Opinião Pública
Campinas
Vol. III, nº1
P.01-60
Maio1995
ISSN 0104-6276

SUMÁRIO

América Latina: Política Externa e Opinião Pública
Frederick C. Turner
Pág.
01
Religiões e Voto: A eleição presidencial de 1994
Antônio Flávio Pierucci e Reginaldo Prandi
20
TENDÊNCIAS
Encarte de Dados de Opinião Pública, Ano III, nº5 
Centro
Eleições casadas, resultados nem sempre solteiros: campanhas proporcionais e imagem partidária no horário gratuito de propaganda eleitoral
Leandro Piquet Carneiro e Rogério Augusto Schmitt 
45
 
Tendências
Encarte de Dados de Opinião Pública
Maio 1995 - ANO III, nº5

 BRASIL - AVALIAÇÃO PRESIDENCIAL
Itamar Franco: 1992-1994
Fernando Henrique: 3 meses de governo

    COR/ RAÇA E POLÍTICA - RELIGIÃO E POLÍTICA
    Tendências de opinião e comportamento político no Brasil por grupos raciais ou de cor e por adesão às religiões
    Atitudes dos norte-americanos com relação às questões raciais e religiosas e a Política

Página Principal Revista Início Equipe
Banco de Dados
Nacionais e Internacionais

América Latina: Política Externa e Opinião Pública
Frederick C. Turner

Resumo: Quais são os constrangimentos à influência da opinião pública dos Estados Unidos, no sentido de definir a política externa para a América Latina? A opinião pública latino-americana pode moldar a política externa dos Estados Unidos? Este artigo apresenta os referenciais de opinião pública disponíveis aos elaboradores de políticas norte-americanos, e indica os graus de interesse na América Latina desde o final dos anos 30.

Abstract: Which are the constraints upon the influence of public opinion in the United States in order to set Latin American foreign policy? Can the Latin American opinion shape United States foreign policy: This article presents the public opinion referents available to United States policymakers, and indicates the degrees of interests in Latin America since the late thirties.


Religião e Voto: A eleição presidencial de 1944
Antônio Flávio Pierucci e Reginaldo Prandi

Resumo: A filiação religiosa teria alguma influência no voto? Para o Brasil de hoje, em que tantas são as alternativas religiosas, com diversas visões de mundo e diferentes noções de política, e tão intenso é o movimento de conversão e reconversão, esta questão ganha importância cada vez maior. Em 1994, no curso da campanha eleitoral para presidente da República, trabalhando em colaboração com institutos de pesquisa envolvidos em surveys eleitorais, foi possível incluir em alguns levantamentos quantitativos de alcance nacional perguntas sobre filiação religiosa e participação em movimentos religiosos. É com esta espécie de informação, praticamente inédita entre nós, que buscamos responder à pergunta sobre a relação religião-voto.

Abstract: Does the religious affiliation have any influence over the vote? Today in Brazil where there are many religious options, with many views of the world, different concerns on politics, and a very intensive movement towards conversion and reconversion, this question has much more importance. During the 1994 electoral campaign for the Presidency, the colaboration of public opinion research institutes had made possible to applying questions about the religious affiliation and the participation in religious movements in national quantitative surveys-with this kind of information, pratically unknown whithin us, we seek to answer the question about the relationship between the religion and the vote.


Eleições casadas, resultados nem sempre solteiros: campanhas proporcionais e imagem partidária no horário gratuito de propaganda eleitoral
Leandro Piquet Carneiro e Rogério Augusto Schmitt

Resumo: Este artigo é um estudo sobre a campanha eleitoral na televisão para a Câmara dos Deputados, no estado do Rio de Janeiro em 1994, e analisa a relação entre as estratégias políticas dos partidos e candidatos e os resultados eleitorais oficiais. Os autores concluem que, apesar da afirmativa de que os partidos políticos brasileiros são organizações frágeis, eles exercem influência significativa sobre as campanhas e o desempenho eleitoral de seus candidatos.

Abstract: This article is a study on the electoral campaign in television for the Chamber of Deputies in the State of Rio de Janeiro in 1994, and it analyses the relationship between the political strategies of the parties and candidates and the electoral official results. The authors conclude that, despite the assumption that Brazilian political parties are fragile organizations, they excerce significan influence over the campaigns and the electoral performances of their candidates.