SUMÁRIO
|
Encarte de Dados de Opinião Pública Abril 1996 - ANO IV, nº1 Reforma Agrária no Brasil:
1962-1995
|
Página Principal | Revista Início | Equipe |
|
Resumo: Este artigo estuda o consumo de bens culturais na cidade de Manchester, Inglaterra, e através de resultados obtidos em survey, os autores mapeiam como a ocupação do centro da cidade por novos grupos de intermediários culturais redefine o uso espacial do antigo centro.
Palavras-chave: consumo cultural; estilos de vida; espaço urbano; intermediários culturais
Abstract: This article studies the consumption of cultural goods in the city of Manchester (UK), and based on survey's results the authors present how the occupation of the city centre by new cultural intermediaries redefines the old city centre spatial uses.
Key words: cultural consumption; lifestyle patterns; cultural
intermediaries; urban space
Resumo: Este artigo aborda os aspectos da cultura política
das classes trabalhadoras no Brasil, com base em resultados de survey realizado
em 1990.
Contrariando uma tese corrente, o autor sustenta que o aspecto dominante
no conjunto de opiniões e atitudes políticas da classe trabalhadora
é o apoio à democracia.
Palavras-chave: cultura política; democracia; comportamento político; classe trabalhadora
Abstract: This article studies some aspects of the political culture if the Brazilian working class, based on the results of a 1990 survey. Contrary to a current thesis, the author affirms that the prevalent aspect in the worker's opinions and political attitudes is the support to democracy.
Key words: political culture; democracy; political behavior; working class
Televisão e Voto: a Eleição
de 1992 para Prefeito de São Paulo
Mauro Pereira Porto
Resumo: Este artigo analisa o efeito dos meios de comunicação de massa em conjunturas eleitorais. Com base em pesquisa de tipo painel realizada em 1992 na cidade de São Paulo, o autor afirma a influência da imagem produzida sobre os políticos pela televisão na formação das preferências políticas dos eleitores paulistanos.
Palavras-chave: comportamento político; mídia; eleições
Abstract: This article analyses the effect of the mass media on electoral situations. Based on painel research results, developed in the city of São Paulo in 1992, the author affirms the influence of the image of the politicians produced by the television on the process of formation of voter's political preferences.
Key words: political behavior; media; elections