EHA

 

Voltar à programação do XII EHA

 

PROGRAMAÇÃO DAS COMUNICAÇÕES

 

04 dezembro 2017 (segunda-feira)

 

Auditório 1

08h-10h10 - Literatura Artística, Tratados e Historiografia: da Antiguidade ao Século XX

Mateus Alves Silva
O processo de escrita de Andrea Pozzo em “Perspectiva Pictorum et Architectorum”
Clovis Antonio Benedini Lima
Discurso oculto em Vitrúvio
Larissa Crivelari Fassis
Análise dos diálogos de “Giornata Prima” na obra “Ragionamenti” de Giorgio Vasari
Fernanda Marinho
Lionello Venturi, Eugenio Battisti e as omissões em seus respectivos projetos modernos
Antônio Leandro Gomes de Souza Barros
O silêncio que sobrevêm à cadeia surda

 

10h30-12h40 - Arte e Arquitetura Religiosa: séculos XV ao XIX e seus Desdobramentos

Thais Cristina Montanari
Quatro Séculos de Silêncio: As Pinturas Parietais da Capela de São Miguel Paulista
Fuviane Galdino Moreira
Proposta metodológica: uma cartografia vestimentar da(o)s padroeira(o)s do Brasil
Delson Aguinaldo de Araújo Junior
Caetano Luiz de Miranda um Pintor Rococó na Comarca de Serro Frio
Sofia Reginato Inda
Arte Sacra em Porto Alegre: a antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Camila Cristina Souza Lima
A ordem de São Jerônimo nas iniciativas arquitetônicas de Dom Manuel I (1469 -1521) de Portugal: tentativas de aproximação simbólica entre Portugal e Castela

 

Auditório 2

08h-10h10 - Cinema e Pintura

Letícia Badan Palhares Knauer de Campos
Vítimas e mulheres fatais - A pintura como referencial da figura feminina no cinema de Dario Argento
Carlos Alberto Donaduzzi
A Montagem na pintura de Edward Hopper e na imagem cinematográfica: uma análise a partir do filme Shirley: Visions of reality, de Gustav Deutsch
Cristina Susigan
O silêncio e a estética na pintura de Edward Hopper: a iconografia norte americana
Giordano Dexheimer Gil
Grimórios em Movimento: O Cinema de George Méliès à Luz de Outros Fantasmas
Marcos Vinícius da Silva
Melancolia Visual: quando Ofélia de Millais se encontra com Justine de Lars Von Trier

 

10h30-12h40 - Os Signos do Silêncio no Vídeo e no Cinema

Dalmo de Oliveira Souza e Silva
Sob o signo do silêncio no “Amor a Flor da Pele”
João Eduardo Hidalgo, Ricardo Nicola
O silêncio da humanidade antes da criação da escrita, e através dela o da cultura, como aparece nos filmes A chegada (2016) e Ágora (2009)
Regilene Aparecida Sarzi-Ribeiro
Quando a imagem televisual quebra o silêncio: videoarte e identidade feminina na obra de Sônia Andrade
Mari Sugai
A significância fílmica do silêncio em “Seguindo em frente” (Aruitemo aruitemo), de Hirokazu Koreeda
Ana Lucia Oliveira Vilela
Silêncios e a ditadura militar no Brasil: Sintomas na propaganda e na arte

 

Sala Multiuso

08-09h20 - Diálogos entre Coleções Museológicas e Bens Culturais Religiosos

Christian Mascarenhas
O pioneirismo em um acervo paulista - Dom Duarte Leopoldo e Silva e a preservação da arte sacra em São Paulo
Menderson Correia Bulcão
Musealias dos Mártires: A Musealização dos Bustos Relicários no Museu de Arte Sacra
Paula Elizabeth Barrantes
O silêncio da imagem retabular: um diálogo entre arte e função

 

09h30-10h50 - MASP e Pinacoteca: Estudos de Acervos dos Museus Paulistas

Gabrieli Simões
Antonio Rocco e as representações da imigração
Leila Soares Rodrigues Campos
Retratos do poder no Renascimento: a representação da retratística política do Cardeal Cristoforo Madruzzo por Tiziano
Marina Colli de Oliveira
Os retirantes de Portinari: crítica comentada sobre as obras da série Retirantes pertencentes ao MASP
Milena Melo Sales
Reflexões sobre as práticas curatoriais de indumentária nos museus de Arte

 

11h-12h40 - Silenciamentos, Resistência e Políticas nas Artes

Maria Eduarda da Trindade dos Reis
Censura e arte: As Guerras Culturais e o conservadorismo americano
Daniela Calvo Rodrigues Dionizio
Muralismo Boliviano e o Monumento à Revolução Nacional : Silenciamento, massacre e resistência nas obras de Miguel Alandia Pantoja
Manoel Silvestre Friques
Contra o que for hereditário: as iniciativas artístico-culturais de re-existências indígenas
Tiago da Silva Coelho
O realismo socialista na pintura brasileira: convergências e divergências da historiografia nacional

 

Sala da Congregação

08h-10h10 - Masculinidades e Homoerotismos

Inácio Schiller Bittencourt Rebetez
O silêncio sobre a circuncisão: o corpo dos judeus na arte renascentista
Juam Carlos Thimótheo
Tarzan: Representações de Masculinidades mutáveis no cinema norte americano
Ricardo Henrique Ayres Alves
Tensões entre palavra e imagem: o discurso homoerótico na escrita recente da história da arte
Victor Henrique da Silva Menezes
Masculinidades ‘desviantes’ nas telas: representações do homoerotismo romano em Ben-Hur (1959) e Spartacus (1960)

 

10h30-12h40 - Fotografia, Silêncios e Paisagens

Adriane Schrage Wächter
O visível e o invisível na obra de Elaine Tedesco
Laura de Souza Cury
O Parque Ibirapuera e a construção da imagem de  um Brasil moderno
Samuel José Gilbert de Jesus
O ensaio enquanto gênero fotográfico em três modos
Solange de Aragão
O silêncio das águas nas fotografias de paisagem da Coleção Thereza Christina Maria da Fundação Biblioteca Nacional
Talita Mendes, Edson do Prado Pfützenreuter
Olhar, silêncio e paisagem na arte contemporânea através da produção poética de Cássio Vasconcellos

 

05 dezembro 2017 (terça-feira)

 

Auditório 1

08h-10h10 - Questões de Gênero na Crítica de Arte

Isabela de Oliveira Salinas
Amedeo Modigliani e Jeanne Hébuterne: apontamentos a partir do catálogo raisonné
João Paulo Ovídio
A Gravura de Renina Katz em Moscou
Aline Barbosa da Cruz Prudente
O Surrealismo e as Mulheres: Uma Análise através da moda
Ana Cláudia de Moura Cabral
Maria Clara da Cunha Santos: uma crítica de arte do século XIX

 

10h30-12h40 - As Imagens do Corpo Feminino

Marina Silva e Siqueira
O nu feminino em Suzanne Valadon
Caroline Farias Alves
Entre os silêncios da história e as representações femininas: retratos de Georgina de Albuquerque e suas contemporâneas
Laíza de Oliveira Rodrigues
A representação de Trianon no Museu Mariano Procópio: uma análise sobre as banhistas de Manoel Santiago
Janaína Nagata Otoch
Trama de Olhares: Notas sobre a representação da Celestina na obra de Pablo Picasso
Evandro Santos
O nascimento de Vênus nos trópicos: a transfiguração do corpo feminino através da obra Caramuru

 

Auditório 2

08h-10h10 - Bienais de São Paulo: Estudos e Reflexões
André Luís Castilho Pitol

A escritos críticos de Alair Gomes sobre arte: uma leitura introdutória
Helder Manuel da Silva de Oliveira
Alberto Burri (1915-1995) e a Bienal de São Paulo
Márcia Helena Girardi Piva
O Silêncio que Grita e o  Ruído Que Silencia: Frans Krajcberg e Em’kal Eyongakpa na 32ª Bienal De São Paulo
Priscilla Perrud Silva
As “Sequências Brasileiras” de Paulo Menten: entre a figuração e a abstração em São Paulo nos anos 1960

 

10h30-12h40 - Visões e Conexões: Arte Contemporânea no Brasil

Anderson dos Santos Batista
Considerações sobre o interior da escultura-tumba: escoamentos através do invisível na obra estocagem #8
Marina Andrade Câmara Dayrell
Lygia Clark, dos “Planos em superfície modulada” à “obra nossa”: uma perspectiva histórica
Gabriel Morais Medeiros
O Bosque Enquanto Masmorra: Alegorias da Ambiência Selvática na Pintura de Eduardo Berliner
Isabela Marques Fuchs
Provocação e Participação: Urnas Quentes (1968) de Antonio Manuel
Thamara Venâncio de Almeida
Memória de ferro: A política da memória em algumas obras do videoartista Eder Santos

 

Sala Multiuso

08-09h20 - Arte e Arquitetura Pré-Colonial Mesoamericana e Arte Rupestre

Ana Elisa Antunes Viviani
A temporalidade das imagens rupestres à luz da ciência da cultura
Fernando Dantas Marques Pesce
Estilo e Ideologia em Kaminaljuyu – As vasilhas pintadas da fase Esperanza
Ana Paula dos Santos Salvat
Colonizada, mas não silenciada: a permanência da cultura asteca na configuração artística e arquitetônica de Zócalo, na Cidade do México

 

09h30-10h50 - Circulação e Difusão das Imagens entre os séculos XV e XIX

Francis Melvin Lee
Instruir de maneira intensa e imediata: A imagem gravada no Brasil joanino (1808-1821)
René Lommez Gomes
O grande mundo colorido em miniatura. Reflexões sobre a transmissão das cores da natureza do Novo Mundo na pintura neerlandesa do século XVII
Vinícius de Freitas Morais
As gravuras, os incunábulos e a difusão de um culto antijudaico nos entornos dos Alpes (1475-1493)
Talita de Jesus Noronha Sanchez
Gravuras em Portugal no século XVII: iconografia profética e política da Restauração (1640-1668)

 

11h-13h10 - As Relações do Silêncio nas Artes e na Literatura

Ana Lucia Beck
Ondas poéticas: Silêncio e forma no contraponto entre José Leonilson e Clarice Lispector
Ester Cunha
O Silêncio na Relação Entre Arte/Vida
Gabriela Pires Machado
AMEREIDA – A Invenção de um Mar
Yasmin Pires
O Silêncio como Tensão e Presença na Música Víbora
Evander Ruthieri
Bram Stoker e os embates pela literatura nacional: The Censorship of Fiction (1908)

 

Sala da Congregação

08h-10h10 - Arte Brasileira: Olhares e representações na pintura de paisagem

Silvana Meirielle Cardoso
Miguel Dutra e a Cultura Artística periférica na província de São Paulo no Século XIX
Aline Medeiros de Vasconcellos
As paisagens de Niterói na arte de Hipólito Boaventura Caron
Bruno Brito
O espaço na obra de Almeida Júnior: Aspectos da Propriedade Rural Paulista e Sistemas Vernaculares de Medição
Aline Viana Tomé
Entre silêncios: a pintura naturalista na obra de Gustavo Giovanni Dall’Ara (1865 - 1923)
Myriam Salomão
Pintura de Paisagem do Espírito Santo: Coleção do Palácio Anchieta, Vitória – ES
Maria Carolina Rodrigues Boaventura
Para serem lembrados: lugares e caminhos do gênero pictórico Retrato em Uberlândia - MG

 

10h30-12h40 - Os silêncios na Historiografia da Arte

Renato Ferreira Lopes
A Arte na Vida: Johan Huizinga entre a História Cultural e a História da Arte
Raisa Ramos de Pina
Do silêncio visível e dos discursos abafados: A vida da natureza-morta e suas complexidades ocultas
Felipe Sevilhano Martinez
O Rembrandt Research Project e a inconsistência da autoridade
Daniele de Souza Machado
A seta do silêncio: a ausência que move a pesquisa

 

06 dezembro 2017 (quarta-feira)

 

Auditório 1

08h-10h10 - Entre Silêncios Pictóricos

Martinho Alves da Costa Junior
Pintura silenciosa ou o tilintar do fim do século
Mariana Garcia Vasconcellos
A utopia realista de Théophile Thoré-Bürger
Eliane Patricia Grandini Serrano, Nelyse Ap. Melro Salzedas
Vozes do silêncio: a escultura pictórica
Lívia Zacarias Rocha
Intercâmbios de uma Personagem: Ofélia no teatro, na literatura e nas artes visuais do século XIX

 

10h30-12h40 - Emergências Biográficas: ateliês e artistas no século XIX

Samuel Mendes Vieira
Belmiro de Almeida e os períodos na França
Natália Cristina de Aquino Gomes
Retrato de Presciliano Silva, por Antônio Olavo Batista: os atributos de um pintor no ateliê
Maria Antonia Couto da Silva
Os ateliês de artistas nos relatos e descrições publicadas na imprensa no Brasil do final do século XIX
Alberto Martín Chillón
Os monumentos a Joaquim Buarque de Macedo
Eduardo Polidori V. Nova de Oliveira
Fundação de São Vicente, de Benedito Calixto: da comemoração do IV Centenário da Descoberta do Brasil ao Museu Paulista (c. 1890 - 1900)

 

Auditório 2

08h-10h10 - Para se Pensar a Arte Contemporânea: Questões e Perspectivas

Maryella Sobrinho
O que é a escultura contemporânea? Notas para se pensar seu passado, presente e um possível futuro a partir de Sculpture on the Move
Guilherme Gasques Rodrigues
A aproximação de pensamentos criativos entre Zaha Hadid e a Vanguarda Russa
Carolina Carmini Mariano Lucio
A expressão pelo barro: a arte esquecida de Sakai do Embu
Keller Regina Viotto Duarte, Gláucia Davino, Rosana Maria Pires B. Schwartz
Artista, brasileira, mulher e negra como protagonista na História da Arte no Século XXI

 

10h30-12h40 - Espacialidades e Ornamentos na Arquitetura do Século XX

Ana Tagliari, Eunice H. S. Abascal
O ornamento na arquitetura orgânica de Frank Lloyd Wright
Luciana Fonseca de Melo Adam
Athos Bulcão, uma narrativa na década 1940
Marina Pedreira de Lacerda
Por uma arquitetura fluida: uma análise do vazio como elemento estruturador espacial da Casa White U do arquiteto japonês Toyo Ito
Patrícia Martins Santos Freitas
O crime do ornamento: arquitetura moderna e artes decorativas nos anos de 1950
Wilson Florio
O conceito de silêncio na Arquitetura Louis Kahn

 

Sala Multiuso

08-09h20 - Imagens Infernais: a Iconografia dos Monstros e Demônios na História da Arte

Grasiela Prado Duarte
A representação musical no Inferno de Hieronymus Bosch: escrita e torturas musicais
Kleber Costa Timoteo
Lúcifer: um soberano do mundo do Além no manuscrito “Les Très Riches Heures du Duc de Berry”
Paula Ferreira Vermeersch
A iconografia dos monstros do Inferno nos desenhos de Botticelli para a Comédia

 

09h30-10h50 - Corpo e Arte: Entre a Performance e a Fotografia

Hélio Batista de Oliveira Júnior
Arte da fuga: as guerras, as dores e os traumas gerados no corpo
Aline Ferreira Gomes
O corpo masculino indígena na fotografia indígena de Claudia Andujar e Maureen Bisilliat
Andréia Paulina Costa
Presenças visíveis, ausências distantes: performance, fotografia e gênero em Anna Maria Maiolino e Leticia Parente
Jhonny Alexander Muñoz Aguilera
Entre Saberes Moçambicanos e Afro-colombianos: Pensando artes tradicionais e formação artística desde uma perspectiva Sul-Sul

 

11h-12h40 - Representações e Reflexões sobre a Tradição Clássica

Ana Paula de Souza Freitas
As Tanagras e o papel feminino: representação, religiosidade e subjetividade
Natalia Ferreira de Campos
Antiguidade clássica em cores: reflexões a partir da exposição “Gods in color: painted sculpture of classical antiquity”
Thiago Amaral Biazotto
Caça e caçador: a Tumba II de Vergina, sua iconografia e atribuição
Jaqueline Souza Veloso
Dispositivos de Negociação no altar de Iulia Victorina

 

Sala da Congregação

08h-10h10 - Iconografias e Simbologias Cristãs

Doglas Morais Lubarino
A iconografia da Missa de São Gregório: realismo eucarístico e imagens medievais
Clara Habib de Salles Abreu
A concepção do Verbo e o silêncio da imagem: A representação visual da crença na conceptio per aurem em pinturas da Anunciação de Cristo
Debora Gomes Pereira Amaral
O virtus sancta dos crucifixos valencianos profanados (séculos XV e XVI)
Felipe Vieira Frazão Silva
A Geometria e o Divino: um ensaio sobre a articulação entre conhecimento e imagem medieval
Alcimar do Lago Carvalho
O diálogo silencioso entre o girassol e a papoula: correspondências simbológicas entre naturezas-mortas de Vanitas de Maria van Ossterwyk

 

10h30-12h40 - A Arte do Século XX: Arte entre e pós guerras

Stela Politano
O silêncio racionalista: “Tavola degli orrori” (1930), de Pietro Maria Bardi
Eponina Castor de Mello Monteiro
O silêncio inquietante na obra de George Bellows
Rafael Machado Costa
Salomon Smolianoff: Rei dos Falsários e Artista Esquecido
Priscila Sacchettin
Fotomontagens da revista S.Paulo (1936)
Erika Zerwes
Humanismo e guerra no trabalho de mulheres fotógrafas nas décadas de 1930 e 1940

 

07 dezembro 2017 (quinta-feira)

 

Auditório 1

08h-10h10 - Olhares sobre a produção visual africana: coleções, narrativas e debates historiográficos

Sandra Mara Salles
A arte das independências: o capítulo modernista da história da arte africana?
Ana Beatriz Almeida
A morte enquanto geopolítica - a arte contemporânea como espaço de recontextualização de disputas de narrativa
Carolina de Campos Tornich
Ressonâncias do Apartheid na Arte contemporânea Sul-Africana a partir de Willie Bester
Edson Eduardo Ramos da Silva
O silêncio da Internet em face a história dos Kel tamacheques

 

10h30-12h40 - Por uma Arte Brasileira

Marcos Pedro Magalhães Rosa
O Silêncio e a Humildade: notas sobre os valores que consagraram Alfredo Volpi
João Victor Rossetti Brancato
Almeida Júnior, jamais caipira
Fernando Augusto Oliva
Contestação, dúvidas, conciliação: Frederico Morais e a “arte brasileira”
Bruno Brito
O espaço na obra de Almeida Júnior: Aspectos da Propriedade Rural Paulista e Sistemas Vernaculares de Medição
Maria do Carmo Couto da Silva, Priscila Amorim Coser do Nascimento
Historiografia e crítica de arte brasileira no século XIX: uma análise em anais de eventos científicos de 2000-2015

 

Auditório 2

08h-10h10 - Sobre Coleções e Curadorias

Regina Teixeira de Barros
A Galeria de Arte das Folhas e o Prêmio Leirner de Arte Contemporânea: uma história singular
Mirtes Marins de Oliveira
“Museus/Artistas” (1975) e outras transgressões: dissonâncias dialógicas entre  Arte/Ação e MAC-USP
Breno Marques Ribeiro de Faria
Ars Diplomatica: a coleção do Ministério das Relações exteriores (1955 -1970)
Camila Proto
Gallery Of Lost Art: o museu virtual e as relações entre matéria e legitimação

 

10h30-12h40 - Curadorias e Exposições de Arte Moderna e Contemporânea

Alexandre Pedro de Medeiros
Da nova figuração ao pop expandido: apontamentos sobre a participação de artistas brasileiros em exposições de arte pop global
Aline Alessandra Zimmer
A exposição de arte condenada pelo II Reich e a resistência diante da imposição do silêncio
Matheus Henrique Gonçalves
O Museu de Arte Contemporânea da USP como dispositivo para se discutir o Contemporâneo
Vitor Marcelino da Silva
O aspecto narrativo na obra de El Lissitzky: a fotomontagem, o livro de fotografia, o design de exposição e o revés

 

Sala Multiuso

08-09h20 - Cartografias de um imaginário fantástico

Francislei Lima da Silva
O despertar dos monstros: a (re)descoberta das criaturas vomitadeiras pelas viagens de pesquisa da arquitetura colonial nas cidades mineiras, na primeira metade do século XX
Eduardo Augusto Alves de Almeida
Silêncios na história (da arte): as pistas do Mapa de Lopo Homem II, de Adriana Varejão

 

09h30-10h50 - Patrimônio e Religiosidade Afro-Brasileira

Anderson Diego da Silva Almeida, Francisco Marshall
A memória do Etnodesing africano: Pathosformeln e Mnemosyne de Aby Warburg na coleção perseverança
Fabricio Forganes Santos
Vicissitudes dos espaços afro-brasileiros: as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da cidade de São Paulo e de suas freguesias
Joyce Farias de Oliveira
Negro, mas belo: São Benedito, o santo preto da Idade Moderna

 

11h-12h40 - Lugares de Memória

Camila Alves Cabral
Kannon Sama um elo em silêncio entre Brasil e Japão
Vanessa Beatriz Bortulucce
Cemitério também tem arte: considerações sobre o estudo da arte tumular no Brasil
Leonardo Carneiro Ventura
A ausência e o refúgio: a presença do silêncio na obra de Gustavo Barroso e Luís da Câmara Cascudo (1920-1950)
Andre Andion Angulo, Marcos de Brum Lopes
Templos de silêncios: as obras de arte de Eduardo de Sá e Décio Villares na Igreja Positivista do Brasil

 

Sala da Congregação

08h-10h10 - O Urbano, o Espaço Público e as Artes

Agrippina Cândido Viegas Pequeno
Corpos em TRANSito
Peterson Soares Pessoa
Stealing Banksy: do artefato (dejeto) à obra de arte (objeto)
Regis Guerini Filho
Provos: arte, cidade, e utopia
Daiane Gomes Marcon
Cidade moderna desvelada: a pintura de paisagem urbana em Porto Alegre (1920 -1945)
Renata Cordeiro dos Santos
A imagem fotográfica como poética da memória: cidade, apagamentos e resistência

 

10h30-12h40 - Intelectuais, arte africana, arte afro-brasileira e questões raciais

Bruno Pinheiro
A Arte afro-brasileira enquanto categoria conceitual ao longo da primeira metade do século XX
Thiago Gil de Oliveira Virava
Oswald de Andrade entre A Negra e Jack Johnson: o discurso racial na gênese do modernismo paulista
Wladimir Silva Machado
Do silenciamento afrodescendente na História das Artes Visuais: apontamentos sobre (in)visibilidade, reconhecimento e prestígio na cultura modernista
Gabrielle Nascimento Batista
O Museu Nacional de Belas Artes, o diretor José Roberto e a África

 

| Voltar ao topo |

© 2002-2015 Encontro de História da Arte | SOBRE O SITE | CONTATO