www.iel
- Cursos - Unicamp
- Cursos - Externos
- Orientações
 
Cursos e Orientações >> Cursos de Graduação e Pós na Unicamp

 
LP160 - Planejamento de Cursos de Línguas

 

PROGRAMA

EMENTA:

Explicitação ordenada das fases de planejamento de cursos de línguas. Definição de objetivos a partir da análise de necessidades e motivações. Tradução, através de taxonomia específica, dos objetivos em unidades. A questão do método (recursos e técnicas).

OBJETIVOS:

· Examinar os princípios, critérios e fatores incidentes para os diversos tipos de planejamento de cursos de línguas na bibliografia especializada e reconhecida da Lingüística Aplicada.
· Desenvolver a capacidade de análise crítica e de elaboração de propostas inovadoras de planejamento de cursos, à luz de uma perspectiva transdisciplinar em Lingüística Aplicada, que considere a concepção de linguagem conforme a Análise do Discurso e o processo de aprendizagem de línguas, pressupondo uma concepção psicanalítica da subjetividade.


CONTEÚDO:

· Curriculum, sílabo, abordagem, método, técnica e o processo de aquisição de línguas enquanto inscrição do sujeito na(s) língua(s).
· Objetivos, Motivações e representações (do aluno, do professor, das instituições) no tocante ao planejamento de cursos.
· Materiais didático, prática discursiva em contexto pedagógico e planejamento de cursos.
· Repensando as unidades didáticas considerando fatores cognitivos e não cognitivos da aprendizagem de línguas.


AVALIAÇÃO

Participação nas discussões e atividades de oficina
Apresentação de seminários
Trabalho escrito no final do curso


BIBLIOGRAFIA INICIAL

Coracini, M. J. (1997) “A Escamoteação da Heterogeneidade nos Discursos da Lingüística Aplicada e da Sala de Aula”. Letras 14, Santa Maria.
Coste, D. (1995): “Curriculum et pluralité”. Études de Linguistique Apliquée 98. Paris: Didier.
Dubin, F. & Olshtain (1986): Course Design. Cambridge: Cambridge University Press.
Johnson, K. (1989): The Second Language Curriculum. Cambridge: Cambridge University Press.
LeBlanc, R. (1995): “Le curriculum multidimensionnel; questions d’implémentation”. Études de Linguistique Apliquée 98. Paris: Didier.
Nunan, D. (1988): The learner-Centred Curriculum: A Study in Second Language Teaching. Cambridge: Cambridge University Press.
Porcher, L (1988) "Programme, progrès, progressions, projets dans l'enseignement/apprentissage d'une culture étrangère" in Études de Linguistique Appliquée 69. Paris, Didier Erudition, pp. 61-73.
Porquier, R. (1995): “Trajectoires d’apprentissage(s) de langues: diversité et multiplicité des parcours.” Études de Linguistique Apliquée 98. Paris: Didier.
Puren, C. (1994) "Éthique et didactique scolaire des langues", Les langues modernes, pp. 55-62.
Raillard, S. (1994): “Psychanalyse et Méthode” in Méthodes et Méthodologies (Mimeo).
Serrani-Infante, S. (1997): “Formações Discursivas e Processos Identificatórios na Aquisição de Línguas”, D.E.L.T.A Vol. 13, 1, pp. 63-81.

© 2004 - Silvana Serrani - Unicamp