulo contará com a participação de 35 instituições de vários partes do mundo: Europa, Ásia, África, América do Sul e América do Norte. A abertura do encontro será com um concerto do saxofonista David Liebman e o violonista e compositor Guinga, no dia 02 de julho, no Centro Cultural São Paulo.

Cada instituição será representada por um professor, um administrador e um aluno. Durante toda a semana serão realizadas lectures sobre música brasileira, masterclasses de instrumento, jazz ensembles, reuniões pedagógicas, além de jam sessions, concertos dos professores. Ao final do encontro, os alunos farão dois concertos apresentando o trabalho desenvolvido nos ensembles durante a semana.

Para maiores informações sobre a programação, favor acessar o link abaixo:

http://www.souzalima.com.br/iasj

Desde já, obrigado!

--
Marcelo Coelho
www.coelho-music.com

 

____________________________________________________

____________________________________________

11 -       DIVULGAÇÃO : Rencontre inter-réseaux • CHANGEMENT D'INTERVENANT • vendredi 22 avril 2011   

 

De: contact@futurscomposes.com

____________________________________________

 

 

À l'occasion de la première édition du festival Les Détours de Babel, l'Afijma - Association des Festivals Innovants en Jazz et Musiques Actuelles, Futurs Composés - réseau national de la création musicale et Zone Franche - réseau des musiques du monde, se retrouvent pour échanger et débattre de la place de la création dans le secteur musical.

 

Jean-Charles François (Ensemble Aleph) remplacera Monica Jordan (Ensemble Aleph) sur la table ronde "Echanges, modèles économiques et structuration" organisée par Zone Franche.

La rencontre se tiendra vendredi 22 avril de 09h30 à 17h00 au Musée de Grenoble, 5 place de lavalette - 38000 Grenoble.
Entrée libre, réservation indispensable auprès de Futurs Composés : contact@futurscomposes.com

 

Programme complet :

http://www.futurscomposes.com/files/face1-babel.pdf
http://www.futurscomposes.com/files/face2-babel.pdf

 

Plus d'informations :

> Le site de l'Afijma , www.afijma.asso.fr

> Le site de Futurs Composés, www.futurscomposes.com

> Le site de Zone Franche, www.zonefranche.com

> Le site des Détours de Babel, www.detoursdebabel.fr

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

12 -       DIVULGAÇÃO : JREM online   

 

De: zchuekepiano@ufpr.br

____________________________________________

 

 

O JREM (Journal de recherche en Education Musicale) esta disponivel on-line :

http://www.omf.paris4.sorbonne.fr/article.php3?id_article=514

 

 

Zélia Chueke, DMA

Pianist - researcher

Professor of Music- DeArtes, UFPR

Permanent Researcher - Observatoire Musical Français/Sorbonne,Paris 4

www.zeliachueke.com

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

13 -       DIVULGAÇÃO : A MÚSICA NO TEMPO E O ESTUDO MUSICAL   

 

De: valdirfigueiredo@uol.com.br

____________________________________________

 

 

CONVITE  PARA  OUVIR  BOA  MÚSICA

 

 A MÚSICA NO TEMPO, Uma História da Arte dos Sons, apresentará, a partir desta semana, quatro (4) programas (ns. 454 a 457) focalizando o gênero musical  ESTUDO de suas origens até o século XX através da Rádio UNESP FM, Bauru, SP  - 105,7 MHz  (www.radio.unesp.br) nos seguintes horários:  sábado, 7 h; domingo, 20 h, e na 3a. feira às 23 horas.

 

  A MÚSICA NO TEMPO também é transmitido pelas Emissoras abaixo, atualmente focalizando o período musical romântico:

            -  RÁDIO VERDE OLIVA FM, Brasília, DF  -  98,7 MHz  -  www.verdeolivafm.exercito.gov.br  - sábado, 7 h; 3a. feira 23 h.

            -  RÁDIO UNIMONTES FM, Montes Claros, MG -  101,1 MHz  -  www.unimontes.br/radio - domingo, 10 h; 4a. feira, 22 h.

            -  RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM (da UFU), Uberlândia, MG - 107,5 MHzwww.fmuniversitária@ufu.br - 4a. feira, 21 h. 

            -  RÁDIO UNIVERSITÁRIA FM  da  UFRN,  Natal, RN  - 88,9 MHz - www.fmu.ufrn.br  (Renascença) - 4a. feira, 23 h

               

                Se você quer ouvir, e/ou trabalhar ouvindo  música clássica em qualquer hora do dia,  acesse a  RÁDIO CLÁSSICA,   música seleta da Renascença ao Século XX:     www.radioclassica.com.br      (24 horas pela Internet).

                Boa escuta e bom proveito!

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

14 -       DIVULGAÇÃO : Vencedores do Concurso Jovens Solistas   

 

De: dinorah@cpovo.net

____________________________________________

 

 

vencedores do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Fundarte

 

Realizado pela Orquestra de Câmara Fundarte desde 2004,  em parceria com o SESI/RS,  nesta  edição do Concurso  Jovens Solistas,   14  jovens músicos foram aprovados para atuar como solistas dos concertos do Projeto SESI catedrais.  Entre os aprovados, com idade entre 13 e 25 anos, músicos de Porto Alegre (7), Montenegro (2), São Leopoldo (2) Jaguarão (1), Santa Maria (1),  Novo Hamburgo (1),   oriundos da UFRGS, UFSM e UFPEL e do Instituto Educacional de Ivoti e da ONG  IPDAE- Instituto Popular de Arte-Educação. 

 

Vencedores por istrumento

Adrian Borges  (piano), Diego Ramirez da Silva Leite  (trombone);  *Priscila e Thiago Souza Pinto (viola);  Emanuel Caramaschi (viola); Fernanda Rosa Machado  (violoncelo); Greizi Kirst (flauta doce); Ianes Coelho  (flauta transversal);   Luiz Fernando Birk  (violino); Nicole Heckrath Accurso  (flauta); Thiago Bonn Bottega  (flauta transversal );  Thiago de Campos Kreutz (violão); Vladimir Soares (flauta doce ) e William Kisaki  (violino).

*Irmãos gêmeos, tocarão em Duo.

 

O Concurso Jovens Solistas

De âmbito nacional para todas as modalidades de instrumentos é indicada para estudantes ou profissionais com até 25 anos. Tem como objetivo oportunizar  a jovens músicos atuarem como solistas da série de concertos do projeto SESI Catedrais e outros projetos da Orquestra de Câmara Fundarte,  bem como descobrir jovens instrumentistas que estão se destacando em seus estudos musicais.

 

Para o maestro Antônio Borges-Cunha, regente titular e diretor artístico da Orquestra de Câmara Fundarte e para a pedagoga  Therezinha Petry Cardona, diretora executiva da orquestra, ambos  integrantes da comissão organizadora, a maior importância da seleção é propiciar ao Jovem Solista que deseja seguir carreira, a oportunidade de tocar numa orquestra que,  ao longo dos anos,  vem  realizando um grande número de concertos pelo Interior do RS e  desenvolvendo  formação de platéia com função pedagógica e educacional. 

Borges-Cunha diz que a Orquestra de Câmara Fundarte é a  única orquestra brasileira que está oferecendo,  de maneira contínua, oportunidades para jovens atuarem como solista de uma orquestra.

“A  orquestra tem contribuído para a experiência prática de músicos jovens com potencial para seguir a carreira de músico profissional”, acrescenta.

 

Entre os 75? músicos que já atuaram  como Jovens Solistas,   e que conquistaram bolsas em universidades da Europa e dos Estados Unidos onde estão atualmente,  destacam-se Paula Bujes, Moisés Cunha e Moisés Santos (violino),  e  Pablo Ramon Hernandez (oboé).

 

 

 

Assessoria de Imprensa

Dinorah Araújo

Jornalista MTb 5704

Fone: (51) 3311.6677/9964.5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

Skype: mdatuar

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

15 -       DIVULGAÇÃO : Trio Puelli, dia 16/04, lançamento do CD Primma  

 

De: marcos.fecchio@concerto.com.br

____________________________________________

 

 

A Série Encontros Clássicos, que apresenta mensalmente recitais gratuitos com renomados artistas de música clássica na Sala São Paulo, programou para abril um evento focado em música de câmara brasileira.   

EVENTO
Recital de lançamento do CD Primma, com Trio Puelli (Karin Fernandes piano; Ana de Oliveira – violino e Ji Shim – violoncelo)

Data: sábado 16 de abril, das 11h00 às 12h00
Local: Sala São Paulo - Sala Carlos Gomes 
Entrada franca. Distribuição de senhas a partir das 10h30.
Após o concerto, haverá sessão de autógrafos na Loja CLÁSSICOS. 
Informações: tel. 3337-2719


TRIO PUELLI: Karin Fernandes – piano; Ana de Oliveira – violino e Ji Shimvioloncelo

 

Programa
Ronaldo Miranda - Alternâncias; Mario Ficarelli - Prelúdio e Toccata; Marlos Nobre - 3º movimento "Muito animado"(do Trio op.4); Edson Zampronha - O acorde invisível; Ricardo Tacuchian - Andante (das "Estruturas Verdes"); Edmundo Villani -Côrtes - Prelúdio, Chorinho e Baião (das "Cinco Miniaturas Brasileiras")

 

SOBRE O CD Primma


Gravado entre março e maio de 2010, este excelente CD apresenta o trabalho do Trio Puelli, grupo que tem como proposta a execução do repertório dos séculos XX e XXI, principalmente brasileiro. O trio foi formado a partir de uma sugestão da compositora e amiga Silvia de Lucca em 2008, e desde então já foi presenteado com obras brasileiras inéditas dos compositores Mário Ficarelli, Edmundo Villani e Edson Zampronha.


O trio interpreta no CD Primma apenas obras de autores brasileiros. O ótimo Trio para piano, violino e violoncelo op. 4 de Marlos Nobre foi escrito no Recife em 1960 e estreado no mesmo ano pelo Trio da Rádio Mec. O Prelúdio e toccata, de Mario Ficarelli, é inspirado no Prelúdio nº 6 do Cravo bem temperado, de Bach, enquanto Estruturas verdes, de Ricardo Tacuchian, integra um conjunto de oito obras do autor que se utiliza signos da vanguarda da época em que foi composta, a década de 1970. Cinco miniaturas brasileiras, de Villani-Côrtes, exploram com simplicidade ritmos e linhas melódicas características de nossa música, e O acorde invisível, de Edson Zampronha, obra escrita especialmente para o CD, demonstra um pouco das ideias musicais desde talentoso compositor. Alternâncias, de Ronaldo Miranda, encerra o disco.

 

SOBRE O TRIO PUELLI
Karin Fernandes
Paulistana, a pianista tem se especializado em estreias de obras brasileiras. Como solista já se apresentou frente a importantes orquestras, como Osesp, Sinfônica de Campinas, Sinfonia Cultura, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Obteve destaque após ser a vencedora do disputado X Prêmio Eldorado de Música em 1999. 


Ana de Oliveira Paulistana, atuou como solista atuou frente a diversas orquestras no Brasil e Europa, entre elas Osesp, Ospa, OSB e Orquestra Filarmonica da Italia.
Ji Shim Doutora e Mestre em Música pela University of Illinois (EUA) e prêmio máximo Virtuosité pelo Conservatoire Supérieur de Genève (Suíça). Foi solista de orquestras como Osesp, Osusp, Orquestra Sinfonica de Campinas, dentre outras.

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

16 -       DIVULGAÇÃO : Dia Nacional do Choro em Tatuí   

 

De: comunica@conservatoriodetatui.org.br

____________________________________________

 

 

‘Choros do Nordeste’ marcará Dia Nacional do Choro em Tatuí

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí faz apresentação no dia 23 de abril

 

O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo – faz no sábado, dia 23 de abril, concerto especial em homenagem ao Dia Nacional do Choro. A apresentação coordenada por Alexandre Bauab Junior será às 20h30 no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

 

O Dia Nacional do Choro é comemorado em 23 de abril em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro. Nesta apresentação, o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí apresentará o repertório “Choros do Nordeste” com chorões nascidos na região Nordeste do país – com exceção, claro, ao aniversariante Pixinguinha. No programa estão “Cochichando” (de Pixinguinha), “Dengoso” (de João Teixeira Guimarães), “Arranca Toco” e “Minha Flauta de Prata” (de Jayme Tomás Florence), “É Do Que Há” (de Luiz Americano Rego), “Itapagipe” e “Pixinguinha” (de Luperce Bezerra Pessoa de Miranda), “Visitando o Recife” (de Francisco Soares de Araújo), “Penumbra” (de Sebastião de Barros “K-Ximbinho”), “Tira Poeira” (de Sátiro Lopes de Alcântara Bilhar), “Saxofone, por que choras?” (de Severino Rangel de Carvalho) e “Maestrissimo Cipó” (de Amélia Brandão Néri).

 

Os compositores que nasceram na região Nordeste têm participação importante na história do choro, gênero musical brasileiro. João Teixeira Guimarães, por exemplo, compôs mais de cem músicas - suas composições mais conhecidas são “Luar do Sertão” (parceria com Catulo da Paixão Cearense) e “Sons de Carrilhões”. Outro nome importante é o de Jayme Tomás Florence, que formou com Dino 7 Cordas uma das mais duradouras duplas violonistas da música popular brasileira e foi professor de grandes chorões como Pedro Amorim e Mauricio Carrilho. Há ainda Luiz Americano Rego (que integrou o grupo da “Velha Guarda”, liderado por Pixinguinha e fez o som da maioria dos discos de Carmem Miranda, Francisco Alves, Orlando Silva, entre outros) e Luperce Bezerra Pessoa de Miranda (um craque em todos os instrumentos de corda, do cavaquinho ao violino). O concerto trará também obras de Francisco Soares de Araújo, Sebastião de Barros (K-Ximbinho) – que foi descrito por Paulo Moura como "o mais original dentre os instrumentistas que se dedicaram à orquestra popular urbana" – e Sátiro Lopes de Alcântara Bilhar.

 

“Também incluímos obra de Amélia Brandão Néri, instrumentista, pianista e compositora que morou nos Estados Unidos onde fez pesquisas e apresentações”, comentou o coordenador Alexandre Bauab Junior, sobre o programa.

 

O Dia Nacional do Choro é comemorado desde o ano 2000 em homenagem ao nascimento do carioca Pixinguinha. Ainda na infância, Alfredo da Rocha Vianna recebeu de uma prima o apelido de Pizindim ou Pizinguim, que significa “menino bom”. Em outra hipótese, a alcunha seria uma corruptela de “bexiguinha”, já que quando criança ele teve a face marcada por varíola. Após várias transformações, ele se tornou Pixinguinha, nome com o qual fez carreira e ficou conhecido por todo o país.
O músico morreu em 1973 de problemas cardíacos, quando seria padrinho de um batizado, em pleno domingo de carnaval (17 de fevereiro), no mesmo momento em que a famosa Banda de Ipanema começava a desfilar. Ele deixou um legado de inúmeros clássicos, com arranjos e interpretações ímpares, entre eles “Carinhoso”, “Ingênuo” e “Lamento”.
Segundo informações do “Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira”, sua mãe casou-se duas vezes e teve um total de 14 filhos. Alguns deles seguiram carreira musical e levaram Pixinguinha junto: seus irmãos Léo e Henrique o ensinaram a tocar cavaquinho, e em pouco tempo ele já acompanhava o pai nos bailes.
Durante sua vida Pixinguinha recebeu cerca de 40 troféus e colocou o choro definitivamente entre os gêneros da música popular, mas morreu na pobreza.

Para Bauab Junior, Pixinguinha é o “pai da música brasileira”. “Normalmente reconhecido ‘apenas’ por ser um flautista virtuoso e um compositor genial, costuma ter desprezado seu lado de maestro e arranjador. Pixinguinha criou o que hoje são as bases da música brasileira. Misturou a então incipiente música de Ernesto Nazareh, Chiquinha Gonzaga e dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir um estilo genuinamente brasileiro. Foi o primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil e um músico profissional quando boa parte dos mais importantes músicos eram amadores. Pixinguinha foi antes de tudo um pesquisador de música, sempre inovando e inserindo novos elementos na música brasileira”, disse ele.

 

SERVIÇO

Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí

Choros do Nordeste – Dia Nacional do Choro

Alexandre Bauab Junior, coordenador

23 de abril – 20h30

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415

Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento

Informações: 15 3205-8444

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

17 -       CONCERTO : Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas - Agenda Maio l 2011   

 

De: contato@osmc.com.br

____________________________________________

 

 

 

Olá:

 

Estamos enviando nossa agenda de maio

 

Att

OSMC

Coord. Produção

 

 CONCERTOS OFICIAIS

 

DIA 07 e 08 de MAIO

 

 PARCIVAL MÓDOLO, Regente

Edmundo Hora, Órgão

G. F. HÄNDEL

Concerto para Órgão Op. 7, No. 1

J. S. BACH

Concerto de Brandemburgo No. 4, BWV 1049

Concerto em lá Maior, BWV 1055

Suíte Orquestral No. 3, BWV 1068

 

 

 

 21 e 22 de MAIO

 

 Luis Gustavo Petri, Regente

FRANCISCO BRAGA

Episódio Sinfônico

GABRIEL FAURÉ

Pellés et Melisande (suíte)

SERGEI RACHMANINOFF

Sinfonia No. 2

 

  

Serviço

 

Local

Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes
Sala Luis Otávio Burnier

 

Horários

Sábados - 20h - Domingos  - 11h

 

Pça. Imprensa Fluminense, s/nº - Cambuí - cep: 13025-066 - Campinas-SP

Tel.: (19) 3237-2730

e-mail: contato@osmc.com.br

www.sinfonicadecampinas.com.br

 

 

Ingressos

R$ 20,00 (inteira) - R$10,00 (meia-entrada)

Bilheteria do Teatro: (19) 3232-4168

 


Orquestra  Sinfônica  Municipal  de  Campinas

Pça. Imprensa Fluminense,   s/nº     |  Cambuí  |  13.025-066
Tel. /  fax:  55 19 3237-2730  

www.osmc.com.br
contato@osmc.com.br
como chegar

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

18 -       CONCERTO : MusiCâmara apresenta Quarteto de Sopros da UFRGS 

 

De: extmusica@ufrgs.br

 

____________________________________________

 

 

 

MusiCâmara apresenta Quarteto de Sopros da UFRGS

 

O Quarteto de Sopros da UFRGS vai apresentar recital no Projeto MusiCâmara no próximo dia 15 de abril. Formado por professores do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre - OSPA, o quarteto reúne os músicos Adolfo Almeida Jr. (Fagote),  Augusto Fonseca Maurer (clarineta),  Fernando Gualda (oboé) e Leonardo Winter (flauta transversal).

 

No programa do recital, que vai do erudito ao popular,   estão as  obras Cânone Perpétuo (J. S. Bach),  Trio em sol menor pra flauta, oboé e fagote (Antônio Vivaldi), Fragmentos para flauta, clarineta e fagote  (Robert Muczynski) ,  Divertimento para flauta, clarineta e fagote (Hubertus Hoffmann) e Três impressões afro-brasileiras (Edmundo Villani Côrtes).   

 

O Quarteto de Sopros da UFRGS se destaca também pelo viés didático apresentado em seus  recitais, nos quais os músicos demonstram seus instrumentos, apresentam os compositores e comentam as obras a serem executadas.

 

 

Projeto MusiCâmara

 

Dia 15 de abril de 2011  – 19h30min – Igreja do Relógio

Rua Osvaldo Aranha, 450 – Centro -  São Leopoldo

Entrada franca

 

Informações

Presto Produções e Promoções Artísticas

5 Anos o lugar certo da boa música

Telefones: 51 3037.7784 e 9278.5967

www.prestosl.com.br – E-mai: contato@prestosl.com.br

Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo – RS

 

 

 

Programa

 

J. S. Bach  Cânone Perpétuo

(1685-1750)

 

 

Antônio Vivaldi               Trio em sol menor pra flauta, oboé e fagote

(1678-1741)  Allegro ma cantabile

Largo

Allegro

 

 

Robert Muczynski          Fragments para flauta, clarineta e fagote

(1929)  Waltz

Solitude

Holiday

Reverie

Exit

 

Hubertus Hoffmann-    Divertimento para flauta, clarineta e fagote

(1929); Allegro

Andante

Allegro

 

Edmundo Villani Côrtes  Três impressões afro-brasileiras (1988)

(1930) Toada

Lento, dolente

Vivo

 

Fernando Gualda,  Oboé

Leonardo Loureiro Winter, Flauta Transversal

Augusto Fonseca Maurer, Clarineta

Adolfo Almeida Jr., Fagote

 

 

Quarteto de Sopros da UFRGS

Conjunto de música de câmara constituído por oboé, flauta transversal, clarineta e fagote com o objetivo de divulgar a música composta para estes instrumentos, incentivando a criação e execução de novas obras.

 

Formado por Fernando Gualda (oboé), Leonardo Loureiro Winter (flauta transversal), Augusto Fonseca Maurer (clarineta) e Adolfo Almeida Jr. (fagote), os músicos são professores do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS e solistas da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

 

Com amplo repertório (do erudito ao popular, da música européia à música brasileira, do choro e do maxixe à música de concerto), o Quarteto de Sopros da UFRGS de Porto Alegre executa obras de diferentes períodos e estilos da história da música em obras originais e arranjos especialmente compostos para o conjunto. O grupo procura enfatizar obras de compositores brasileiros e gaúchos, executando com freqüência primeiras audições de composições a ele dedicadas. Além disso, o conjunto procura explorar o repertório dedicado as suas sub-formações, ampliando e diversificando as possibilidades musicais, além de estabelecer eventuais parcerias com músicos de atuação proeminente.

 

O Quarteto de Sopros da UFRGS também realiza recitais didáticos nos quais os músicos demonstram seus instrumentos, apresentam os compositores e comentam as obras a serem executadas. Em uma atmosfera informal, os ouvintes são encorajados a participar através da formulação de perguntas que são respondidas de maneira acessível. A combinação de instrumentos de sopro, de sonoridade rica e variada, confere ao grupo mobilidade e agilidade, dispensando parte da infra-estrutura usualmente associada a espetáculos musicais, tais como piano e amplificação.

 

Projeto MusiCâmara – diferencial didático

Com a coordenação artística da cantora e professora de técnica vocal Lúcia passos, o Projeto MusiCâmara é aberto à comunidade em geral e para estudantes. Realizado pela  PRESTO – Produções e Promoções Artísticas, em partceria com as Secretarias de Cultura e Educação da Prefeitura de São Leopoldo, apresenta um diferencial que se constitui no trabalho didático que é feito anteriormente pelos músicos  nas escolas da rede pública municipal de São Leopoldo,   com o objetivo de preparar  os alunos  para a melhor compreensão do programa que será executado.

  

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

19 -       CONCERTO : Concerto OSPA   

 

De: extmusica@ufrgs.br

____________________________________________

 

 

Concerto da Ospa recebe maestro uruguaio e solista norte-americano nesta terça-feira

 

Serão executadas obras dos compositores A. Ginastera, W.Burle Marx e Cesar Frank em apresentação na Paróquia São Pedro, em Porto Alegre, com entrada franca

 

Neta terça-feira (12/4), a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre estará na Paróquia São Pedro (Cristovão Colombo, 1629 - Porto Alegre), interpretando obras do compositor belga Cesar Franck e de dois dos principais compositores do século XX na América Latina – A. Ginastera e W.Burle Marx. O 3º Concerto Oficial contará com duas importantes participações – a do maestro uruguaio Garcia Vigil, e o solista norte-americano Dennis Parker, ao violoncelo.

 

O  violoncelista norte-americano Dennis Parker já foi spalla dos violoncelos na OSPA, sob a regência do maestro Eleazar de Carvalho, entre os anos de 1982 e 1984. Hoje, ele atua como professor de cello  na Universidade de Louisiana State e já se apresentou com diversas orquestras pelo Brasil, China, Turquia, Espana, República Tcheca, Hungria e países da América Central e do Sul.

 

O maestro uruguaio Garcia Vigil já se apresentou nos Teatros Municipais de São Paulo e Rio de Janeiro, além de ter sido convidado pelo maestro Isaac Karabtchevsky a reger no Festival Sinfônico Internacional Mercosul Cultural. Também já esteve à frente de praticamente todas as orquestras sinfônicas da América Latina..

 

O 3º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tem entrada franca e inicia às 20h30, com financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio de Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz, Brasília Guaíba e Vonpar e realização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Leia a notícia completa em: http://www.ospa.org.br/Site/Html/content/noticias/Detalhe.aspx?id=204

 

Serviço:

O que: 3º Concerto Oficial da Ospa

Quando: Terça-feira, 12 de abril, às 20h30

Onde: Paróquia São Pedro (Cristovão Colombo, 1629 - Porto Alegre)

Entrada Franca

 

Mais informações, agendamento de entrevistas e/ou captação de imagens: Entre em contato com Raphaela Donaduce, assessora de imprensa da OSPA, pelos telefones:

(51) 3222 7387 / (51) 9975 7282, ou pelos e-mails: imprensa@ospa.org.br / imprensa.ospa@gmail.com.br / raphaela.donaduce@gmail..com

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

20 -       CONCERTO : PIANISTA LICIA LUCAS E LANÇAMENTO DO LIVRO A GENEALOGIA DO PIANO   

 

De: marneserrano@terra.com.br

____________________________________________

 

 

 

C   O   N   V   I   T   E

 

MÚSICA NO MUSEU

Apresenta

 

Pianista LICIA LUCAS

Em recital de lançamento do livro “A Genealogia do Piano”

 

 

Palácio São Clemente – Consulado de Portugal

Rua São Clemente 424 – Botafogo – Rio de Janeiro

Sábado 30 de Abril de 2011 – Às 18:00 hs

 

A pianista Licia Lucas Medalha de Ouro no Concurso Internacional Viotti em Vercelli na Itália, concedida por Arturo Benedetti Michelangeli e solista de mais de 50 Orquestras Sinfônicas da Europa, Estados Unidos e América Latina, após sua recente brilhante apresentação na Itália na prestigiosa e exclusiva Sala “Fazioli Concert Hall” ocasião na qual foi longamente ovacionada e aplaudida pela crítica italiana com o título: “Para Licia Lucas os aplausos dos músicos”, apresenta-se na Série Música no Museu, antes de partir para Rússia onde será solista do Concerto No.2 e da Rapsódia sobre um tema de Paganini de Rachmaninoff.

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

21 -       CONCERTO : Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí estreia temporada dia 16 

 

De: comunica@conservatoriodetatui.org.br

____________________________________________

 

 

 

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí estreia temporada dia 16

Concerto faz viagem musical a diferentes países e homenagem ao Japão

 

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo - faz estreia de temporada no sábado, 16 de abril, às 20h30, no Teatro Procópio Ferreira. A apresentação terá coordenação de Luis Marcos Caldana e faz o que ele chama de “viagem musical a diferentes países”, além de uma homenagem ao Japão.

 

O programa deste concerto traz oito obras: Capricho Diabólico, Marcha, Roll of Rumba, Repercussion, Atenteben, Millennium, Abertura Japonesa e Geometrics. Segundo o coordenador Luis Marcos Caldana, a seleção das obras é uma “viagem musical à África, Estados Unidos, Brasil, Suíça e Japão”.

 

A primeira obra a ser apresentada é “Capricho Diabólico”. A obra de Jared Spears traz melodias sobrepostas com agradável embasamento harmônico para o público. Em seguida, será apresentada “Marcha”, de Stanley Leonard, que, como o próprio nome diz, traz elementos típicos da marcha tradicional americana. O programa segue com “Roll of Rumba”, uma marcha que traz fragmentos de rumba extraídos das tribos africanas guiné, crioula e quimbundo – lugares de origem da rumba.

 

A peça mais longa do programa é “Repercussion”, de Pierre Metral. A obra traz sete movimentos interligados entre si, sem pausas, abordando ritmos latinos mesclados com poemas clássicos. “Atenteben” é o nome da obra de Bob Becker, que homenageia um grupo de flautas de Gana. A peça procura exaltar basicamente uma dança muito famosa de Gana, a Ewedance (que engloba os ritmos Agbekor, Gahu e Kpanlogo).

 

Com “Millenium”, do americano Chris Brooks, o grupo utilizará o maior número de instrumental da percussão, desde o trabalho da parte melódica com teclados, passando pelas peles e intercalando solos individuais.

 

O Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí faz homenagem às vítimas da recente tragédia que assolou o Japão com a obra “Abertura Japonesa”. A peça foi composta pelo brasileiro Ney Rosauro, inspirado em uma “japonesa nordestina”, que saiu do Brasil e foi morar no Japão. A obra traz melodia baseada em uma cantiga japonesa chamada “Sakura, Sakura” (que na tradução significa “cerejeira”), misturada com música nordestina, utilizando o modo dórico.

