Conheca a Universidade Pesquisa na Universidade Unidades Centros e  Núcleos Producao  Cientifica em 2006
....você esta aqui: Conheça a Universidade - Breve descrição
...  
  Universidade
  Breve descrição
  Campus e
sua História
  Localização
Unicamp
Créditos
 



A Universidade - Atuação - Breve retrato da Unicamp

A história começa a ser contada nos anos 60. Na época, o cenário era um vasto canavial a 12 quilômetros do centro urbano de Campinas. Passados quarenta anos desde a instalação oficial do campus da Unicamp, a paisagem rural onde antes crescia em abundância a cana-de-açúcar cedeu lugar a um complexo de ensino e pesquisa implantado em quase três milhões de metros quadrados de área, repleto de edifícios, parques e gramados.


Construção da via de acesso de Barão Geraldo ao Campus Universitário, Campinas, SP , 1969

Se o projeto urbanístico inicial sofreu alterações e adaptações ao longo do tempo, permanecem intactos os ideais primitivos da Unicamp: a vocação para a pesquisa e a capacidade de inserção no processo de desenvolvimento nacional que a acompanham desde sua criação pelas mãos do médico parasitologista Zeferino Vaz (1908-1981). Graças a sua grande capacidade de conjugar harmoniosamente ensino de alta qualidade, pesquisas socialmente relevantes e prestação de serviços a Unicamp tornou-se não só uma das mais conhecidas universidades brasileiras como também aquela que, possivelmente tem maior visibilidade no exterior.

 


Foto aérea: A UNICAMP inicia sua história no campus de Campinas

Em 5 de outubro de 1966 foi lançada a pedra fundamental que deu origem ao campus da Unicamp em Campinas. Embora a universidade já existisse no papel desde 1962 e funcionasse com uma unidade embrionária – a Faculdade de Ciências Médicas – desde 1963, a data foi oficializada como a do aniversário da instituição. O alto grau de excelência alcançado pela instituição tem reflexo direto nas atividades desenvolvidas por professores, alunos e funcionários. A Unicamp é, atualmente, a universidade brasileira com a melhor média no Exame Nacional de Cursos, o Provão. De seus laboratórios e salas de aula saem contribuições importantes para o avanço do conhecimento, em áreas relacionadas ao dia-a-dia da população, como biotecnologia, telecomunicações, informática, filosofia, física, química e muitas outras.

A Unicamp tem cinco campi, nas cidades de Campinas, Piracicaba, Limeira, Paulínia e Sumaré. São 20 unidades de ensino e pesquisa (faculdades e institutos), 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos, um complexo de saúde com três hospitais, 24 bibliotecas e centros de documentação e uma série de órgãos de apoio. A qualidade da formação oferecida pela Unicamp tem muito a ver com a estreita relação que historicamente mantém entre ensino e pesquisa. Também está vinculada ao fato de aproximadamente 90% dos seus 1743 docentes atuarem em regime de dedicação exclusiva e 97% possuírem o título mínimo de doutor. Os docentes que conduzem pesquisas de ponta nos laboratórios são os mesmos que vão para as salas de aula. A Universidade conta hoje com aproximadamente 17 mil estudantes em seus 57 cursos de graduação e número igual de estudantes de pós-graduação distribuídos entre seus 64 programas de pós-graduação.


Os estudantes que ingressaram na Unicamp em 2007, em sua maioria são jovens entre 17 a 20 anos, sendo que o maior número de ingressantes possui 18 anos, representando 32,1%% do total dos ingressantes. Desses inscritos 97,7% são solteiros. Observou-se que o percentual de mulheres concorrendo ao vestibular da Universidade nos dois últimos anos tem se mantido praticamente o mesmo, próximo a 50%. Atualmente, há certo equilíbrio entre alunos do sexo masculino e feminino. As regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas bem como as demais cidades do interior de São Paulo representam os principais locais de origem dos estudantes, que concorrem ao Vestibular da UNICAMP. Dos ingressantes 31% cursaram o ensino médio em escola pública.

A UNICAMP continua se destacando na área e alcançou em 2007, através da sua Agência de Inovação (Inova Unicamp), o marco de mais de 500 patentes registradas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), das quais 46 foram registradas neste anoOutro resultado de destaque nessa área foi o número expressivo de registros de patentes internacionais solicitados via PCT (Patent Cooperation Treaty), totalizando 10 em 2007. No mesmo período foram firmados 10 contratos de licenciamento de tecnologia, sendo 08 relativos ao licenciamento de 08 patentes e 02 contratos de know-how. Com esses novos licenciamentos, a Unicamp atingiu o número de 40 licenciamentos vigentes. Nas atividades de estímulo à criação e ao crescimento de empresas de base tecnológica, a incubadora da Unicamp finalizou o ano com 10 empresas incubadas em suas instalações e duas empresas graduadas. O número de empresas criadas por ex-professores e ex-alunos da UNICAMP, conhecidas como empresas filhas da UNICAMP, totaliza mais de 150. Essas empresas, que atuam principalmente nas áreas de Tecnologia da Informação, Lasers e Óptica, Biotecnologia, Engenharia de Alimentos, respondem por um faturamento próximo a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) gerado em Campinas. Um dos desdobramentos importantes das atividades dessas empresas em 2007 foi o fortalecimento da rede de relacionamento com ex-alunos da universidade, denominada Unicamp Ventures, que promoveu o seu primeiro encontro anual e aprimorou o processo de identificação das empresas filhas da Unicamp.

 


Foto: Recente visão aérea do Campus de Campinas

A UNICAMP E SEUS 40 ANOS

Com 42 anos a UNICAMP embora seja uma instituição jovem, se comparadas às datas de fundação das principais universidades européias, pode ser considerada nesta atual fase consolidada como um dos principais centros de excelência no ensino e pesquisa da América Latina.

No plano local, responde por cerca de 15% da investigação científica brasileira e por algo em torno de 10% das teses de doutorado e mestrado geradas pela pós-graduação nacional. Com relação a publicações em periódicos internacionais indexados no ISI “Institute of Scientific Information”, a UNICAMP é responsável por aproximadamente 10% da produção nacional, como mostrado no gráfico abaixo:


© 2007 Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Br. Geraldo - Campinas - SP

 

 

logotipo da Unicamp