Centro de Histria da Arte e Arqueologia21

inicial    |    o centro    |    publicações    |    eventos    |    biblioteca   |    blog    |    warburg

Disciplinas oferecidas pelos professores vinculados ao CHAA

 

clique para retornar à Biblioteca

 

- 10 Smestre de 2012

- 2o Semestre de 201

 

 

 

Disciplinas do segundo semestre de 2011 dos professores vinculados ao CHAA

 

Prof. Dr. Jorge Coli

Prof. Dr. Marcos Tognon

Prof. Dr. Nelson Aguilar

 

 

 

 

 

Prof. Jorge Coli - Quarta-feira (19hs)

HH361: Estudos de casos, in loco

O curso é organizado em quatro núcleos a serem estudados:

1) Arquitetura de Artacho Jurado em SP

2) O parque Ibirapuera (arquitetura, escultura, museus)

3) USP: exemplos de arquitetura, MAC-USP, Museu IEB

4) O triângulo Ipiranga, São Luís, Consolação

Os cursos serão às quartas-feiras, 19hs. Os alunos deverão dispor de um sábado por mês para trabalho de campo. Deverão também investir em pesquisa específica para cada caso, e serão encarregados de preparar as visitas. Desta maneira, é necessário que os alunos participem de modo constante com as atividades do curso. Uma bibliografia específica será apresentada no início do semestre.

     
 
 
 
 
 
Prof. Marcos Tognon - Quarta-feira, 19:00-23:00

HH810-A: Metodologia e Técnicas de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo

O conjunto de temas que trataremos em nossas aulas e atividades de pesquisa durante a disciplina são:

a) as teorias e a crítica da Arquitetura contemporânea;
b) os grandes temas projetuais da Arquitetura Contemporânea;
c) metodologias de estudo dos contextos urbanos;
d) a construção do projeto 1: linguagem arquitetônica;
e) a construção do projeto 2: tecnologias;
f) a construção do projeto 3: a escala urbana;
g) a construção do projeto 4: ergonometria e acessibilidade universal;
h) a construção do projeto 5: intervenções no patrimônio histórico;
i) aconstrução do projeto 6: a representação do Projeto Arquitetônico;
j) a construção do projeto 7: acervos de soluções tecnológicas para a construção civil;
k) Normas e procedimentos para trabalhos acadêmicos e profissionais (Laudos, Memoriais, Propostas Comerciais, Portfólios) ;
l) A estrutura e a redação do Memorial de Projeto para o TFG;
m) Primeiros estudos para o TFG 2012.

     

Plano de desenvolvimento

As atividades didáticas previstas são:

a) Aulas expositivas;
b) Estudos de casos;
c) Leituras e pesquisas bibliográficas;
d) Exercícios de análise do território urbano por meio de ferramentas e informações georreferenciadas;
e) Formação de banco de dados sobre referências e soluções tecnológicas. Usaremos também o Teleduc como ferramenta de comunicação e disponibilização/troca de material entre o docente e estudantes.

Formas de avaliação

Os estudantes farão exercícios pedidos pelo docente e que serão entregues nas datas acordadas. A média simples final das avaliações obtidas nesses exercícios resultará na nota semestral.

A nota final para a aprovação deve ser entre 5,0 e 10,0. O estudante terá direito ao Exame Final caso a sua média semestral se estabeleça no intervalo de 2,5 a 4,9 pontos (segundo Regimento Geral da Graduação da UNICAMP, Seção I, Artigo 57). O exame será feito segundo o calendário escolar da DAC.

Horário de atendimento aos alunos

O atendimento aos estudantes ocorrerá toda quarta-feira, 10:00-12:00, com agendamento prévio junto ao docente

 
 
 
 
 
 
Prof. Nelson Aguilar / Profa. Grazielle Katyane dos Santos Silva (PED B) - segunda-feira das 14:00 às 18:00

HH733: A formação de um novo paradigma cultural: Museu de Arte de São Paulo (1947-1968)

Ementa

    O curso aborda a inserção do Masp no panorama cultural de São Paulo através de suas exposições, da formação do acervo e dos programas didáticos.

 

Programa

    O MASP é um museu que acontece dentro do edifício dos Diários Associados e não escapa à intenção de interagir com o público. Para esse efeito, exposições didáticas configuradas a partir de uma museografia de vanguarda e mostra permanente de objetos arqueológicos, artísticos e de desenho industrial, organizada por critério estilístico e não meramente cronológico, esboçam a vontade de apagar as fronteiras entre arte e vida. Torna-se interessante comparar esse projeto de reconstrução da memória histórico-artística às novas propostas pedagógicas do pós-guerra como a promovida pelo crítico inglês Herbert Read. Para tanto, serão examinadas categorias estéticas a partir da teoria da pura visualidade que nortearam o ensino artístico da jovem instituição. O curso pretende analisar o nascente MASP como escola que, mediante a ambição de seu Instituto de Arte Contemporânea, vinca as diversas modalidades do sentir (arte, música, fotografia e cinema, arquitetura e paisagismo, moda). Houve resistências e facilitações ao novo projeto, seja pela personalidade controvertida do Presidente dos Diários Associados, seja pelas novidades contidas nas propostas do Conservador-Chefe do Museu.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bardi, P.M., História do MASP, São Paulo : Quadrante, 1992
                  Pequena História da Arte: introdução ao estudo das artes plásticas, São Paulo : Melhoramentos, [1990] .

Bazin, André, O cinema : ensaios, São Paulo : Brasiliense, 1991

Cavalcanti, Alberto. Filme e realidade. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1953.

Le Corbusier, A arte decorativa, São Paulo : Martins Fontes, 1996

Malraux, André, As vozes do silêncio, Lisboa [Portugal] : Livros do Brasil, [195-?]

Marangoni, Matteo, Aprenda a ver, São Paulo, Instituto Progresso Editorial, 1949.

Read, Herbert, A educação pela arte, São Paulo: Martins Fontes, 2001.
                       Imagen e Idea, Mexico: Fondo de Cultura Economica, 1965.

Rubino, Silvana (org.), Lina por escrito, textos escolhidos de Lina Bo Bardi, São Paulo : Cosac Naify, 2009.

Zanini, Walter (org.) História Geral da Arte no Brasil, São Paulo: Instituto Walter Moreira Salles/ Fundação Djalma Guimarães, 1983, 2 volumes.

Wölfflin, Heinrich, Conceitos Fundamentais da História da Arte, São Paulo: Martins Fontes, 1984.

A bibliografia pontual será dada durante o curso.

Formas de avaliação

Duas provas, seminários, aproveitamento em classe

 

Horário de atendimento aos alunos

A combinar

 
 
 

© 1994-2013 CHAA – Centro de História da Arte e Arqueologia  |   CONTATO   |   SOBRE O SITE