 

A última obra da noite é “Geometrics”, obra de autor desconhecido apresentada ao grupo por Frank Oddis em 2001. A obra é originalmente composta para nove instrumentos de percussão. Neste concerto, o grupo utilizará nove woodblocks, performance incrementada com efeitos de luz coloridas nas baquetas e, ao final, uma surpresa.

 

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí

Em atividade por mais de três décadas ininterruptas, é o mais antigo grupo do gênero no país, abrindo caminho a outros semelhantes em solo nacional. Criado em 1975, com objetivos de oferecer aos estudantes de níveis básico, intermediário e avançado da escola de música a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão, algo raro no Brasil. Com isso, os instrumentistas passaram a ter aperfeiçoamento individual e a aprimorar a experiência de apresentação em grupo.
Ao longo de sua história, já contou com mais de 200 percussionistas-integrantes, recebeu inúmeros solistas e realizou concertos importantes nos país diferentes pontos de São Paulo e de outros Estados brasileiros.

Além de executar clássicos erudito e popular, o grupo estimula a composição de novas obras, incentiva a formação de público para os mais variados estilos e populariza a percussão agregando características performáticas e de dança.

Em 2006, lançou o primeiro CD "30 Anos de História", com objetivos de agradar aos mais diferentes gostos, registrando não somente os grandes clássicos ou as festejadas obras contemporâneas. O trabalho traz um vasto repertório popular, enfatizando os ritmos brasileiros, sempre com alta qualidade técnica.


SERVIÇO

Grupo de Percussãodo Conservatório de Tatuí

Estreia de Temporada

Luis Marcos Caldana, coordenação

16 de abril – 20h30

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415

Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15h às 19h na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento

Informações: 15 3205-8444

 

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

22 -       CONCERTO : FABIO ZANON - Fundação Maria Luiza e Oscar Americano   

 

De: fzanon@gmail.com

____________________________________________

 

 

 

Meus caros,

 

Peço licença para divulgar meu próximo concerto em São Paulo.


Onde: Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, Av. Morumbi 4077, São Paulo (ao lado do Palácio do Governo) 

site: http://www.fundacaooscaramericano.org.br/
Quando: domingo 17-04, 11.30
Ingresso: $20 e $10 (dá direito a uma visita ao excelente museu, vale a pena chegar antes), venda antecipada pelo telefone 3742 0077
Programa:
Sor: seleção de peças curtas
Liszt: Nuages Gris, Andantino
Ponce: Variações sobre Folia de Espanha e Fuga
Mignone: 4 Estudos
Albeniz: Zambra Granadina e Torre Bermeja

 

Abraço a todos,

FZ

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

23 -       CONCERTO : Banda Sinfônica do Estado de São Paulo   

 

De: jvbota@gmail.com

____________________________________________

 

 

PROGRAMA:


João Victor Bota (1981) / Abertura LP
Julie Giroux (1961) / La Mezquita de Cordoba
Edson Beltrami (1965) / Concertino para Flauta, Sopros e Percussão

Frank Ticheli (1958) / Sinfonia Nº2 
I-Shooting Stars
II-Dreams Under a New Moon
III-Apollo Unleashed
 
dia 20/04 - Quarta-feira, 21h00
Theatro São Pedro
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda (próximo ao metrô Marechal Deodoro)

São Paulo/SP

 

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) 
Indicação Etária: 8 ANOS

 

Maiores informações: http://www.apaacultural.org.br/espetaculo.php?id_esp=1743

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

24 -       CONCERTO : 16/4 - BRAVIO, 19/4 - Violoes da UFU   

 

De: alvaroguitar@gmail.com

____________________________________________

 

 

ENGLISH TEXT BELOW

Queridos amigos,

Abaixo seguem informações sobre dois eventos violonisticos. Sábado, 16/4, a Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO) recebe o paranaense Alisson Alípio. Terça, 19/4, ocorre o segundo recital da série "Violões da UFU". Se apresentam no Mercado Municipal de Uberlândia alunos do primeiro ao último semestre, compartilhando seu talento com a comunidade. Destaque para o aluno Carlos Giovanny, um dos ganhadores do Prêmio Jovem Músico BDMG, e para Roberto Segantini, aluno do último semestre.

Abraços,
Alvaro Henrique
www.alvarohenrique.com



Dear Friends,

Below follows information about two guitar events. On Saturday, April 16th, the Guitar Society of Brasilia (BRAVIO) receives Alisson Alipio. On Tuesday, April 19th, on the second recital of the series "Violoes da UFU", students from the first to the last semester share their talent with the community, featuring Carlos Giovanny, one of the winners of the BDMG Young Musician Award, and Roberto Segantini, senior student about to reach undergraduation.

Regards,
Alvaro Henrique
www.alvarohenrique.com


________

48o. Encontro da Associação Brasiliense de Violão (BRAVIO)

Alisson Alípio - 16 de abril

 


A BRAVIO convida a todos para o seu "48o. Encontro" que terá a presença de Alisson Alípio.

O recital será realizado no dia 16 de abril de 2011, no auditório do SESC 504 Sul, Brasília.

Programação:

15 horas: Palestra "A digitação para violão em obras de Bach"

18 horas: Sarau

20 horas: Recital com Alisson Alípio

Mais informações sobre Alisson Alípio
www.bravio.mus.br

--
Quer receber e-mails com a programação da BRAVIO? Envie um e-mail para bravio-subscribe@googlegroups.com

______

Na terça, 19/04, 20h, na segunda apresentação do Grupo de Violões da UFU teremos a "Noite dos Alunos". Os alunos de graduação, do primeiro ao último semestre sobem ao palco para compartilhar seu talento com a comunidade. A entrada será gratuita.

Serão apresentadas obras de autores brasileiros e estrangeiros, do século XV ao XX, numa ampla variedade de estilos, e visões musicais.

Destaque para o aluno Carlos Giovanny, vencedor do Prêmio Jovem Músico BDMG, e para Roberto Segantini, aluno do último semestre.

É uma boa oportunidade para conhecer agora alguns virtuoses do futuro e do presente.

A apresentação acontece no Mercado Municipal de Uberlândia (Rua Olegário Maciel , 255), terça, 19/4, às 20h. Entrada gratuita.

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

25 -       CONCERTO : ETH Big Band (Zuchich - Suíça) e e o grupo ÔCTÔCTÔ (São Paulo-Brasil)   

 

De: eventoscmu@usp.br

____________________________________________

 

 

Concerto da ETH Big Band (Zuchich – Suíça) e o grupo ÔCTÔCTÔ (São Paulo-Brasil)

Dia 15/04/2011 às 18h

local: Auditório Olivier Toni - Departamento de Música da ECA-USP

Av. Prof. Luciano Gualberto, trav J

Cj.Arquitetônico das Artes - Cidade Universitária 

entrada franca

 

A ETH Big Band é composta por 25 estudantes da ETH Zurich, Jazz-school Zurich and Jazz-school Lucerne. A Banda foi fundada no outono de 1993 por Christoph Eck, que ainda é seu diretor musical.
O repertório da Banda é muito diversificado. Os músicos gostam especialmente de tocar música latina, funk e baladas complementando cada arranjo com improvisações individuais.


ETH Big Band tem se consagrado participando de cursos da ETH Zurich e tem se apresentado regularmente em Zurich como poucas das grandes bandas, a ETH Big Band participou por seis vezes do Festival de Jazz de Montreal, e já realizou muitos concertos com o cantor profissional cubano Paz Luaces. Apresentou-se ainda no Festival de Música Universitária em Belfort (França) 1996 – 2007, e na “Jazzhaus” em Freiburg (Alemanha), na University of Karlsruhe (Alemanha), e no Jazz Festival em Le Mans (França), etc.

 

Em 2006 ETH Big Band viajou pela Europa oriental e mais recentemente – na primavera de 2008 – visitaua China por 10 dias realizando concertos.
A espontaneidade, expressão lúdica e arranjos ao vivo são características desta Banda.

 

Integrado por estudantes do Departamento de Música da ECA-USP, o Ôctôctô foi formado em 2008 e desde então tem procurado renovar a escrita e interpretação de música brasileira contemporânea. Através de composições e arranjos próprios, o grupo pretende estabelecer um amplo diálogo entre as áreas popular e erudita, as quais fazem parte da atividade musical de cada um de seus componentes.

 

Finalista por duas vezes do Prêmio Nascente-USP (edições 2009 e 2010), o octeto é presença constante na agenda cultural da universidade, tendo se apresentado nos auditórios da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), IB (Instituto de Biologia), IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e Instituto Butantã. Também foi um dos grupos participantes da I Mostra Jazz Music SP, abrindo o concerto do Havana Brasil.

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

26 -       MASTERCLASS : Violão com Marcos Victora-Wagner   

 

De: extmusica@ufrgs.br

____________________________________________

 

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Instituto de Artes

Departamento de Música - Programa de Pós-Graduação em Música

Programa de Extensão do DMUS

convidam para

 

Masterclass de Violão com

Marcos Victora-Wagner

(Brasil/Alemanha)

 

dia 26 de abril de 2011, terça-feira

das 9h às 12h30min e das 14 às 17h30min

no Auditorium Tasso Corrêa

Instituto de Artes - UFRGS

Senhor dos Passos, 248 - Centro - Porto Alegre

 

Inscrições:

No Programa de Extensão do DMUS - UFRGS

Rua Senhor dos Passos, 248 - sala 62 - Instituto de Artes - (51)3308.4325

ou através do email: masterclasses@ufrgs.br

 

VAGAS LIMITADAS

Pré-requisitos para executantes na masterclass: Nível avançado

 

Serão concedidos certificados aos participantes com 75% ou mais de frequência.

(Exceção para os alunos do PPGMUS, para os quais a atividade é curricular.)

 

 

Marcos Victora-Wagner

 

Marcos Victora-Wagner é Bacharel e Mestre em Música pela Universidade Federal

do Rio Grande do Sul, e Diplommusiker „Summa cum laude“ e Meistermusiker pela

Hochschule für Musik Augsburg-Nürnberg, Alemanha. Na sua trajetória de formação teve

a oportunidade de aperfeiçoar-se com professores como Franz Hálasz, Eduardo Isaac,

Angelo Gilardino e Daniel Wolff, além de ter tido masterclasses com alguns dos mais

importantes nomes do violão clássico mundial como: Abel Carlevaro, Eduardo Fernández, Alvaro Pierri, Pablo Márquez, Paolo Pegoraro, Aniello Desiderio, Carlo Marchione, Paul Galbreith, Tilman Hoppstock, Frank Bungarten, Huppert Käppel, Zoran Dukic, Margarita Escarpa, Aléx Garrobé, Ricardo Gallén, Pavel Steidl, Judicael Perroy  entre outros.

 

Premiado em diversos concursos, destacando-se os primeiros prêmios no II Concurso

Nacional „ Faculdade Cantareia“ e X Concurso Nacional „Souza Lima“ (São Paulo),

segundo prêmio no III Concurso Internacional „Santa Maria de la Armonia“ (Mar del Plata, Argentina) e quarto prêmio no XI Concurso Internacional „Ciudad de Cória“ (Cória, Epanha); Marcos já teve a oportunide de tocar concertos solo e de música de câmara em países como Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, Polônia e Itália. Em 2004, solou com a Orquestra Sesi/Fundarte sob a regência de Antônio Carlos Borges Cunha. Tendo sido também laureado com bolsas de estudo do CNPq e KAAD, Marcos reside desde 2007 na Alemanha, onde desenvolve seus estudos de música de câmara no curso Kammermusik Master na Hochschule für Musik Nürnberg.

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

27 -       NEWS : Newsletter Avril 2011   

 

De: noreply@pucemuse.com

____________________________________________

 

 

CREATION/ DIFFUSION    

           
pmEuropean Joysticks Orchestras : création de Virtual Voices de Serge de Laubier à Paris
Jeudi 7 avril à 20h30, l'Eglise Saint Merri 76 rue de la verrerie 75004 Paris
Entrée libre sur réservation

Le 7 avril  prochain, le projet European Joysticks Orchestras touchera à sa fin en France avec la création mondiale de "Virtual Voices" de Serge de  Laubier à l'Eglise Saint Merri à Paris. Virtual Voices est le point d'orgue de plusieurs mois de travail intense entre l'équipe artistique et pédagogique de PUCE MUSE, une centaine de jeunes franciliens et leur enseignants de musique. La pièce propose à chaque instrumentiste joystickeur de jouer sa voix (essentiellement enregistrée, virtuelle) avec ses deux mains (réelles) pour explorer de nouveaux modes de jeux vocaux électroacoustiques. L'orchestre sera accompagné par Serge de Laubier au Méta-Instrument et dirigé par sept chefs d'orchestre.

Virtual Voices réunit des élèves de 6 établissements franciliens dans un grand orchestre mixte de joysticks: le Collège Roland Dorgeles (Paris 18), le Collège La Fontaine du Roy à Ville d'Avray (92). Des jeunes handicapés de l'EME Luxembourg (75)  et de l'EREA Toulouse Lautrec (92). Enfin, des élèves du Conservatoire à Rayonnement Régional de Versailles (78)et du Conservatoire municipal de Noisy-le-Sec (93). 

Programme de la soirée

Pour en savoir plus

La presse en parle

European Joysticks Orchestras est un projet de coopération culturelle entre PUCE MUSE (FR), Tempo Reale (IT) en Musiques etRecherches (BE) et financé par l'Union européeenne. 

Projet soutenu par l'Europe.

www.musiques-recherches.be
www.temporeale.it

pmElectrochoc
12 et 13 avril / Les Abattoirs / 18 route de l'isle d'abeau / 38300 Bourgoin Jallieu

Du 31  mars au 16 avril le festival Electrochoc présente sa 6eme édition à travers une programmation vivifiante, résolument engagée dans la découverte des Arts Numériques. Le 12 avril les animateurs isérois fraichement formés à la Méta-Mallette présenterons leur première création avant de retrouver PUCE MUSE le 13 avril avec le Concert de concert.

Festival Electrochoc

 

 

RENCONTRES / TRANSMISSION            

           
pmJouons avec l'Orchestre

28, 29 avril et 2 mai 2011 / Orchestre National d'Île de France / 94 Alfortville

En partenariat avec l’Orchestre National d’Ile de France et PUCE MUSE, le rectorat de Créteil organise les 28, 29 avril et 2 mai 2011 un stage PAF (plan académique de formation). Autour de la thématique «Jouons avec l'orchestre» les enseignants de toutes les disciplines pourront ainsi découvrir le Boeuf sur le toit de Darius Milhaud avant d'interpréter une version décalée à la Méta-Mallette.

 

 

RECHERCHE
             

           
pmEquipe

Après  avoir travaillé sur le développement de la plateforme 2PIM puis sur la Méta-Mallette 3 puis 4 (en test actuellement), Guillaume Evrard s'en va vers de nouvelles aventures probablement interactives et multimedia. Un grand merci pour tout ce qu'il nous a apporté.     

           
pmAlgorithmes

Puce Muse travaille sur de nouveaux algorithmes visuels pour les prochains spectacles (dont "Virtual Voices" ce Jeudi a l'église de Saint-Merri)
Un petit aperçu ici : Image 1 Image 2 Image 3.

             

           

RECRUTEMENT


             

           
pmPuce Muse recrute !

Un poste de développeur Max/MSP/Jitter, Java, Web, est à pourvoir à Puce Muse.
Plus d'informations



CONTACT      

            Espace Musical / PUCE MUSE
2, rue des Pyrénées SILIC 520
94623 Rungis cedex
01 45 12 04 50
contact@pucemuse.com

www.pucemuse.com

PUCEMUSE, Espace Musical, est soutenu par la DRAC Ile-de-France -ministère de la Culture et de la communication -, par leConseilrégional d'Ile-de-France, l'Union Européenne et la SACEM.         

 

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

28 -       NEWS : Now and Soon in New York and the World   

 

De: emfnoreply@list2.green-wave-email.com

____________________________________________

 

 

NOW AND SOON:

NEW MUSIC AND ELECTRONIC MUSIC
NEW YORK AND THE WORLD

 

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::
FEATURED EVENT THIS WEEK

The Sonic Unconscious
Sound installations by Jana Winderen, Yolande Harris and Gina Badger
Saturday, April 16 & Sunday, April 17
ISSUE Project Room, 232 3rd Street, 3rd Floor, Brooklyn
http://www.issueprojectroom.org/events/



::::::::::::::::::::::::::::::::::::
NOTABLE

The Orchestra of the S.E.M. Ensemble and Ostravská banda
Works by John Cage, György Ligeti, Carolyn Chen, and more
Wednesday, April 13, 7:30pm
Carnegie Hall, Zankel Hall, 881 Seventh Avenue
http://www.carnegiehall.org/Event.aspx?id=1422



::::::::::::::::::::::::::::::::::::
UPCOMING EVENTS IN NEW YORK CITY:

Double Bill: Iktus Percussion Quartet and Mivos String Quartet
Works by Annie Gosfield, Gérard Grisey, Philip Glass and more
Tuesday, April 12, 8pm
St. Peter's Lutheran Church, 619 Lexington Avenue
http://www.iktuspercussion.com/events.htm


Meringue Diplomacy: an experimental documentary video
With music by David Behrman, Jon Gibson, Laetitia Sonami, and more
Wednesday, April 13, 7:30pm
French Institute, Tinker Auditorium, 55 East 59th Street
http://www.umamifestival2010.com


Enda Bates: Hexaphonic guitar
Wednesday, April 13, 8pm
ISSUE Project Room, 232 3rd Street, 3rd Floor, Brooklyn
http://www.issueprojectroom.org/


New Music From Chicago
With music by Marcos Balter and Glenn Kotche
Thursday, April 14, 7:30pm
The Morgan Library and Museum, 29 East 36th Street
http://www.mtcstudio.org/events/new-music-chicago


T.1912: Gavin Bryars' The Sinking of the Titanic
Performance installation by Dominique Gonzalez-Foerster
Thursday, April 14, 8:40pm and 10:40pm
The Guggenheim Museum, 1071 5th Avenue
http://www.guggenheim.org/


Richard Sussman Faculty Recital
Friday, April 15, 7:30pm
Miller Recital Hall, Manhattan School of Music, 120 Claremont Avenue
http://mastercalendar.msmnyc.edu/MasterCalendar.aspx


Miller Theatre Composer Portraits series
Either/Or performs music by Chaya Czernowin
Friday, April 15, 8pm
Columbia University, Miller Theatre, 2960 Broadway
http://www.millertheatre.com/Events/EventDetails.aspx?nid=1409


Dance for Japan: Benefit Dance Concert
With music by Robert Schumann, performed by Kathleen Tagg
Saturday, April 16, 8pm
Mark Morris Dance Center, 3 Lafayette Avenue, Brooklyn
http://www.dpny-us.org/


Composers Concordance Records Release Party
Music by Milica Paranosic, Gene Pritsker, and more
Sunday, April 17, 7:30pm
Drom, 85 Avenue A
http://www.dromnyc.com/



:::::::::::::::::::::::::::::::::::
HAPPENING:

Probe: a sound installation by Paul Devens
Saturdays in March, 2—8pm
Diapason, 882 Third Avenue, 10th Floor, Brooklyn
http://www.diapasongallery.org/current_installation.html


Dream House: 18th Year
La Monte Young, Marian Zazeela: Sound and Light Environment
Thursdays, Fridays and Saturdays 2pm—Midnight
MELA Foundation, 275 Church Street, 3rd Floor
http://www.melafoundation.org/



:::::::::::::::::::::::::::::::::::
AROUND AND ABOUT:

One Thousand Pulses Presents: Tim Motzer
Saturday, April 16, 7:30pm
One Thousand Pulses, 9 Edward Place, Woodcliff Lake, NJ
http://www.onethousandpulses.com/


Hopper Re-Imagined
Works by Teresa Berasi, Karen Finley, LoVid, Rich Tu, and more
Sunday, April 3—Sunday, May 8
Edward Hopper House Art Center, 82 North Broadway, Nyack, NY
http://www.yearofedwardhopper.com/currently-on-view.html



:::::::::::::::::::::::::::::::::::
NORTH AMERICA:

New Music Miami Festival: Le Balcon + NODUS ensemble
Music by Orlando Garcia, Gerard Grisey, Jean-Luc Herve, and more
Tuesday, April 12, 7:30pm
FIU Wertheim Performing Arts Center, 10910 SW 17th St Miami, FL
http://www.newmusicmiami.org/


Mercredimusics: QuintetQuintette
With Lori Freedman, Malcolm Goldstein, Josh Zubot, and more
Wednesday, April 13, 9pm
Casa Obscura, 4381, rue Papineau, Montréal, QC
http://www.casaobscura.org


Unruly Music: Spring Festival
With Yarn/Wire, David Bithell, Christopher Adler, and Andrew McIntosh
Thursday, April 14—Sunday, April 17, 7:30pm
Marcus Center, 929 North Water St #1, Milwaukee, WI
http://www4.uwm.edu/psoa/programs/music/unruly/#spring


Tiffany Lin + Ranjit Bhatnagar
Three Parts for Two Boats: Electro-acoustic performance
Saturday, April 16, 8pm
Gallery 1412, 1412 18th Avenue, Seattle, WA
http://www.gallery1412.org/


Songs of Spring: The Marin Symphony Chamber Chorus
Premiering Ghost Riders in the Sky, arranged by Gareth Loy
Sunday, April 17, 4pm
Good Shepard Lutheran Church, 1180 Lynwood Drive, Novato, CA
http://www.marinsymphony.org/chorus.htm


Pyongyang
David Chung (multi-media installation) and Jin Hi Kim (sound)
Tuesday, April 5—Saturday, May 21, 8am—5pm
Institute for the Humanities Gallery, 202 S. Thayer St, Ann Arbor, MI
http://www.davidchung.com/pyongyang/index.html


Stan Shaff, AUDIUM 9: Choreographing Sound in Space
Fridays and Saturdays weekly, 8:30pm
1616 Bush Street @ Franklin, San Francisco, CA
http://www.audium.org/



:::::::::::::::::::::::::::::::::::
THE WORLD:

Poland
Musica practica, Musica theoretica
Multi-channel music by Wilfried Jentzsch and Hiromi Ishii
Thursday, April 14, 6:30pm and 8pm
Academy of Music Poznan, Swiety Marcin street 87, Blue Hall, Poznan
http://www.epoznan.pl/


Spain
Harry Sparnaay: The bass clarinet (a personal story)
Music by Sergio Fidemraizer, Michael Smetanin, and Roderik de Man
Thursday, April 14, 7:30pm
Universitat Pompeu Fabra, c.Roc Boronat 138, Barcelona
http://www.iua.upf.edu/?q=node/302


Brazil
Neuroplanets: BJ Nilsen, Daniel Menche, Francisco López, and more 
Tuesday, March 22—Saturday, April 30
Rua Visconde de Itaboraí 78, Rio de Janeiro
https://www.facebook.com/event.php?eid=182253868481871

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

29 -       NEWS : {modisti news} Dongle Doc . L’outre est tombée   

 

De: modisti@gmail.com

____________________________________________

 

 

 

Dongle Doc . L’outre est tombée

Posted: 13 Apr 2011 02:43 AM PDT

 

Auteur : Dongle Doc
Titre : L’outre est tombée
> Guitare folk, capteur, laptop utilisé comme effet, flute jouet
- Paris / France

Audioblogs ARTE Radio :: Les derniers sons de l’audioblog impronet

Alexei Borisov, Olga Nosova, Ayato, Anton Mobin . TRAPPED NOISE SPLIT

Posted: 13 Apr 2011 02:42 AM PDT

H.A.K. Lo-Fi Record n.213

TRAPPED NOISE SPLIT

Limited CD-r photo edition / 30 Copies
Original photos by Steeve Bauras – Kaputt Photo
ORDER > haklofirecords(AT)gmail(DOT)com

Recorded live during Trapped Noise #3 at Chiquito on March 30th, 2010

ASTMA – Bornos Chiquito Paris (31:12)
Performed by Alexei Borisov & Olga Nosova (Russia)

http://www.myspace.com/borisovnosova

http://www.myspace.com/asstma

CRASH DUO – Burned Chicken Here (22:09)
Performed by Ayato & Anton Mobin (France)

http://h.a.k.free.fr

*********************************

>>VIDEOS OF THE EVENT

>>REVIEW on Etherreal by Fabrice Allard

Audio Files

Flac

VBR MP3

Ogg Vorbis

24bit Flac

ASTMA_Alexei Borisov & Olga Nosova – Bornos Chiquito Paris-TN3_master

179.3 MB

 

21.2 MB

 

ASTMA_Alexei Borisov & Olga Nosova – Bornos Chiquito Paris-TN3_master

 

74.0 MB

 

 

CRASH DUO_Ayato & Anton Mobin – Burned Chicken Here-TN3_master

 

 

12.2 MB

208.0 MB

CRASH DUO_Ayato & Anton Mobin – Burned Chicken Here-TN3_master

 

55.6 MB

 

 

 

Image Files

JPEG

JPEG Thumb

Item Image

Alexei Borisov & Olga Nosova @ Trapped Noise #03 (Paris) – Photo © Steeve Bauras (Kp.)

1.3 MB

3.3 KB

 

Ayato & Anton Mobin @ Trapped Noise #03 (Paris) – Photo © Steeve Bauras (Kp.)

2.1 MB

3.4 KB

 

HAK213-cdr.JPG

1.3 MB

4.1 KB

 

HAK213-index.jpg

178.2 KB

3.1 KB

 

HAK213-web

 

 

14.4 KB

TRAPPED_NOISE-fly1.jpg

1.7 MB

6.1 KB

 

TRAPPED_NOISE-fly2.jpg

1.7 MB

6.1 KB

 

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

[FbL012] Luca Nasciuti – Temporali

Posted: 13 Apr 2011 02:41 AM PDT

 

LUCA NASCIUTI | TWITTER . WEBSITE  > DOWNLOAD | MP3 . COVER . MORE OPTIONS

Luca Nasciuti’s compositions are musical events, unfolding in time, much like natural phenomena. They conjure a world of glacial motion, of ebb and flow: evolving sound-worlds with their own biotic life span.
Each of these three new tracks deploys a sparing combination of timbres to evoke its unique musical milieu. Pan~ combines surging waves of white noise with occasional tintinnabulations, underpinned by a subliminal, granular murmur. This same sound— a sort of cosmic background radiation—permeates both Ivory and Elegy, each of which features the filigree scrapings and dissonant drones of the cello, Nasciuti’s instrument of choice. These fragments of sound index the musical soul of the instrument, its propensity for crepuscular melancholy. Elegy has an aptly sepulchral atmosphere, wrapped in the cello’s warm string vibrations, and intermittently casting off brief harmonic flutters. The track coalesces into and concludes with a hesitantly bowed cadenza, and this peroration to the tentative musical gesture is taken up by the first track, Ivory, in which sweeping sonar pulses punctuate a dense patchwork of hammered, scraped and legato cello sounds, with mesmerizing results.

There are possible comparisons to be made between Nasciuti’s music and that of other contemporary experimental sound artists, but for anyone wishing to explore this beguiling composer’s work, these are merely signposts that fail to give a real sense of the distinctive nature of his sound world. Tactile and immersive, and with a highly organic sense of duration, Nasciuti’s music enchants and captivates, gradually drawing the listener into its compelling and convincing universe.

Jonathan Gilhooly



Short Biography

Luca Nasciuti is a London based composer trained in electroacoustic composition, classical music, visual and performing arts. His work spans from installation, to video and performance art, focusing on the legacy between acoustic and electroacoustic sound, and the interplay of sonic and visual practices within site-specific contexts. He has been granted residencies for solo and collaborative projects in the UK and he is exhibiting and performing his works throughout Europe.


mastered by madSavVy Productions

photo by Alejandro Herrero Casajús
drawing by Luca Nasciuti

cover design by Leonardo Rosado

(cc) by nc nd April 2011

 

You are subscribed to email updates from modisti
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.  Email delivery powered by Google

Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610

--
modisti news
http://modisti.com
 
send mails to: news@modisti.com
unsubscribe:
send mail from this mail address to:
modisti-news-unsubscribe@googlegroups.com

 

 

____________________________________________________

____________________________________________

30 -       NEWS : L'Education Musicale Lettre d'information n°48 Avril 2011   

 

De: webmaster@leducation-musicale.com

____________________________________________

 

 

Sommaire de la Lettre d'information de Avril 2011

1. Editorial : "Passion de l'ignorance, déchaînement de l'incuriosité..."

2. Sommaire du n° 570 (mars/Avril 2011)

3. Informations générales

4. Varia

5. Manifestations et Concerts

6. Echos de Liszt en son temps

7. Recensions de spectacles et concerts

8. L'édition musicale

9. Bibliographie


10. CDs et DVDs

11. La vie de L’éducation musicale


Abonnez-vous à L'éducation musicale pour 2011 !

 

 

 

 

 

 

Noticias somente em texto simples, sem figuras nem tabelas, enviar a:
cdmusica@unicamp.br

 

Para receber/cancelar o recebimento do FWD cdmc cadastre-se pelo link: https://www.listas.unicamp.br/mailman/listinfo/cdmusica-l