Linhas de Pesquisa

  1. Pesquisa da Linguagem Cenica. Criacao e desenvolvimento de uma Cia. Teatral Estavel c/ a participacao de atores graduados e em formacao (na qualidade de estagiarios) pelo DAC/IA UNICAMP, prevendo a participacao de estudantes do Curso de Pos-Graduacao em Artes como colaboradores, buscando oferecer aos jovens profissionais um expaco de experimentacao e reflexao em constante contato c/ a Universidade e c/ a comunidade, dentro de uma proposta de educacao continuada. Prioritariamente, a BOA COMPANHIA dedica-se `a pesquisa da linguagem cenica c/ o objetivo de responder na pratica, isto e', atraves de espetaculos teatrais, questoes que hoje se colocam nos meios academicos sobre a especificidade da linguagem teatral (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  2. Teatro de Animacao. Estudo Interdisciplinar que visa discutir as possiveis relacoes existentes entre as Artes Cenicas, Artes Plasticas e Artes do Movimento. A confeccao e a utilizacao de objetos cenicos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1989).
  3. Encenacao Brasileira Contemporanea. Pesquisa sobre a linguagem de encenacao com aplicacao direta ao Teatro Brasileiro Contemporaneo. Uso de instrumentos ligados `a teoria do Teatro e a Semiologia (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
  4. Aplicacao da Musica no Teatro. A utilizacao dos recursos Analogico-Digitais na Pre-Producao de Trilhas Sonoras Teatrais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1991).
  5. Preparacao Tecnica do Ator. Esse trabalho tome como ponto de partida a reorganizacao psico-fisica do interprete tomando como base a proposta do metodo de Klaus Vianna (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
  6. Traducao Cenica de obras dramatica, literarias e poeticas. Diferentes abordagens sobre o texto c/ vistas ao espetaculo tomando como suporte poetico a acao desenvolvida pelos interpretes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
  7. Investigacao das Linguagens Cenicas. Laboratorio sistematico sobre a linguagem no sentido de ampliacao do repertorio expressivo dos interpretes (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1990).
  8. Critica, Dramaturgia e Historia do Teatro. Estudo das obras dramaticas de Strindberg que interessam a Critica, Dramaturgia e Historia do Teatro (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1991).
  9. Linguagem Cenica : Empatia e Distanciamento ; Ritmo Comico e Ritmo Tragico . Atraves da Encenacao e Apresentacoes Publicas de Espetaculos Teatrais, Pesquisar o Binomio Empatia/distanciamento Dentro das Seguintes Propostas: 1- do Expressionismo Ao Teatro Didatico de Berthold Br Echt; 2- o Ritmo Comico e a Semente Tragica: Moliere e Dursemmalt; 3- a Explosao do Estilo no Melodrama (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1994).
  10. Dramaturgia. Construcao de texto dramatico a partir de fatos objetivos da realidade (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1992).
  11. Historia do Depto. de Artes Cenicas. Documentacao da Producao Teatral do Curso de Graduacao em Artes Cenicas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 10/1995).
  12. Pratica Teatral: Expressao Vocal. Investigacao e aplicacao pratica dos elementos tecnicos integrantes da voz e da fala brasileiras (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  13. Pratica Teatral: Expressao Vocal. *Pesquisa das caracteristicas da fala brasileira aplicadas `a interpretacao teatral (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  14. Teatro e Sociedade. Tal objetivo alia-se a uma metodologia que propoe o constante exercicio de ampliacao da perspectiva do preso e a consequente compreensao das forcas que compoem o contexto social, a fim de que ele passe a compreender nao apenas as reacoes inter-humanas individuais, mas sobretudo as determinantes sociais dessas relacoes, tornando-o capaz de compreender seus "crimes" e suas responsabilidades (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 04/1995).
  15. Conduzir os Alunos-Atores para se desenvolverem melhor na comunicacao de uma ideia `a decodificacao dos sentimentos. A pesquisa se realiza na observacao dos comportamentos humanos, para aplicacao no trabalho teatral, ou na atuacao junto a seus grupos de trabalho e na convivencia social. Usando varias tecnicas de dinamica de grupo, exercicios teatrais e experimentacao pratica, observadas em salas de aulas, ensaios e performances (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 04/1988).
  16. O Ator como Centro de Manifestacao Teatral e suas Possibilidades. A pesquisa visa colocar o ator como centro de manifestacao teatral e todas as suas possibilidades. Para tanto os atores se entregam a varios treinamentos vocais, corporais e intelectuais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 03/1991).
  17. Dramaturgia e Encenacao. Estudar a Aplicacao do texto teatral e sua necessidade de transformacao a partir de um determinado processo de encenacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  18. Dramaturgia, Encenacao, Direcao, Cenografia, Figurino e Producao Teatral. Estudo e Aplicacao dos diversos elementos que compoe o fenomeno teatral a partir de um texto teatral ou de sua criacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).
  19. Formacao de Atores e Encenacao. Criacao espetuculos teatrais e oferecimento de suportes tecnicos a partir das necessidades de cada encenacao (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em __/____).