Conheça a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros e Núcleos Centros e Núcleos Produção  Científica em 2012 Logotipo da Unicamp Clique para a página inicial

  você está aqui: Conheça a Universidade - Breve Descrição
     
  Universidade
  Breve Descrição
  Campus e
sua História
  Localização
Unicamp
  Créditos


A Universidade - Atuação - Breve retrato da Unicamp

Em 5 de outubro de 1966 foi lançada a pedra fundamental em um vasto canavial a 12 quilômetros do centro urbano de Campinas a Universidade Estadual de Campinas. Embora a universidade já existisse no papel desde 1962 e funcionasse com uma unidade embrionária – a Faculdade de Ciências Médicas – desde 1963, a data foi oficializada como a do aniversário da instituição.

Passados pouco mais de quarenta anos desde a instalação oficial do campus da Unicamp, a paisagem rural onde antes crescia em abundância a cana-de-açúcar cedeu lugar a um complexo de ensino e pesquisa implantado em quase três milhões de metros quadrados de área, repleto de edifícios, parques e gramados.

trator.jpg
Construção da via de acesso de Barão Geraldo ao Campus Universitário, Campinas, SP , 1969

Se o projeto urbanístico inicial sofreu alterações e adaptações ao longo do tempo, permanecem intactos os ideais primitivos da Unicamp: a vocação para a pesquisa e a capacidade de inserção no processo de desenvolvimento nacional que a acompanham desde sua criação pelas mãos do médico parasitologista Zeferino Vaz (1908-1981).

Graças a sua grande capacidade de conjugar harmoniosamente ensino de alta qualidade, pesquisas socialmente relevantes e prestação de serviços a Unicamp tornou-se não só uma das mais conhecidas universidades brasileiras com grande visibilidade no exterior.

foto_aerea.gif
Foto aérea: A UNICAMP inicia sua história no campus de Campinas

Em 2012, com a criação da Faculdade de Enfermagem, a UNICAMP passou a contar com 23 unidades de ensino e pesquisa distribuídas em campi nas cidades de Campinas, Limeira e Piracicaba e 1.739 docentes, aproximadamente 90% atuando em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e mais de 98% com o título de Doutor. A sua produção intelectual vem aumentando consistentemente ao longo dos anos, tendo superado em 2012 a marca de 4.300 artigos em periódicos especializados arbitrados, sendo que aproximadamente 77% em periódicos de circulação internacional.

Desta forma, a produção acadêmica neste ano foi de aproximadamente 2,5 publicações em periódicos especializados por docente. Em 2012, mais de 75% das publicações oriundas da Universidade, principalmente aquelas relacionadas às áreas de Exatas, Biomédicas e Tecnológicas, foram divulgadas em periódicos indexados na base de dados Web of Science/Thomson Reuters. A UNICAMP continua se destacando na área de desenvolvimento tecnológico e de proteção e transferência da tecnologia desenvolvida na Universidade. Em 2012, através de sua Agência de Inovação - Inova Unicamp, foi responsável pelo depósito de 75 patentes junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Estes números de destaque nacional permitiram que a Universidade continuasse figurando entre as Instituições de Ciência e Tecnologia brasileiras que mais protegem sua propriedade intelectual.

foto_aerea_colorida.gif

Foto: Recente visão aérea do Campus de Campinas

 

Quatro Décadas de UNICAMP


Com 46 anos a UNICAMP, embora seja uma instituição jovem se comparadas às datas de fundação das principais universidades européias, pode ser considerada nesta atual fase consolidada como um dos principais centros de excelência no ensino e pesquisa da América Latina.

Desde seu início, a UNICAMP caracteriza-se pelo equilíbrio entre os programas de graduação e de pós-graduação e hoje é responsável por cerca de 7% das teses de Doutorado produzidas no país. A qualidade de seus programas de pós-graduação está refletida na avaliação CAPES que classifica 46% dos programas de pós-graduação com de nível internacional (conceitos 6 ou 7)

 

A UNICAMP é sede de nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, um reconhecimento de excelência das atividades de ensino e pesquisa aqui desenvolvidas:

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Fotônica para Comunicações
Ópticas-FOTONICOM
http://fotonicom.ifi.unicamp.br

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT-IQ)
http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_informacao_quantica.html

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue
http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_sangue.html

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Obesidade e Diabetes
http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_obesidade_diabetes.html

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biofabricação
http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_biofabricacao.html


Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais Complexos Funcionais
http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_complexos_funcionais.html

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Bioanalítica
http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_bioanalitica.html#missao

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias analíticas Avançadas
http://www.inctaa.iqm.unicamp.br/index.php

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologias em Fotônica Aplicada à Biologia Celular
http://whestudio.com.br/whcli/ib/infabic/instituto.php

 

 


©2012 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP