Linhas de Pesquisa

  1. Análise do discurso. Desenvolvimento da teoria do discurso e aplicação de instrumentos de análise a discursos diversos (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1981).
  2. Aquisição da linguagem oral e escrita. Caracterização dos processos de aquisição de linguagem. Investigação sobre a natureza da relação entre o processo de aquisição da linguagem oral e o processo de aquisição da representação escrita das línguas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1976).
  3. Documentação e descrição de línguas indígenas. (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  4. Documentação e descrição da língua portuguesa. Documentação da língua portuguesa em suas diferentes fases históricas, análise de dados para a descrição da fonologia e da gramática da língua portuguesa, em especial a falada no Brasil. Levantamento das características morfológicas, sintáticas e distribucionais da língua portuguesa, visando a elaboração de uma gramática funcional (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1984).
  5. Neurolingüística. Pesquisa teórica e clínica em alterações lingüísticas envolvidas na afasia: relação entre estrutura psicológica da linguagem e a organização cerebral (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 01/1986).
  6. Organização interativa do texto. Estudo dos processos, mecanismos, estratégias e atividades intervenientes na organização do texto falado. Descrição da organização textual interativa do português culto falado no Brasil (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1988).
  7. Fonética e fonologia do português do Brasil. Estudo da fonologia e da prosódia do português brasileiro. Fatos segmentais e prosódicos do português falado no Brasil com análises tanto auditivas quanto instrumentais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1973).
  8. Linguagem e sociedade. O uso do vocabulário de origem africana em comunidades brasileiras. Estudo etno- e sociolingüísticos do português brasileiro e de línguas crioulas (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  9. Semântica e pragmática das línguas naturais. Caracterização da natureza destes componentes de uma teoria lingüística (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1980).
  10. Sintaxe das línguas naturais. Estudo de aspectos sintáticos e de variação/mudança das línguas naturais (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1973).
  11. Ciência da cognição e da fala. Estudo dos aspectos cognitivos envolvidos no processamento da fala e da linguagem (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1991).
  12. Estudo da constituição das teorias e métodos lingüísticos. É objeto dessa linha o estabelecimento de um saber sobre a língua (conceitos, gramáticas, dicionários, vocabulários, teorias, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 01/1992).
  13. Estudo das estruturas gramaticais das línguas naturais. Inclui suas interfaces inclusive com fonologia, morfologia, sintaxe, lexicologia, aspectos estruturais abordados na sociolingüística, na descrição das línguas indígenas, na lingüística histórica e comparativa,etc (Aprovada pelo Departamento / Conselho Científico em 12/1995).
  14. Estudo dos sons das línguas naturais. Inclui fonologia, fonética, distúrbios da fala, tecnologia da fala, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  15. Estudo da natureza e dos fatores da significação. Inclui os projetos relativos a filosofia da linguagem, semântica, pragmática, vários aspectos das teorias de texto e da análise do discurso, das relações entre linguagem e psicanálise etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  16. Estudo das relações entre língua, cultura e sociedade. Inclui os projetos em sociolingüística, etnolingüística, lingüística antropológica, etnografia da fala, lingüística histórica, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  17. Estudo das relações entre cérebro/mente e linguagem. Inclui os projetos em psicolingüística, neurolingüística, linguagem e processos cognitivos, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  18. Estudo das relações entre língua, texto e discurso. Inclui os projetos relacionados à língua falada, a teorias de texto e de análise do discurso, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  19. Estudo das línguas e dos textos clássicos. Inclui os projetos relacionados ao estudo de latim e grego e de textos destas línguas, sejam ou não literários, qualquer que seja a metodologia e o objetivo (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  20. Estudo da constituição das teorias e métodos lingüísticos. Inclui projetos cujo objetivo é discutir temas relativos à história, à análise das teorias e métodos lingüísticos, à epistemologia lingüística, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).
  21. Estudo da aquisição da linguagem oral e escrita. Inclui projetos que envolvem todos os aspectos da aquisição da linguagem "normal"e com distúrbios, bem como aqueles que tratam das relações entre lingüística e escrita, de alfabetização, etc (Aprovada pelo Departamento/Conselho Científico em 12/1995).