Conheca a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros e Núcleos Producao Cientifica em 2008
....você esta aqui: Conheça a Universidade
     
  Universidade
  Breve Descrição
  Campus e
sua História
  Localização
Unicamp
  Créditos
 



A Universidade

Na Europa e nas Américas a história das universidades mais antigas se conta por séculos. No Brasil ainda se conta por décadas. Por isso mesmo a história da universidade brasileira é recentíssima. A da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é ainda mais recente. A Unicamp teve seu campus instalado oficialmente em 5 de outubro de 1966. Poucos anos mais tarde já havia se firmado como uma das principais universidades brasileiras e latino-americanas, verdadeira usina de pesquisas avançadas e de interesse social, hoje inteiramente consolidada.

Assim, a Unicamp soube aliar sua juventude a uma forte experiência na produção de conhecimento novo em praticamente todas as áreas. Não por acaso, concentra 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo, com os quais mantém mais de uma centena de convênios de cooperação.

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo estadual no que se refere aos subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos em sua maior parte do Governo do Estado de São Paulo, através da quota parte do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de instituições nacionais e internacionais de fomento.

A Unicamp está situada em local onde já existiram cafezais e canaviais em outros tempos. O campus principal, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (há outros em Piracicaba e Limeira) tem o nome de Zeferino Vaz, que foi quem a idealizou e implantou no ano de 1966.

Desde a sua fundação a Unicamp tem dado um grande valor à presença de estudantes e professores estrangeiros, por entender que a experiência universitária e o saber científico, no mundo moderno, são realidades globais. Em 2008 a Unicamp contava com 16.422 alunos de graduação, vindos em sua maioria do Estado de São Paulo e 15.322 alunos na pós-graduação, sendo que nesse segmento a grande maioria procede dos demais estados brasileiros. O corpo docente inclui 1727 professores, em sua grande maioria em regime de trabalho de dedicação integral à docência e à pesquisa. Estes números estão sendo ampliados considerando a criação da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp com inauguração em março de 2009 e recepção inicial de 480 calouros dos novos cursos de graduação, além do corpo docente.

Os estudantes não pagam mensalidades escolares, uma vez que a Universidade é subvencionada pelo governo estadual. Mas taxas ou pequenas despesas poderão ocorrer no caso de cursos de extensão universitária ou de especialização.

Universidade Estadual de Campinas

Após consulta a comunidade e a nomeação pelo Governador do Estado de São Paulo, a partir de abril de 2005 a Unicamp contou com novo reitor. A constituição da sua equipe de trabalho apresenta a seguinte constituição, com gestão prevista até abril de 2009:


Reitor
José Tadeu Jorge

Vice-Reitor
Fernando Ferreira Costa


Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário
Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva


Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
Mohamed Habib

Pró-Reitor de Pesquisa
Daniel Pereira

Pró-Reitor de Pós Graduação
Teresa Dib Zambon Atvars

Pró-Reitor de Graduação
Edgar Salvadori de Decca


 

 




©2008 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP
 

 

logotipo da Unicamp