Conheça a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros e Núcleos Centros e Núcleos Produção  Científica em 2012 Logotipo da Unicamp Clique para a página inicial

  você está aqui: Conheça a Universidade - A Universidade
     
  Universidade
  Breve Descrição
  Campus e
sua História
  Localização
Unicamp
  Créditos


A Universidade


Na Europa e nas Américas a história das universidades mais antigas se conta por séculos. No Brasil ainda se conta por décadas. A história da universidade brasileira é recentíssima e a da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é ainda mais recente. A Unicamp teve seu campus instalado oficialmente em 5 de outubro de 1966 e, poucos anos mais tarde, já havia se firmado como uma das principais universidades brasileiras e latino-americanas, verdadeira usina de pesquisas avançadas e de interesse social, hoje inteiramente consolidada.

A Unicamp é uma autarquia, autônoma e os recursos financeiros são provenientes, em sua maior parte, dos contribuintes do Estado de São Paulo, através da quota parte do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). No ano de 2012, os recursos extra-orçamentários para pesquisa oriundos de instituições nacionais e internacionais de fomento e de convênios de pesquisa com empresas públicas e privadas corresponderam a cerca de 20% dos recursos orçamentários.

A Unicamp está situada em local onde já existiram cafezais e canaviais em outros tempos. O campus principal, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (há outros em Piracicaba e Limeira) tem o nome de Zeferino Vaz, que foi quem a idealizou e implantou no ano de 1966. Desde a sua fundação a Unicamp tem dado um grande valor à presença de estudantes e professores estrangeiros, por entender que a experiência universitária e o saber científico, no mundo moderno, são realidades globais.

Em 2012 a Unicamp contava com 18.026 alunos de graduação, vindos em sua maioria do Estado de São Paulo e 22.824 alunos na pós-graduação, sendo que nesse segmento a grande maioria procede dos demais estados brasileiros. Seu corpo docente contou com 1.739 professores, em sua grande maioria doutores em regime de trabalho de dedicação integral à docência e à pesquisa.

Assim, a Unicamp soube aliar sua juventude a uma forte presença na produção de conhecimento novo em praticamente todas as áreas. Em 2012, seu corpo de pesquisadores ultrapassou a marca de 4.300 publicações em periódicos especializados, o que equivale a aproximadamente 2,5 publicações por docente, a maior dentre todas as instituições de ensino superior no Brasil. Como reflexo dessa intensa atividade de pesquisa, a UNICAMP foi responsável em 2012 por 7% de toda a produção científica brasileira indexada na base de dados Web of Science.

Durante o ano de 2012, a UNICAMP manteve intenso relacionamento com diversas instituições de ensino e pesquisa no Brasil e Exterior, buscando consolidar sua posição de relevância em colaborações com os principais centros de pesquisa do mundo.

Universidade Estadual de Campinas

A administração universitária apresentou a seguinte composição:


Reitor
Fernando Ferreira Costa

Vice-Reitor
Edgar Salvadori de Decca


Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário
Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva (até 06 de junho de 2012)
Roberto Rodrigues Paes (a partir de 07 de junho de 2012)



Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
Mohamed Habib (até 24 de janeiro de 2012)
João Frederico da Costa Azevedo Meyer (a partir de 25 de janeiro de 2012)

Pró-Reitor de Pesquisa
Ronaldo Aloise Pilli

Pró-Reitor de Pós Graduação
Euclides de Mesquita Neto

Pró-Reitor de Graduação
Marcelo Knobel

 


©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP