Universidade 
....
Universidade 
....Breve Descrição
 
Campus e sua História 
Localização Unicamp
 

 

A Universidade 

Na Europa e nas Américas a história das universidades mais antigas se conta por séculos. No Brasil ainda se conta por décadas. Por isso mesmo a história da universidade brasileira é recentíssima. A da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é ainda mais recente. A Unicamp teve seu campus instalado oficialmente em 5 de outubro de 1966. Poucos anos mais tarde já havia se firmado como uma das principais universidades brasileiras e latino-americanas, verdadeira usina de pesquisas avançadas e de interesse social, hoje inteiramente consolidada. 

Assim, a Unicamp soube aliar sua juventude a uma forte experiência na produção de conhecimento novo em praticamente todas as áreas. Não por acaso, concentra 15% de toda a produção científica brasileira e cerca de 10% da pós-graduação nacional. Isto faz com que mantenha áreas de compatibilidade científica e tecnológica com os principais centros de pesquisa do mundo, com os quais mantém mais de uma centena de convênios de cooperação.

A Unicamp é uma autarquia, autônoma em política educacional, mas subordinada ao governo estadual no que se refere a subsídios para a sua operação. Assim, os recursos financeiros são obtidos em sua maior parte do Governo do Estado de São Paulo, através da quota parte do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e de instituições nacionais e internacionais de fomento. A Unicamp está situada em local onde já existiram cafezais e canaviais em outros tempos. O campus principal, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas (há outros em Piracicaba e Limeira) tem o nome de Zeferino Vaz, que foi quem sonhou a Universidade e a viu nascer, no ano de 1966.

Os estudantes não pagam mensalidades escolares, uma vez que a Universidade é subvencionada pelo governo estadual. Mas taxas ou pequenas despesas poderão ocorrer no caso de cursos de extensão universitária ou de especialização. 

As mais recentes informações gerais sobre a UNICAMP podem ser obtidas no Anuário estatístico de 2002 que traz informações estatísticas referentes ao ano letivo de 2001. 


Universidade Estadual de Campinas

Reitor 
Carlos Henrique de Brito Cruz

Vice-Reitor 
José Tadeu Jorge

Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário
Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva

Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários
Rubens Maciel Filho

Pró-Reitor de Pesquisa
Fernando Ferreira Costa

Pró-Reitor de Pós Graduação
Daniel Hogan

Pró-Reitor de Graduação
José Luiz Boldrini


© 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas 
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP